5 Alertas para melhorar seu sorriso, texto do Dr. Ney Scrheiber



Muitos ficam surpresos porque pessoas têm um sorriso tão bonito, enquanto outras tentam, mas nunca alcançam o mesmo resultado? Acredite ou não, os segredos para se obter um lindo sorriso são pequenos passos que cada um de nós pode tomar. Abaixo listamos 5 alertas que poderão levar você a ter um sorriso melhor e mais branco.

Tire um tempo extra para dar aos seus dentes o cuidado que eles merecem.

Você sabia que leva de 2 a 3 minutos para escovar os dentes adequadamente, porém as pessoas gastam menos de 30 segundos? Por quê uma escovação mais longa é tão importante?

Tudo diz respeito à bactéria. Milhões de bactérias habitam e trabalham em nossa boca. Elas se alimentam de restos de alimentos após a ingestão de qualquer coisa que comemos ou bebemos. Os ácidos são produtos resultantes da ação delas sobre os alimentos. Estes ácidos é que irão corroer os dentes criando cavidades ou cáries.

A escovação irá remover as bactérias de seus dentes, impedindo a formação de ácidos. É importante, contudo remover a bactéria de toda a superfície dental com uma correta e cuidadosa escovação. Isto deve levar em torno de 2 a 3 minutos.

2. O uso correto e generoso de fio dental poderá salvar seus dentes e seu sorriso.

O.K. então você já ouviu que necessita usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. Mas alguém já lhe disse o por quê? Novamente tem tudo haver com bactéria. Elas ficam entre um dente e outro, onde a escova não alcança, e somente com o uso do fio é possível livrar-se dela e, por conseguinte, dos ácidos que causam cárie.

Caso estas bactérias permaneçam por período prolongado, são capazes de invadir e destruir a gengiva e tecido ósseo. Assim, o uso de fio dental previne a doença cárie, doença gengival e periodontal.

3. Não é somente à bala ou doce que é perigoso ao seu sorriso.

Você sabia que muitos alimentos além das balas e doces promovem cáries? As bactérias alimentam-se de balas, doces produzindo ácidos. Porém as bactérias não se utilizam somente de açúcar de bala para produzir ácidos, mas também qualquer alimento que contenha açúcar e carboidratos. Isto inclui frutas, manteiga de amendoim (amendocrem), bolachas, batata frita pipoca etc.

São especialmente perigosos os alimentos como flocos de milho com açúcar e manteiga de amendoim. Esses e outros alimentos aderem-se a superfície dos dentes produzindo uma constante formação de ácidos e multiplicação das bactérias.

O que podemos fazer para nos proteger? Bem escove seus dentes após cada refeição, fazendo isto estaremos removendo ambos as bactérias e os restos alimentares. Caso você não possa escovar, tente enxaguar com líquido assegurando menor quantidade de detrito sobre as superfícies dos dentes.. Mascar chicletes sem açúcar também ajuda, pois estimula a salivação e esta atua como um agente autolimpante e de defesa contra as bactérias através dos anticorpos.

4. Pare de escovar tão forte, lembre-se que escovação é jeito e não força.

É incrível, mas aproximadamente duas em cada três pessoas destroem seus dentes escovando de forma forte. Não precisamos realizar pressão para remover bactéria, alimento e placa. Infelizmente, as pessoas pressionam três a quatro vezes mais a escova contra os dentes e gengiva causando destruição dos mesmos. Clinicamente como conseqüências temos: retração gengival, dentes sensíveis, cavitações nos dentes e cárie nas raízes. A Alerta escovação dos dentes é uma aula que irá ajudá-lo a escovar seus dentes de maneira segura e melhor, prevenindo as lesões acima. Agende gratuitamente com nossa higienista uma aula de prevenção: Alerta na escovação.

5. Reduza sua dependência de café e ingestão de alimentos entre as principais refeições.

Acredite ou não, café é uma das mais perigosas ameaças para seu sorriso. Manchas de café tiram à naturalidade e brancura de seus dentes. Pior ainda a maioria das pessoas toma café o dia inteiro e isto produz fonte de alimentação para as bactérias com constante formação de ácidos que produzem cáries.

Para piorar a situação, o café pode produzir pequenas rachaduras nos dentes devido a diferenças de temperatura por um período prolongado e constante. Como conseqüência, essas rachaduras permitem a penetração de bactérias no dente e alteração de sensibilidade ao quente e frio.

Evite ingerir alimentos entre as principais refeições, isso levará a um maior número de bactérias, formação de ácidos e maior propensão a doença cárie

Dr. Ney Schreiber Costa Jr. C.D., M.D.S

Especialista e Master of Dental Science-University of Connecticut-U.S.A

Pós-Graduado na Computer Esthetic Restoration Clinic-University of Zurich-Switzerland.

Academic of Pierre Fouchard Academy.

Member of American Academy of Cosmetic Dentistry




Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.