AmanDICAS: Vai nascer o bebê? Que tal organizar um chá de apresentação ou "debut" do pequeno?





É no chá de apresentação que se dá ao "debut" do (a) pequeno (a) à sociedade e foi um jeito inteligente de salvar alguns pais. Por que? Ora, nos primeiros dias após o nascimento do bebê, quando a família ainda está se adaptando à nova rotina, recepcionar as visitas, mesmo as de pessoas muito chegadas, pode ser bastante cansativo e eu posso dizer que realmente é, mesmo que os pais estejam cercados de ajuda, como dos avós e até mesmo enfermagem.

O chá de apresentação ou "debut" pode ocorrer de 20 dias até três meses após o nascimento, e pode ser organizado pelas avós, pelas tias, pela madrinha e, em alguns casos, pela própria mãe, que o esquematiza antes de ir para a maternidade, afinal de contas é uma ótima escolha para a mulher que está muito cansada no final da gravidez e por isso prefere não fazer o tradicional chá de bebê, já que tem todo o enxoval montado e não está preocupada em ganhar fraldas. Eu ainda prefiro contar com a ajuda de empresas especializadas, como as assessorias e cerimoniais, tirando a preocupação da mãe e das pessoas mais próximas à ela, assim uma equipe fica responsável em organizar a decoração, o menu do que será servido, pode receber e identificar os presentes, e se estiver mais folgada financeiramente, cerque-se de alguns confortos como: serviços de garçons, copeiras, bufês e floristas.


Bebida alcólica: espumante e prosecco podem ser servidos, principalmente se a família optar por brindar a chegada do bebê, mas é recomendável evitar bebidas alcoólicas em excesso.

Utilize os recursos da sua casa: reserva aquela sua linda mesa de jantar para os doces e faça uma linda decoração para recepcionar seus convidados e apresentar seu filho. Não é necessário investir tanto na decoração do ambiente, já que o objetivo é reunir apenas os mais íntimos e não conturbar demais a rotina da casa. Em geral, uma mesa com um bolo decorado e docinhos cuidadosamente embalados são o suficiente para emprestar ao ambiente o clima festivo.



Os pratos salgados e as bebidas podem ser servidos aos convidados ou serem arrumados em uma mesa, ficando à disposição de todos. Flores podem compor a decoração, mas é melhor evitar o excesso, para não correr o risco de agredir o olfato ainda tão sensível do recém-nascido. Se escolher cores, as que remetem à primeira infância são as mais indicadas: cor de rosa, verde água, alfazema...

Em um momento a criança é apresentada aos convidados, geralmente no colo da mãe ou madrinha, uma aparição rápida até para não prejudicar o descanso e rotina do bebê. Geralmente é uma reunião só de mulheres e os homens podem aparecer no final para buscar suas respectivas ou apenas cumprimentar, mas por um momento muito breve, sem demora ok?



Na minha opinião, uma solução é a mãe poder manter o bebê protegido em seu próprio quarto e as visitas vão sendo levadas uma a uma até lá, afinal muitos querem além de conhecer o bebê, também conhecer a decoração do quarto dele. O ideal seria levar um convidado por vez, tendo o cuidado de pedir para higienizarem as mãos e tirarem os sapatos ao entrar e assim o bebê pode ficar tranquilo e dormindo.

O ideal nesse tipo de evento é restringir o número de convidados de seu chá para até 20 pessoas, abrindo a casa para os que realmente eram muito íntimos. Mas claro, isso não é regra.



Os convites devem ser entregues com, pelo menos, 15 dias de antecedência e que informem o horário de início e de término do encontro, para que os pais não se desgastem tanto ao ter de recepcionar visitas durante um período muito longo e acredito que o tema seja o menos importante. Aliás, uma idéia bacana é seguir uma identidade visual com a decoração do quarto do bebê.

NÃO FAÇA LISTA DE PRESENTES no chá de apresentação; o mais correto é que cada um presenteie com o que quiser. A ideia é que as pessoas entreguem, em casa, o mesmo tipo de lembrancinha que levariam à maternidade. 


É muito simpático oferecer algo às suas convidasas como uma forma de agradecer a presença delas no evento, é um gesto simpático e de grande delicadeza no trato. Para mim o fundamental no caso da lembrancinha é que seja personalizada com o nome da criança e a data do nascimento dela - é aí que reside a lembrança do nascimento da criança! Capriche na delicadeza dos detalhes.

Em nosso evento "A Perfect Day for Babies" no dia 06 de abril de 2014 no Espaço Traffô teremos a ambientação de um chá de apresentação ou "debut" do bebê. Não percam! Mais informações em nossa Fan Page: https://www.facebook.com/pages/A-Perfect-Day-for-Babies/516426108402601?fref=ts


Um grande beijo,

Amanda Accioli



Fotos do chá executado por Luciana Lourenço

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.