AmanDICAS: Como receber suas visitas na maternidade

 Foto: arquivo Google


Resolvi escrever sobre este tema por dois motivos: muitas grávidas me escrevem perguntando como deverá ser a recepção das suas visitas e mais tarde, escrevendo, contando e reclamando dos inconvenientes!

Eu tive problemas com nenhuma visita que recebi quando a Sofia nasceu, mas realmente o nascimento de um bebê exige protocolos que vão além das lembrancinhas e presentes - ítens estes que eu sei que minhas leitoras gravidinhas lembram muito bem, não é???

Tenha em mente: bom senso e respeito.

A primeira dica que posso dar é: seja breve! Essa é a recomendação básica para os visitantes, não faça do quarto da mamãe a extensão da sua sala, ali não é lugar para grandes bate-papos. Quanto tempo? Penso que entre 15 e 20 minutos seja o suficiente.

E outro detalhe que acho muito importante: se você não tiver o mínimo de intimidade com os pais, não faça visita na maternidade, afinal é bem desagradável ver a mulher no pós parto, inchada, às vezes cansada, enfim... na minha opinião precisa ter um mínimo de intimidade.

Mas por quê precisa ter certa INTIMIDADE? Explico:

Você como mãe recente e ali no quarto para sua recuperação (e é para isso que a mãe fica na maternidade com seu filho recém nascido) precisa ter liberdade para dizer, por exemplo, que tem sono e precisa dormir, que quer tomar um banho, que precisa de ajuda para ir ao banheiro etc. 

Se você é somente um colega de trabalho ou um parente mais distante, poderá conhecer o bebê pela internet e visitar a família somente após o primeiro mês de rotina em casa.

 Uma sugestão é enviar um email aos colegas de trabalho, amigos e parentes com a foto do bebê e um recadinho de que a família estará com as portas abertas para receber a todos, depois do primeiro mês de vida em casa.

LEMBREM-SE: o evento do qual estão comemorando é o nascimento do bebê e não sua ida à maternidade - entendeu???

Nem pensem em visitar uma família de recém- nascido se estiver com febre, resfriado, doença respiratória ou contagiosa. E, se você é mãe ou pai de uma criança agitada, não a leve para a visita, pois elas correm e gritam pelos corredores da maternidade e isso é muito desagradável, se for o caso suba primeiro enquanto o marido ou alguém fica com a criança e depois vocês se revezam para a visita.
  
Na meternidade é comum haver algumas intervenções da equipe médica dentro do quarto, então a orientação é se retirar!
Atenção aos papais do novo bebê: se vocês forem muito festeiros, pode ser que queiram fazer deste momento um evento maior, levando quitutes e bebidas para o quarto, mas atenção! A mamães estará lá, haverão intervenções médicas etc, o bebê na maioria das maternidades fica a maior parte do tempo no quarto - então que haja ESPAÇO suficiente para receber visitas com mais, digamos, animação... Neste caso, que tal pegar uma suíte na maternidade?

Eu digo que é sempre válido dedicar um tempinho para descobrir como a nova família deseja ser recebida, e, para os novos papais, mesmo que desejem festejar, vale pensar na seleção e quantidade dos convidados. Lembre-se: bom senso sempre!!!!
 
Charutos nem preciso dizer né papais? Os admitidos somente os de chocolate mesmo! Mas evitem levar chocolates para a mamãe pois este não é um momento adequado, e flores, apesar de lindas, ficarão enfeitando o corredor e muitas vezes nem levam para casa tanho é o número de vasos recebidos, portanto gastem seu rico dinheiro com coisa mais útil.

NUNCA utiliza o banheiro do quarto, ele é exclusivo da mamãe e assim, se estiver com muita necessidade, vá em um dos banheiros que provávelmente tem nos corredores do hospital. NUNCA também peçam para tocar o bebê ou carregar no colo, mexer no pezinho etc, á não ser que a mãe insista muito em dá-lo - e claro, também nem precisaria escrever, mas... AS MÃOS DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE LIMPAS E HIGIENIZADAS!

EVITE DAR PALPITES inclusive sobre a amamentação que é um dos alvos prediletos das visitas palpiteiras,o que pode ser muito bom para mãe e o bebê, se elas souberem dar apoio e que seja de alguém que já tenha passado por isso e possa dar exemplos e não somente dar palpites.

Suas palavras de incentivo devem contribuir para mãe descobrir um jeito próprio de criar o filho,
e visitas íntimas, como mãe e sogra, devem dar suas sugestões ou esclarecer dúvidas diante da equipe médica.
Tire foto somente com a permissão dos pais, não se esqueçam disso NUNCA! E postar na internet via Facebook, Instagram, Twitter, nem preciso dizer não é mesmo...? Se isso for feito deve ser feito pelos pais!

Decoração, acredito que o enfeite da porta seja o suficiente e para servir no quarto às visitas, sempre algo doce (o salgado na minha opinião dá entender que poderá ficar mais tempo, já que depois do salgado deve-se passar a comer o doce), podem ser pequenos mimos em forma de docinhos, pães de mel, brigadeiros gourmet etc

Quanto ao ítem lembrancinha, lembrem-se que menos sempre é mais: dê às suas visitas algo útil, como um pequeno difusor de cheiros entre outros - e sejam criativos, pois nesta hora as idéias e o bolso contam muito, né?

Espero que eu tenha ajudado!

Um grande beijo,

Amandica
Amanda Accioli
@Amandica_Indica 

Um comentário:

  1. Excelente artigo Amandica! Todos deveriam ler! rs Bjs! Renata Zulma.

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.