Header Ads

Termina em Brasília a maior Convenção dos últimos tempos organizada pelo Portal do Cerimonial reunindo cerimonialistas e mestres de cerimônias de todo o Brasil

Por Flávia Bellini
http://flaviabellini.com.br


20130504-194120.jpg
Marcelo Pinheiro, Diretor do Portal do Cerimonial faz a abertura oficial, dando as boas vindas aos participantes.
O Portal do Cerimonial realizou a Convenção dos Mestres de Cerimônias do Brasil – Ano III, de 1 a 4 de maio no Teatro Brasil 21 Cultural, em Brasília reunindo mais de 100 profissionais de todo o País.
O Evento repetiu o sucesso alcançado em anos anteriores, reunindo palestrantes vindos de diversas partes do país . Foram 19 com relevante currículo e atuação;
20130504-161007.jpgDragões da Independência, uma espetáculo a parte. Pudemos conhecer também como funciona o cerimonial dos Dragões da Independência! Um grupo que atua nas guardas de honra desde 1822, época de D Pedro I.
Profissionais do setor público e privado ensinaram as melhores técnicas de mercado e debateram as principais tendências de um setor em franca expansão no País, por meio de sessões interativas, que aliaram teoria e prática, na melhor relação custo e benefício para a sua organização e para os seus eventos.
Já no primeiro dia a participação do Ministro Chefe do Cerimonial da Presidência da República, Renato Mosca, dava sinal de que os outros dias que estavam por vir seriam de muito aprendizado. O Ministro falou sobre ” Cerimonialistas, Mestres de Cerimônias e o Cerimonial.
O diretor do Portal do Cerimonial, Prof. Marcelo Pinheiro entrga o Certiicado de participação ao Ministro Chefe do Cerimonial da Presidência da República, Renato Mosca.
O diretor do Portal do Cerimonial, Prof. Marcelo Pinheiro entrga o Certiicado de participação ao Ministro Chefe do Cerimonial da Presidência da República, Renato Mosca.
Na foto, a Mestre de Cerimônias, Flavia Bellini, Ministro REnato Mosca, Fátima Ziegler, Prof de Etiqueta, Postura social e empresarial e Walbert Monteiro, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias do Tribunal de Justiça do Pará
Na foto, a Mestre de Cerimônias, Flavia Bellini, Ministro REnato Mosca, Fátima Ziegler, Prof de Etiqueta, Postura social e empresarial e Walbert Monteiro, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias do Tribunal de Justiça do Pará

Na quinta pela manhã os trabalhos começaram com a brilhante participação da Doutora Paula Cobucci Doutora Paula Cobucci (DF), Professora do Departamento de Linguística da Universidade de Brasília (UNB) que abordou o tema
“Excelência em Comunicação: Exigência de Qualidade para Cerimonialistas e Mestres de
Cerimônias”
20130504-152938.jpg
No decorrer da quinta-feira diversos nomes do cerimonial brasileiro passaram aos participantes suas experiências , entre eles as irmãs Milena e Amanda.
Milena Salvador (DF) é Chefe do Cerimonial do Superior Tribunal Militar. “Autoridades Militares nos Eventos Civis” é Especialista em Promoção e Gestão de Eventos; Bacharel em Administração de Sistema de Informações; Servidora concursada do Superior Tribunal Militar, no cargo de Técnico Judiciário, há 15 anos; Condecorada com a Medalha de Bons Serviços da Ordem do Mérito Judiciário Militar em 2006 e com a Medalha Mérito Santos-Dumont- Aeronáutica, em 2010. Amanda Santos (DF) é Chefe do Cerimonial do Ministério Público Militar e falaram sobre ” Autoridades Militares nos Eventos Civis”
Amanda é Especialista em Eventos; Bacharel em Turismo; Poliglota, morou na Alemanha por 1 ano; Condecorada com a Ordem do Mérito Tamandaré, Grau Bons Serviços, com a Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grau Bons Serviços, e com a Ordem do Mérito Ministério Público Militar, Grau Distinção.foto(14)

Teresa Cruvinel conceituada jornalista aceitou o convite do Diretor do Portal do Cerimonial, Marcelo Pinheiro, e falou aos participantes. Tereza é jornalista, Analista Política dos Diários Associados. Abordou o tema “O poder em cena: papel do Cerimonial”. É Mestre em Comunicação Social. Atuou na TV Brasília, Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Globo, trabalhando neste último por 24 anos. Como repórter, cobriu a Campanha das Diretas, a eleição de Tancredo Neves e a transição, a Constituinte e todo processo de redemocratização. A partir de 1986 passou a escrever a coluna Panorama Político, na pagina 2 de O Globo, por 21 anos. Foi também comentarista política da Globonews nos primeiros 10 anos do canal. Primeira Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde implantou a TV Brasil, a TV Pública Nacional e a TV Brasil Internacional em 68 países. Mec. Assina atualmente uma coluna de política três vezes
por semana para cinco jornais do grupo – Correio Braziliense, Estado de Minas, O Imparcial, Jornal do Comércio (Rio de Janeiro) e Diário de Pernambuco.foto(9)

