Fotógrafa fala sobre fotografar casamentos homoafetivos

Glau Lima, que sempre traz tendências internacionais para os seus trabalhos, agora também entra no mundo da fotografia dos matrimônios gays e compara trabalhar com casais hétero e homossexuais



Em 14 de maio de 2013 entrou em vigor a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obrigando os cartórios a fazerem as uniões homoafetivas em 22 capitais do Brasil e, então, diversos casais gays resolveram legalizar o seu amor.
Uma dessas pessoas é a ex-BBB Angélica Morango, que desde a sua participação na 10ª edição do reality show global assumiu ser lésbica e dia 16 de outubro desde ano subiu ao altar juntamente à comissária de bordo Rabyta, em São Paulo. A fotógrafa Glau Lima, única profissional que registrou todos os momentos da festa, conta que o casamento homossexual é uma realidade. “Todos sentem amor uns pelos outros e despertam o interesse para a convivência matrimonial, querem celebrar e festejar com os mesmos direitos que todo ser humano  tem”.
Quanto ao casamento entre pessoas homossexuais ela destaca uma diferença que geralmente não há entre os heterossexuais, porque mesmo sendo momentos únicos e eternos, há “toques” que gays tem mais sensibilidade. “A decoração deles geralmente é de muito bom gosto. É um ‘glamour clean’.  Mas também vai de acordo com o perfil do casal. Não tem regra pelo  fato de serem homossexuais da mesma forma como não há de  decoração para os heterossexuais. Fotografar o casamento da Morango e da Rabyta, por exemplo, foi ótimo. Um  casamento cheio de ternura e muito divertido!”.
Há diferença entre as poses nos casamentos homoafetivos?
Que todo casal quer que o seu álbum seja especial, isso independe de sua orientação sexual. E Glau explica que ser gay ou não é indiferente na hora dos “clicks”, porque o que vale é a composição final de tudo. “O direcionamento das poses é feito pela equipe fotográfica quando  necessário. Então, vamos conversando com o cliente e tentando perceber o  que pode ou não ser legal pra eles. Geralmente eles topam nossas  sugestões e tudo depende do momento”.
E ela finaliza: “As dicas são para todos os casais, homossexuais ou não. Por isso, eu sempre  falo para eles que fiquem à vontade, tentem conversar e o carinho é  importante para que a gente capte a emoção. O que eles fazem é o jeito de como  ficam as fotos e na maioria das vezes o que eles gostam, pois todos tem alguma  referência anterior. O fato de ser gay não interfere nas poses e também não os fazem  parecer um casal heterossexual, pois cada um tem o seu jeito peculiar de ser e é isso que fica caracterizado nas imagens”.

Serviço:
Glau Lima – www.glaulima.com.br
Priscilla Silvestre – Informações para a imprensa, agendamento de entrevista ou fotos em alta resolução (inclusive do casamento da ex-BBB Morango) – (11) 2528-1814 – prisilvestre@prisilvestre.net

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.