Como servir e fazer acontecer um churrasco "glam" (sim, churrasco pode ser chique!!!)



Um pedido atendido: como fazer um churrasco "glam", chique, para comemorar uma data especial ou até mesmo um casamento?
Pois é, até pouco tempo atrás, quem fosse comemorar algo com churrasco, significava assar uma picanha no quintal ou na laje de casa e servir suas fatias para os convidados se lambuzarem com as mãos, colocando dentro de pães, abusando do vinagrete, farta maionese, arroz caseiro, a farofa que claro não podia faltar enfim... até chegar na caipirinha!

Que lindo, tudo servido individualmente como as "comidinhas" dos buffets modernos!

Reparem na mandioquinha frita no recipiente que com um pregador marca o lugar de um convidado! Lindo!


É claro que churrascos assim ainda existem para unir as famílias de final de semana por exemplo, mas não é o ideal para uma comemoração de uma data especial certo?

Hoje em dia temos pessoas, assessoras especializadas em churrascos finos, e empresas que fazem tudo para seu churrasco seja um verdadeiro evento inesquecível, bonito e aprazível, e para estes tipos de churrascos em comemorações e casamentos podem e devem ter sim carnes nobres, como cordeiro e vitela, decoração de evento requintado e personalizado, tendas para que sol ou chuva não atrapalhem o evento, bares temáticos com caipinhas e bebidinhas de vários tipos, toalhas e guardanapos de pano, nada de descartáveis e sim louças de verdade, arranjos, prosecco, lembrancinhas para os convidados, lugares marcados entre outros detalhes.

Solução chique para servir os cortes de frango!

Ah...não se esqueçam de servir maravilhosas e suculentes saladas também, pois elas acrescentam frescor e é uma opção, se bem servidas, para aqueles que não comem carnes, frangos etc.

Talheres por favor hein? Nada de labuzeira com as mãos, á não ser algumas aves que pedem que sejam comidas com as mãos, mas aí entra a delicadeza do anfitrião em ter recipientes para que o convidado lave suas mãos e este ser retirado e recolocado para que a água suja não fique na sua frente por muito tempo!

Apoios para os convidados, mesmo tendo mesas para todos eles, assim eles poderão circulas sem problemas de onde encontrar ou deixar um copo por exemplo!


Também acho típico e interessante servir batata e mandioca fritas, desde que servidas sempre quentes e crocantes - por isso acho muito bacana levar o estilo das "pequenas" porções ao churrasco chique, sendo servidas como se fossem "comidinhas" aos convidados, aos poucos, mas sempre quentinhas.

Aperitivos comestíveis podem sim ser servidos, e o mais indicado no caso são linguiças fatiadas e outras iguarias vindas diretamente do fogo: lembre-se tudo deve ser servido bem quentinho.


 
O mais interessante e correto neste caso para que o anfitrtião não vá para a churrasqueira é contratar uma empresa especializada para organizar, ou pelo menos, se você quer organizar, ok, mas contrate todos os demais serviços e, NÃO VÁ PARA A CHURRASQUEIRA JAMAIS! 

Um casamento por exemplo, hoje pode ter acompanhamentos mais elaborados, como feijão tropeiro e arroz carreteiro, bebidas mais variadas, como vinho, prosecco e, obrigatoriamente, caipirinha -, mas não só a simples caipirinha, e sim bares com bartenders para que seus convidados possam escolhes sabores e cores.


O "som na caixa" fica de lado e entram DJs ou bandas, que podem ser as normais que toquem neste ambiente um pouco de MPB e samba, como é no caso dos pedidos no campo ou na praia.

A idéia é mesmo transformar a reunião de família e amigos em volta da carne assada em um verdadeiro e fino lounge.

Suculentas e saborosas carnes servidas - quais?

        Quem entende de churrasco quase sempre opta por picanha, fraldinha, baby beef e chorizo, pois estes quatro cortes são bem irrigados e, por isso, suculentos e saborosos. Dispensam qualquer tempero, bastando apenas o sal grosso.

PICANHA - ela é a campeã dos churrascos do brasileiro. Para acertar na compra, olhe a gordura, que precisa ter aparência esponjosa e macia. Uma dica é fazer cortes contra as fibras antes de levá-la ao fogo. Outra é assá-la primeiro com a parte da gordura para baixo.
FRALDINHA Antes de colocar o sal grosso, pressione a peça no comprimento e faça um corte ao meio, de ponta a ponta, na superfície.

