Califórnia na rota dos vinhos - parte 3 - QUANDO IR E O QUE FAZER


Fonte: uol



melhor época para fazer degustação de vinhos na Califórnia é do final de agosto ao final de setembro, quando a maioria das vinícolas faz a colheita das uvas. Além de ver a correria dos empregados recolhendo a fruta manualmente, o clima do período é dos mais agradáveis —ensolarado e quente durante o dia e fresco à noite. Nessa época, a temperatura média da região pode variar de 23 a 13 graus centígrados. Além disso, setembro é considerado mês de baixa estação, quando os preços das passagens aéreas e dos hotéis caem até 30%.

Degustação de vinhos é programa para casais, solteiros e grupos de amigos. Crianças são admitidas nas áreas de degustação, mas costumam ficar entediadas e acabam levando os pais mais cedo para o hotel. As vinícolas abrem as portas ao público entre 10h e 17h e quem quer continuar a beber vinho deve ir a um bar ou restaurante.

vida noturna nas cidades vinícolas normalmente se restringe a jantares e não passa da meia-noite. Restaurantes lotam por volta das 19h e fecham as cozinhas antes das 22h. Algumas casas, especialmente em Sonoma e em Carmel —mais charmosa cidade da península de Monterey—, ficam abertas até as 2h, mas servem somente drinques e petiscos. 

Quem gosta de atividade "outdoor" tem a opção de fazer balonismo em Sonoma, camping e ciclismo em Napa. Nas regiões também se encontram bons spas e "hot springs" (fontes de águas termais), além do Culinary Institute of America, que tem um restaurante impecável. Em Santa Barbara, Mendoncino e Monterey, há vastos campos de golfe. 




GRUPO DE DISCUSSÃO


Vinícolas da Califórnia

INFORMAÇÕES E SERVIÇO


Site do país - www.usa.gov


Site de turismo da Califórnia - www.visitcalifornia.com

Site do Instituto do vinho na Califórnia - www.discovercaliforniawine.com

Consulados do Brasil na Califórnia - Há duas representações consulares do Brasil na Califórnia. Ficam nas cidades de San Francisco, ao Norte do Estado, e de Los Angeles, ao Sul. As regiões vinícolas de Sonoma, Napa, Mendocino, Clear Lake, Santa Cruz, Monterey e Amador estão sob a jurisdição do consulado de San Francisco. As de San Luis Obispo e Santa Barbara ficam mais próximas de Los Angeles

Idioma - inglês é o idioma oficial dos EUA. Na Califórnia, turistas podem receber atendimento em espanhol, por causa do grande número de imigrantes e residentes de origem latina ou hispânica - 36%, segundo dados do US Census Bureau.

Fuso horário - entre março e outubro, o fuso horário da Califórnia é de quatro horas a menos do que o horário de Brasília. Quando o Brasil adianta os ponteiros do relógio em uma hora para economizar energia (horário de verão), o fuso sobe para cinco horas. Normalmente entre novembro e fevereiro, os EUA atrasam os ponteiros do relógio em uma hora. Nesse período, o fuso é de seis horas.

DDI - 1

Códigos de acesso
Sonoma, Napa, Mendocino e Clear Lake - 707
Monterey - 831
Santa Cruz - 831
Santa Barbara e San Luis Obispo - 805
Amador - 209
San Francisco - 415
Los Angeles - 213/310/323

Telefone local de emergência - 911 (para emergências médicas, incêndio e polícia)

Informações turísticas - Todas as cidades vinícolas da Califórnia têm pelo menos um centro de atendimento ao turista. Os centros oferecem mapas, guias e dão informações sobre tours, hotéis, atrações e transporte público.

Moeda - Dólar americano. Veja a cotação da moeda no site economia.uol.com.br/cotacoes/

Câmbio - As cidades que se dedicam à vinicultura na Califórnia são pequenas e a maioria não tem casa de câmbio. Para comprar a moeda do país, pode-se usar as agências dos aeroportos internacionais. É possível trocar "travelers cheques" nos bancos, mas normalmente tem cobrança de comissão de 0,50% a 2,5% sobre o valor trocado, ou taxa de U$ 10 a U$ 30, por transação. Em Sonoma, o Bank of America faz a troca de "travelers cheques" da American Express gratuitamente. Quem tem cartão de débito internacional pode usar os bancos 24 horas conveniados às redes Cirrus e Plus para retirar dólar, mas há bancos que limitam em US 200 ou U$ 300, por dia, o valor máximo de dinheiro liberado nessas transações. Na Califórnia, os bancos abrem de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. Algumas agências adotam horários diferentes aos sábados.

