Noivas e arte sacra: o terço entre os acessórios mais desejados por elas!

Hoje em dia muitas noivas têm lançado mão dos terços para substituir o buquê ou até mesmo para complementá-lo, mas como será a forma certa de usá-lo? Será que só as noivas religiosas e católicas podem usar?



Sim, o uso do terço está em alta, é uma peça lindíssima, de beleza indiscutível! Eu por exemplo sou fã dos terços da Rosana Negrão, que infelizmente eu não conhecia na época do meu casamento, mas pude utilizar uma peça dela nas minha Bodas de Couro à beira da praia!

É indiscutível que esta peça deixa qualquer noiva mais completa para sua entrada pela nave da igreja, momento único e que vai arrepiar de emoção qualquer mulher que passou por isso, pelo resto de suas vidas! Além de enobrecer o buquê é claro...


Geralmente quando o terço é confeccionado para a ocasião do seu casamento, a noiva costuma levar para  a pessoa que irá fazê-lo a imagem do santo de sua devoção (no meu caso, nas Bodas, foi a imagem de Nossa Senhora de Fátima que sou devota desde criança, ou seja, tinha um significado maior ter a imagem dela ali naquele terço); após é montado o terço personalizado (pelo menos na Rosa Negrão é assim), com o tipo de pedra, o tamanho do terço e do crucifixo que ficarão à escolha das noivinhas.


Geralmente são as noivas católicas que os usam, mas também são confeccionadas peças específicas com o símbolo da Igreja Anglicana, e poderá o terço ser comprado ou poderá ser primeiro aluguel, pois não é uma peça tão barata, pelo requinte que ela oferece. E vejo que, no caso de noivas não cristãs, ou seja, que não pertençam a nenhuma ramificação da igreja católica (como é o caso da Igreja Anglicana), não haverá motivo, ou seja, ou significado maior em carregar um terço, um crucifixo, a não ser que ela queira a qualquer custo somente pela beleza e pelo seu desejo! Como ela é noiva, e se não afrontar a religião das famílias dos noivos, também não vejo problemas em usar o terço como complemento do seu traje.

É interessante salientar que, o terço não substitui o buquê, aliás a idéia é de complementação, pois o brilho dos cristais, a sofisticação das pedras ou mesmo das pérolas se estas são as escolhidas, destacam as cores do buquê, ficando mais chique; porém, não há nada de errado se a noiva optar entrar só com o terço, aí sugiro que a peça seja realmente de um brilho incrível e de um tamanho que possa dar destaque à peça que estará sozinha em suas mãos e isso vale também para as noivas que entram com um só ramo de flor, como por exemplo a kalas ou copo de leite muito usados nesta caso!


Se a noiva estiver usando outros acessórios como colares, brincos chamativos etc, o terço deverá sempre ser composto de pedras e cores claras para ficar umm acessório que complementa sem brigar com o restante dos acessórios, mas sempre lembranco que o que deve-se ter atenção é tentar harmonizar com o tom do vestido, das jóias e até do buquê.

Por exemplo, no caso de um vestido off-white fica lindo um terço de pérolas; já um branco bordado com cristais fica lindíssimo um modelo de cristal, podendo ser liso transparente, facetado ou crequelado, um luxo! Já um vestido branco com pouco brilho pede pedras foscas e brancas e assim vai...mas com certeza a pessoa que estará confeccionando o terço para você poderá auxiliar a noiva em tudo!


Algumas noivas optam em restaurar terços antigos, por terem uma história de família, considerados relíquias de família na verdade, por terem sido usados por pelo menos 2 gerações! Muitas vezes uma simples limpeza na peça ou a troca de uma peça já é suficiente, diz Rosa Negrão, e também há casos de montahem de um terço através de um crucifixo de família.

Bom, ficam aqui algumas dicas que eu aprendi de tanto conversar com minha querida designer de jóias e grinaldas Rosana Negrão, assim pude entender um pouco mais sobre o uso dos terços que realmente dão destaque ao visual da noiva e ainda trazendo um grande significado para quem o carrega!


OBS: das fotos só o primeiro terço é da Rosana, os demais são fotos aleatórias do banco de imagens do google!

Um grande beijo e ótimo domingo,

Amandica Accioli

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.