BABY BEEF O miolo da alcatra deve ser cortado em bifes como se fatia lagarto, contra as fibras.

CHORIZO  Só corte bifes de cerca de 2 centímetros de espessura e leve-os à grelha com sal grosso.

Lógico que não serão servidas só cervejas em um churrasco "glam"...

...sendo servidos vinhos, proseccos, caipirinhas no bar especializado, mas as cervejas podem ser colocadas em garrafas menores, mais chiques, um uma tina com gelo, assim elas se mantém no ponto. O grande segredo é lá fora, ao ar livre, ter lugar para garrafas extras, o que garante estoque à mão para reposição imediata.



E os famosos ESPETINHOS?

Bem, na minha opinião, se o churrasco é "glam", cuidado! Não acho o visual deles dos mais elegantes, e a operação para descartar aqueles palitos que os sustentam exige muitos recipientes por toda a festa e mesmo assim, vocês verão vários jogados pelo chão....não acho bacana!

Imagine seu convidado com a boca toda suja da farinha que foi passada no espetinho e ainda caindo em sua roupa? Nada mais deselegante não?



O indispensável MOLHO VINAGRETE:

Alguns são contra, mas eu acho que ele é característico de qualquer churrasco e é muito versátil acompanhando o carne, dando sabor à salada, e vão ter aqueles convidados que vão querer comê-la com pão, mas claro que você irá servir em pratos de louças, como todo o glamour certo?

Mas qual CERVEJA servir????

Hoje a oferta é tão grande que já se fala em harmonizar cerveja com comida. Experiente a cristal e bock, que são versões mais sofisticadas da nossa cerveja e a segunda é mais escura e encorpada. Ambas têm a mesma força e personalidade das carnes nobres escolhidas.

Se achar interessante, ofereça um mix de rótulos, como se fosse uma degustação: claras e escuras, nacionais e importadas, de cervejarias grandes e pequenas. Aí todos podem provar novas marcas ou apenas beber a sua preferida., fica glamuroso não?



PARA QUE O CHURRASCO SEJA CHIQUE DEVERÁ FAZER PARTE DELE:

Os convites: e deve ser bem feito e enviado pelo correio com algumas semanas de antecedência. É importante descrever que é um churrasco, para que as pessoas saibam que os trajes são mais descontraídos.

Bebidas: vinho branco e prosecco (para a entrada), vinho tinto, cervejas, caipirinha, drinks ao gosto do cliente.

Acompanhamentos: saladas, arroz incrementado, batata bem feita, feijão diferente (como o tropeiro) e, principalmente, molhos para as carnes, como o de hortelã ou champignon. Ah, tudo servido em recipientes de inox e as carnes no réchaud, ou em louças de verdade! Nada de descartáveis, por favor!!!!!

Decoração: clean, com toalhas e guardanapos de pano e arranjos leves que combinem com o ambiente, ou à gosto dos anfitriões mas sempre tomando cuidado. Acho interessante fazer algumas tendas, ou uma grande tenda que pode ser quase "fecahada" para os convidados ficarem no caso do tempo resolver "fechar" e chover. Contrate uma empresa de decoração.

Música: DJs comandando um lounge, techno leve; banquinho e violão com cantores de música popular brasileira; grupos de samba, tudo isso fica maravilhoso no churrasco "glam", e não esqueça de agradar a todos os convidados.

Lembrancinhas: pode ser uma caixinha de bem-casados, de porcelana, uma vela ou um pão de mel em miniatura e nada impede que se faça uma belíssima mesa de doces e bolo, tudo muito fino e elegante, seguindo a linha de decoração, e alguns adornos com bem casados, e ourtros quitutes que um casamento, aniversário entre outros, sugerem.



Uma boa opção é dar mudas de plantas para seus convidados caso o churrasco tenha acontecido em um sítio ou mesmo na praia.

Além da mesa de doces, SIRVA SOBREMESAS SIM...

Poderá servir sorvetes que combinam demais com o ambiente, mas sirva com "boa apresentação" e no calor cuidado com a conservação para não servir "caldo" de sorvete ok? Sirva em bolas e em recipientes que sigam a linha das louças do churrasco.



Acho que é isso...mas se tiverem mais dúvidas podem me escrever: amandicaindica@yahoo.com.br

Um grande beijo e bom churrasco,

Amandica!
@Amandica_Indica


Fotos tiradas do arquivo de imagem do Google com o título "churrasco chique".

Um comentário:

  1. Adorei essa matéria do churrasco chique e me deu várias idéias... Obrigada!!!
    Grace Anne

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.