Alfenim – Arte antiga e bem elegante para mesas de doces, por Patricia Finotti nossa colunista de Goiânia (GO).

Conversando com a indicadíssima de Amandica Indica, Dra. Camila de Freitas, foi me dada a sugestão de pauta muito interessante para uma matéria a ser publicada aqui: “Por que não trata dos doces cristalizados e do alfenim?”. Como Dra. Camila e eu temos um gosto especial por trabalhos manuais e que sejam singulares, a idéia foi agradavelmente bem vinda. Comecei a minha busca por informações e foi muito interessante o que eu descobri.


Alfenim vem do Árabe “al-fenid” que significa aquilo que é branco, alvo. É uma massa de açúcar, água, limão, clara em neve e polvilho, que se leva ao ponto enquanto está quente, moldando figuras, como: flores, animais, sapatinho, chave, menina, ou o que a imaginar desejar. Assim, essas obras de arte são uma excelente opção para enfeitar mesas de doces de batizados a casamentos, e porque não até decorar os bolos.
 Aqui eles enfeitando bolachas - da Sonho Meu

A grande questão é que não são fáceis de serem feitos ou de serem encontrados. Muitos dos jovens se querem já ouviram a respeito de tal mimosura, que em nosso estado, é popular na cidade de Goiás Velho, e foi introduzido pelos colonizadores portugueses. Entretanto, são poucas as pessoas nos dias de hoje que se propoem a feitura de tal obra de arte, talvez mesmo, por requerer a habilidade de um artista.

Enfeitando docinhos

Em minha pesquisa descobri que somente uma senhora em Goiás Velho faz o docinho. Também, que há a intenção de decretar juntamente com o Empadão Goiano, como patrimônio imaterial do Brasil, sendo incluídos no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em que se registram conhecimentos e modos de fazer tradicionais e coletivos. Em Goiânia, soube que a Sonho Meu - http://www.sonhomeuchocolates.com.br/ – recebe encomendas, com no mínimo uma semana de antecedência, a R$ 100,00 o cento.

Bom, para uma próxima matéria, seguirei a segunda sugestão de Dra. Camila de Freitas: Doces cristalizados, muito populares aqui em nosso estado.


 
Receita de Alfenim:

INGREDIENTES E MEDIDAS

- 5 kilos de açúcar
- 1 colher de café de clara em neve

- 1 litro de água

- 1 colher de chá de limão

MODO DE PREPARO

Mistura bem o açúcar, a água e a clara. Leva ao fogo sem mexer e quando começar a ferver retira a espuma para limpar a calda. Acrescenta o limão, ferve mais um minuto, borrifa um pouco de água pela superfície da calda, desliga o fogo e reserva - esta é a calda base. Quando esfria, retira a crosta de açúcar que se formou na superfície da calda. Em seguida, vai tirando porções de calda aos poucos e levando ao fogo para dar o ponto de moldagem, que se testa na água fria. Estende-se a calda no mármore molhado, espera esfriar uns poucos segundos, solta as bordas com uma espátula como se trabalha com chocolate. Quando a calda chega ao ponto de temperatura possível para ser manuseada, ela é puxada e repuxada até o ponto ideal para moldagem. A última etapa é a moldagem das figuras, usando polvilho para refrescar a mão e evitar queimaduras. É importante lembrar que se não for quente não se conseguem moldar as figuras.

Patricia Finotti

Um comentário:

  1. Oi Patrícia!

    Eu nem sou tão jovem, mas nunca tinha ouvido falar nesse doce artístico. Lindos mesmo, mas nada fáceis de fazer, né?

    Beijos e adorei a indicação desse site.

    Claudiene

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.