Header Ads

O Convite de Casamento - pela assessora e cerimonialista Kris Kruz


O Casamento é um dos eventos em que o convite impresso é obrigatório e faz parte de toda a magia do evento.É o cartão de visitas do evento.

O convite deve ser escolhido com bastante antecedência e muito cuidado.

O tipo do convite vai dar o tom para os convidados do estilo do casamento e da recepção. Por outro lado devem estar de acordo com o estilo da noiva.

Os convites mais finos são os tradicionais, brancos ou marfim, de tamanho grande 21X29,5 ; 19,5X27,5; 17,5X 24,5.Os formatos podem variar,quadrados, retangulares,na vertical ou horizontal,duplos ou simples.

Os preços variam de acordo com a dimensão,tipo de papel, corte, formato,acabamentos, etc.É fundamental que os noivos vejam e sintam com os dedos as textura dos diversos tipos de  papel .

Por tradição ,utiliza-se o temor "in memoriam" ente parêntesis,em honra à memória de pais falecidos.

No convite tudo é escrito por extenso.

Caso os noivos já vivam juntos normalmente são eles que convidam para o seu casamento e não seus pais, mas isso não é obrigatório,caso queiram podem colocar o usual com os pais convidando.

O convite formal pede o tipo de letra formal também.

O envelope é parte integrante do convite e deve estar de acordo com o convite e o evento.
Hoje há muitos convites informais , engraçadinhos, coloridos, etc. Muitas vezes a noiva tende a escolhe-los, mas lembre-se de que o casamento e a festa devem estar de acordo com o convite.

Não é fino mas é prático colocar anexo ao convite um cartão dizendo as lojas onde há lista de presentes.Não é fino pois "obriga as pessoas a comprarem um presente.

Muitas pessoas tem colocado cartões,”convitinhos individuais”( que no meio de festas chamamos de vale coxinha) para evitar "bicos" ;não é nada elegante, é melhor fazer  o RSVP ativo e tentar cortar a lista de convidados.

Muitos colocam o RSVP no corpo do convite e outros em um cartão à parte. Os convidados não estão acostumados a responder o RSVP, por isso ainda esconde-lo em um cartão a parte vai dificultar ainda mais a visualização do convidado.Por outro lado não é de bom tom poluir o convite .Verifique como fica melhor com a empresa de convites  quando for fazer o layout.

Em caso de casamentos em sítios, praias, locais distantes ou de difícil acesso é de bom tom incluir um anexo com o mapa.

Caso os noivos tenham amigos e parentes de outra cidade e queiram informar sobre hotéis,  e etc ; podem incluir um outro cartão dentro do envelope do convite.

O convite é um instrumento formal por mais descontraído que ele seja.

A subscrição do convite é uma parte super delicada , contratar uma calígrafa é o ideal, mas certifique-se de sua experiência, veja modelos, peça para que ela escreva em um papel as diferentes letras, etc.

Antes de mandar a lista para a calígrafa confira os nomes de seus convidados, peça ajuda de seus pais e assessora para levantar os nomes e sobrenomes dos convidados; por exemplo ,veja se sua amiga Helena é com E, ou H , é desagradável escrever o nome do convidado errado.
Outra coisa, não se coloca Irene Dantas e esposo, ou Irene Dantas e Sr. se você não conhece o marido de sua amiga pergunte o nome dele para colocar no convite.
Outra forma de colocar é Ao casal Irene e João, mas só quando você tiver intimidade.

Ao colocar À Querida Amiga Alice, pense bem pois quando entregar a ela pode estar junto a outra amiga Elisa que receberá o convite somente escrito Elisa. Deixe essas palavras Querida, para o tratamento coloquial ou para a avó, pais ou madrinhas de batismo.

Para os padrinhos do casamento coloque  Aos Padrinhos João e Maria,caso sejam um casal ou  coloque Ao Casal João e Maria eles sabem que são os padrinhos, pois vc os convidou e entregou o convite pessoalmente.

O convite é um instrumento formal por mais descontraído que ele seja. Coloque sempre os nomes por extenso  principalmente para pessoas mais velhas e para aquelas com quem não tenha intimidade ou que tenha um cargo acima do seu  ou ocupe uma posição como Desembargador, Juiz, Professor, Presidente, Governador, e outros, mesmo que não inclua o cargo no convite, coloque apenas Senhor Geraldo Alkimin e Senhora mas não Ao Casal Geraldo e Lu a não ser que seja parente.

Não coloque apelidos de forma alguma nos envelopes.

Se você não sabe se o seu chefe tem filhos  ou esposa e não quer cometer gafes não escreva Sr. Sergio Liviera e Familia posi corre o risco dele levar os 4 filhos,nora e sogra,pergunte à secretária dele.
Colocar no convite  Sr. Fulano e Familia abre muito o leque de pessoas convidadas tome cuidado.
Não é falta de educação perguntar nada antes do casamento, é mais feio  barrar depois.

Convites de padrinhos são entregues sempre em mãos.

Hoje pela dificuldade do transito nas cidades normalmente contratam-se serviços de motoentregas, escolhas uma empresa idônea com bastante antecedência, mas o dos padrinhos tem que ser entregues em mãos. Caso vá presentear os padrinhos ou fornecer gravatas especiais ou  vales para aluguel de trajes esse é o momento para levar tudo.Convidar alguém para padrinho é uma deferência a uma amigo por isso essa obrigatoriedade.
Esteja atento aos prazos , convites são entregues  normalmente de 60 a 40 dias antes do casamento para que as pessoas de preparem para o evento.Os padrinhos devem ser avisados antes uma vez que deverão alugar trajes ,etc.

Exemplo de "cuidado" com as informações aos seus convidados:



Qualquer dúvida escrevam para

Cristina Cruz
KrisKruz-planejando sonhoswww.kriskruz.com.br
http://kriskruz.blog.uol.com.br
kriskruz@uol.com.br
tels: 11-32975810 //11-9318-2604

Querem saber mais sobre esta profissional que indico por aqui?


Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.