Header Ads

Você sabe o que são Selantes? - com Dr Ney Schreiber (Clínica Estética Dental)

O que são selantes?

Os selantes são materiais plásticos transparentes, brancos ou matizados que são usados para "pintar" as superfícies rugosas dos dentes posteriores (pré-molares e molares), as quais usamos para mastigar os alimentos, promovendo a sua proteção.
O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de cárie.
Essa película protetora de selante não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão (na mordida). Ela deve apenas cobrir as superfícies dos dentes posteriores.
A Schereiber Dental Clinic faz aplicação de selantes em adultos e crianças. Venha nos conhecer.

Por que os selantes são necessários?

Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar. A cerda de uma escova de dente é muito larga para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras. Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.

Em quem os selantes devem ser apIicados?

As crianças são as maiores beneficiadas. Os selantes devem ser aplicados em seus dentes, especialmente naqueles recém-erupcionado.
Os selantes são recomendados para todas as crianças, mesmo aquelas que recebem aplicações tópicas de flúor ou que vivem em uma comunidade com água fluoretada (como a Grande São Paulo). O flúor ajuda no combate à cárie, mas é menos efetivo nas superfícies rugosas dos dentes.

Em quem não deve ser aplicado? 

Naquelas pessoas de baixo risco de cárie, com dentes que tenham sulcos e fóssulas rasas, o que permite fácil limpeza. Para ser feita a aplicação do selante, é necessário que a superfície do dente esteja limpa e seca e, portanto, o paciente deve ser colaborador.

Existe algum inconveniente?

Nenhum. Apenas deve ser aplicado quando o dentista tiver certeza de que no fundo dos sulcos não existem cáries.

Como são aplicados os selantes?

Leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado. Primeiro, o dente que vai ser selado deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido a superfície rugosa do dente.

O selante pode ser aplicado em pacientes adolescentes ou adultos?

Sem dúvida, desde que o paciente apresente risco de cárie, ou seja, presença de placa cariogênica, consuma guloseimas fora dos horários das refeições principais, esteja consumindo medicamentos que diminuam o fluxo salivar ou apresente mancha pré-cariosa nos sulcos e nas fissuras.

O selante necessita ser reaplicado?

Quando o selante é aplicado, ele "escorre" e penetra nas fóssulas e fissuras do esmalte do dente. Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e, por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária. 



Dr. Ney Schreiber Costa Jr. C.D., M.D.S
Especialista e Master of Dental Science-University of Connecticut-U.S.A
Pós-Graduado na Computer Esthetic Restoration Clinic-University of Zurich-Switzerland.
Academic of Pierre Fouchard Academy.
Member of American Academy of Cosmetic Dentistry


Visitem o site da clínica: http://www.clinicaesteticadental.com.br/
Alameda dos Tupiniquins,133 – Moema. Fones : 5052- 4079 / 5052- 4267
Emergências 24 horas – celular: 8339-1615 / residência: 2476-7215
English and Portuguese spoken

Fica aqui minha dica para vocês gestantes, mamães, noivas, debutantes, ou mesmo todas as leitoras e leitores, afinal, seu sorriso é o seu cartão de visitas, pensem nisso!

beijos,

Amandica Accioli

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.