Gorjetas - Entre 15% e 20% sobre o valor total gasto em restaurantes, bares e corridas de táxi ou de limousines. Normalmente, os clientes dão 16%, o dobro do valor do imposto cobrado pelo Estado da Califórnia, que é de 8,5% e que vem incluído nas notas fiscais de qualquer produto ou serviço. As gorjetas nos EUA não são obrigatórias, mas é praxe. 

Telefone - Da Califórnia para o Brasil, deve-se discar 011 55 antes do DDD da cidade e do número de telefone. Para telefonar de uma cidade para outra dentro dos EUA, é preciso discar 1 antes do código de área da cidade e do número do local. 

EX1: ligando de Sonoma para São Paulo, no Brasil
011 55 11 + número do telefone
EX2: ligando de San Francisco para Sonoma
1 707 + número de telefone

As ligações feitas dos hotéis custam caro. A melhor opção para telefonar para o Brasil é usar cartão telefônico internacional ou telefones públicos. No geral, cada moeda de U$ 0,25 Cents dá direito a dois minutos de ligação para os EUA e um minuto para o Brasil, mas os preços variam de acordo com a cidade. Os cartões são vendidos por U$ 5, U$ 10 e U$ 20 em qualquer supermercado ou loja de conveniência. Cartões de U$ 20 oferecem, em média, mil minutos de ligação da Califórnia para o Brasil. Na cidade de Carmel não há telefones públicos.

Correios - As agências de Correios funcionam de segunda a sexta, normalmente, das 9h às 17h. Algumas abrem aos sábados ou aos domingos, em horários variados. Endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site www.switchboard.com/usps.1355/dir/6_0/index.htm?mem=1355.

Internet - Todas as cidades que compõem a "California Wine country" (Califórnia Terra do vinho, na tradução literal) têm "cyber café" ou "lan house" com acesso à Internet. Hotéis cotados em mais de três estrelas costumam oferecer conexão rápida e gratuita.

Segurança - As cidades vinícolas são pacatas e seguras. É possível fazer passeios a pé, de bicicleta ou de carro em qualquer local e hora, sem preocupação com assalto ou roubo. O perigo nessas regiões está nas estradas. Em Sonoma, Napa, Mendocino, Monterey, Santa Cruz e Santa Barbara, elas são sinuosas e têm iluminação precária. Há avisos que advertem sobre a proibição de dirigir alcoolizado em todas elas (Report drunk drivers; call 911), mas numa região com cerca de 2.700 vinícolas, é melhor dirigir com cautela.

Lei que regula uso de bebida alcoólica - Em todo o Estado, é proibido ingerir bebida alcoólica nas ruas e nos carros. Garrafas de bebida só podem ser transportadas dentro de veículos de passageiros se estiverem lacradas. Dirigir alcoolizado na Califórnia leva resulta em prisão de quatro dias a seis meses, suspensão da carteira de motorista e multa de U$ 390 a U$ 1000. Turistas flagrados bêbados enquanto dirigem podem perder o direito de obter visto de entrada nos Estados Unidos. A lei que regula direção sob efeito do álcool na Califórnia e a tabela de nível alcoólico usada pela polícia podem ser conhecidas no site http://dui.drivinglaws.org/california.php (em inglês).

Voltagem e tomadas - Na Califórnia, a voltagem mais comum é de 110 volts, mas há hotéis e pousadas que usam também a de 220 volts. As tomadas têm dois pinos planos - um mais largo e outro mais estreito.

Pesos e medidas - Nos EUA, em vez de graus centígrados, mede-se a temperatura em fahrenheit. Em lugar de quilo, usa-se libra para peso, e, em vez de quilômetros, calcula-se distância em milha. Litros devem ser convertidos em galões. Veja equivalência.

1 milha = 1,61 km
1 lb. = 453,59 g
1 galão = 3,787 litros
32 F = 0 C

Equação para converter Fahrenheit em centígrados:
[graus fahrenheit] - 32 x 5 : 9 = graus centígrados
Ex: 90 graus Fahrenheit - 32 x 5 : 9 = 32,2 graus centígrados

Equação para converter centígrados em fahrenheit:
[graus centígrados] x 9 : 5 + 32 = Graus Fahrenheit
Ex: 32,2 x 9 : 5 + 32 = 90 graus Fahrenheit

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.