“Menu Degustação: O novo serviço à mesa?!”
Rodrigo Leitão (DF) nos brindou com uma prazeirosa conversa sobre enofilia.
É Jornalista e enófilo. Colunista da Revista Gente Brasília. Nível 2 do Wine & Spirit Education
Trust e Nível Avançado ABS-Brasília. Há 26 anos atua em jornal, revista,
rádio e TV. Criador da revista “Coma Bem”, há 9 anos cobre enogastronomia. Pioneiro no rádio brasiliense em cobertura enogastronômica, criou e comandou durante 5 anos o Giro Gastronômico (coluna de vinhos e gastronomia na Rádio Band News FM
Brasília). É diretor do site www.gourmetbrasilia.com.br e mantém há três
anos o blog Gourmet Brasília, com quase um milhão de acessos do Brasil e do exterior. É organizador do Brinda Brasil – Salão do Espumante de
Brasília, o maior evento do segmento no país, com participação
exclusiva de produtores de espumantes.
foto(15)
Muitas participações com conteúdos interessantes passaram pelo palco do Brasil 21, como por exemplo Lademir Filippin (DF) Mestre de Cerimônias da Presidência da República Federativa do Brasil que abordou o tema ” Cerimônia Fúnebre de Corpo Presente de Oscar Niemeyer” Está no mercado há 34 anos . No Palácio do Planalto,há 31, sob as presidências de João Batista Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef. No Ministério das Relações Exteriores, responsável pela apresentação das inúmeras visitas oficiais de Chefes de Estado. Na Rádio Nacional, por 5 anos, apresentou a Voz do Brasil.Uma excelente pessoa, que prima pela simplicidade! Natural de SC, nasceu em Coronel Freitas.

foto(6) foto(4)
Pedro Amorim (RJ)
Gerente Setorial de Cerimonial da Petrobrás falou sobre
“Do Poço à Posse: os Desafios do Cerimonial na Petrobras”
Relações Públicas e Jornalista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com formação complementar em Ciências Políticas e Econômicas pela Università Degli Studi di Bologna (Itália). Exerce o cargo de Chefe do Cerimonial do Gabinete da Presidente da Petrobras desde janeiro de 2009, função pela qual já atuou na coordenação de cerca de 700 eventos em 16 estados brasileiros e 12 países.
foto(11)
Fátima Ziegler deu um show a parte falando sobre a aula que ministrou à ex -BBB Aline.
Fátima Ziegler (RJ) é Consultora de Etiqueta e Postura
“Uma aula de etiqueta para a BBB Aline”
Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas e com formação em Protocolo e Boas Maneiras, atua há 26 anos como Cerimonialista de Casamentos. Instrutora de Cursos de Cerimonial Social, Etiqueta e Postura, tendo palestrado em Portugal sobre Casamentos.
foto(8)foto(10)Fátima auxiliou a ex BBB Aline com aulas de etiqueta e postura
A mim coube falar sobre o Ritual das Areias! Faça e encante em seus casamentos.
Flávia Bellini (RS)Primeira mulher brasileira a apresentar um telejornal em Portugal, no CNL, Canal de Notícias de Lisboa
Atua como Mestre de Cerimônias e jornalista. É formada pela Universidade de Caxias do Sul. Começou sua carreira aos 18 anos, como locutora de rádio. Foi apresentadora de tv, produtora, editora e coordenadora de programas televisivos em Caxias do Sul. Viveu 10 anos em Portugal. Depois passou a apresentar um programa luso-brasileiro na SIC Notícias, onde além de apresentadora, coordenava e editava.Trabalha em comunicação há mais 20 anos.
O Ritual das aereias é simbólico. Durante a convenção fiz uma simulação para que os participantes entendessem um pouco de como funciona esta cerimônia.
O Ritual das aereias é simbólico. Durante a convenção fiz uma simulação para que os participantes entendessem um pouco de como funciona esta cerimônia.
20130504-193822.jpg20130504-195120.jpg20130504-193643.jpg
Carlos Brant, de BSB foi o MC oficial da Convenção, e comandou a maratona de atuação dos MCs. Impecável desde a primeira Convenção no RJ, Brant executou a função com muito profissionalismo!
Mestre de Cerimônias do Centro de Comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal
Com mais de 100 eventos nacionais e internacionais atuando nesse papel, é Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e radialista com atuações em emissoras da Capital Federal.
562803_3825298520504_1550342994_nfoto(5)Brígida Borges falou sobre a importância do cerimonial religioso
Cláudia Matarazzo encerrou os trabalhos da sexta-feira com a palestra”Gafes”. É
Jornalista, especialista em etiqueta e comportamento. Coordenadora do MBA de Gestão de Cerimoniais e Eventos de Luxo; no mercado editorial, já escreveu 11 livros – o primeiro deles, Etiqueta sem Frescura, já está na 29a edição. Ministra palestras por todo o Brasil na área de comportamento pessoal e profissional. Na televisão, sua mais recente passagem foi no programa Mais Você, da Rede Globo, em que apresentava um quadro semanal sobre etiqueta. Antes disso, comandou os programas Sucesso, na Rede CNT, e Manhã Paulista e Vídeo Gazeta, na TV Gazeta, em São Paulo.
Cláudia Matarazzo lançou durante a Convenção o livro Gafes no Planalto.
Cláudia Matarazzo lançou durante a Convenção o livro Gafes no Planalto.
No sábado pela manhã , cerimonialistas e mestres de cerimônias visitaram o Palácio do Planalto anfitrionados pelo Ministro Renato Mosca de Souza, Chefe do Cerimonial da Presidência da República.
20130504-191359.jpg
foto(7)
O ecerramento da Convenção aconteceu num restaurante, onde o presidente do Portal do Cerimonial e Presidente do Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil, Marcelo Pinheiro, falou sobre Cerimonial: substantivo masculino
: de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias adjetivos; na comunicação de um mundo plural.
E foi dada A Receita do Cerimonial: Obrigada Professor Marcelo Pinheiro por nos proporcionar 4 dias de puro apredizado.
Um grande beijo

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.