Um toque "vintage" em seu casamento: o uso da mantilha.

 ser sincera com vocês minhas queridas leitoras: se eu casasse hoje, usaria mantilha, de alguma forma, de algum jeito, que combinasse comigo, pois sei que hoje, meu vestido teria uma linha diferente também... bem, mas quando fechei meu lindo vestido de casamento era 2004, e as mantilhas era algo bonito mas do PASSADO - e pelo ano em que casei foi tudo muito bonito...


 
Há pouco tempo, em questão de 2 anos para cá, ela voltou com tudo! As mantilhas...

Sua origem diz que as noivas que usam uma mantilha no dia do seu casamento são pessoas humildes e puras e que, o que se sabe hoje em dia, é que este acessório é de origem hispânica e que foi muito usado nos anos 20 do século passado.



Assim podemos dizer que a mantilha é apenas mais um bom exemplo de que o estilo "vintage" está mais do que na moda- é mesmo um estilo pessoal. 


A mantilha tem a mesma função do véu, mas se diferencia na maneira de se posicionar na cabeça pois como é mais pesada, fica mais rente ao rosto e ao corpo, e isso a diferencia logo de início do véu que é mais leve, fica solto e esvoaçante. O véu serve também para esconder o rosto da noiva desde a entrada na igreja até ao momento em que é dito o “sim”, já que até mesmo algumas religiões pedem isso, por isso normalmente elaborado de um tecido muito leve, uma vez que a noiva vai carregar com ele todo o dia, funcionando como um complemento do vestido.



 Já a mantilha é, na maioria das vezes, feita em renda e presa no topo da cabeça. O rosto da noiva está assim sempre a descoberto e adornado pelo bordado da mantilha, já que outro detalhe a ser destacado é que a mantilha é bordada nas pontas, bordado que pode ser todo de renda ou de tule com aplicações ou bordada artesanalmente, um efeito que acho simplesmente exuberante e na minha opinião nada tem a ver com as origens de uma noiva simples como antigamente - ela fica esplendorosa como vocês podem ver nestas fotos que busquei no arquivo de imagens do google.



Outra das diferenças entre véu e mantilha é que o primeiro tem forma ovalada; o segundo é retangular, sendo a travessa que prende ao cabelo aplicada numa das pontas, enfim, são estilo diferentes, e isso vai depender da noiva, sua escolha em usar véu ou mantilha também define seu vestido, por isso deve-se penser bem e explicarei o por quê.


O cuidado com a sua escolha de seu uso (da mantilha) deve ser bem  maior:

- Se for de renda, deve ser da mesma usada no vestido, seguindo a mesma linha ou, então, que o vestido não tenha detalhe em renda ou bordado.Se for bordada, deve acompanhar o mesmo estilo do bordado do vestido.

- O ideal é que se a noiva escolher  usar uma mantilha, deve primeiro escolhê-la e depois escolher o vestido, que deverá ser o mais simples possível, já que a suntuosidade será dada pela mantilha, ou que no máximo ele seja da mesma renda que estiver sendo usada na mantilha, o que pode dar mais "glamour" e ficar suntuoso e nada simples, mas neste caso as rendas estarão ornando entre vestido e mantilha, e esta não perderá sua suntuosidade. O que não pode é deixar que  os bordados do vestido  "briguem" com os da mantilha.


Tudo isso, uma personal stylist ou mesmo seu estilista, poderá ajudá-la na escolha.

Assim, se você optar por usar uma mantilha realmente será uma noiva mais original e com um toque "vintage" cheio de suntuosidade, mas por outro lado, a mantilha combina com a simplicidade de um  vestido. simples, e isso pode ser até bom para o "bolso" da noiva, pois o vestido mais simples, sem todos aqueles adornos e brilhos, é, na maioria dos casos, bem mais barato.




Escolhida a mantilha, é após o vestido, deve-se pensar no penteado que irá usar com ela, já sabe que a mantilha irá cobrir grande parte da sua cabeça uma vez que deve ser fixada mais ou menos a meio da cabeça. Sugiro que assim como o vestido, deve-se optar por um penteado mais simples.


Caso tenha o cabelo comprido, opte por levá-lo solto ou semi-solto, mas se preferir mesmo fazer algo mais elaborado, um coque poderá ser uma boa escolha. Aliás nestas fotos vocês já podem ter algumas idéias de cabelo.



E tenha certeza que, não importa se mais bordada ou menos, mais longa ou mais curta, mais leve ou mais pesada, se você escolheu usar uma mantilha , tenha certeza que escolheu um acessório para o seu cabelo que é cheio de charme, encanto e certa suntuosidade, e que fará de si uma noiva muito especial.




Qualquer dúvida: amandicaindica@yahoo.com.br
@AmandicaIndica

Beijos,


Amanda Accioli 

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.