Bate-papo com o designer de eventos e assessor Flávio Xavier!

Hoje, um gostoso baté-papo com Flávio Xavier que abrirá um pouco do seu coração de profissional para nós! Seguem as respostas conforme me foram passadas!


1- Flávio, conte-nos como surgiu a Bela Emília Eventos e por que este nome?

Sempre trabalhei com profissões e atividades ligadas a artes, criatividade, estética, decoração e organização e ao sair de meu último emprego onde trabalhava como gerente de eventos uma das clientes desta antiga empresa por afinidade e gostar de meu trabalho como assessor de eventos cancelou o contrato e me deu a honra de trabalhar para ela. Desta oportunidade resultou a certeza de querer trabalhar minha carreira solo por assim dizer. A Bela Emilia é uma flor que conheci neste meu último trabalho me surpreendeu e encantou por ser uma flor singela, simples mas com um charme e delicadeza impar o que tem a ver com meu estilo de trabalho, por isso o nome de Bela Emilia eventos.

2- Vc acha que a assessoria é fundamental para um evento de sucesso? Porquê?

Sim, pois hoje em dia os eventos em geral estão cada dia mais sofisticados e com novidades e fornecedores diferenciados a cada dia. Para que um evento siga da forma idealizada pelos organizadores e contratantes há a necessidade de um profissional responsável para organizar, fiscalizar e orientar todas as etapas da montagem e desmontagem deste evento. Com tantos detalhes e pessoal envolvidos não dá mais para deixar nas mãos de funcionários despreparados ou parentes e amigos como se fazia antigamente.

3- Já passou por alguma saia justa como assessor? Conte-nos!

Algumas. Pedidos absurdos como impor a vontade da noiva sobre o noivo ou vice versa, ter que gentilmente insistir em reuniões particulares sem a mãe da noiva ou da debutante pois elas estavam mais atrapalhando do que ajudando, várias vezes dei uma de psicólogo como ouvir reclamações e desejos de pais, noivos, avós e ter que chegar a um ponto de equilíbrio. Mas ter que conseguir um striper para uma despedida de solteiro, pois o noivo queria agradar a gregos e troianos, foi de longe a mais cômica pois o noivo não sabia como chegar em mim e me fazer o pedido, mas entre várias desculpas, gaguejadas e sorrisos tudo se resolveu. Inclusive a tal festa tive que organizar, fiscalizar e guardar segredo.

4- Também sabemos que é designer em flores (decoração). Você quando assessora também decora? Conte-nos mais sobre seu trabalho!

Bem meu pai é tapeceiro e minha mãe uma mulher bem prendada, daquelas de antigamente que faziam de tudo um pouco do tricô a pintura de tela e cerâmica, o que me deu uma bagagem estética, artística e um olho clínico aguçados e como sempre estudei e trabalhei com áreas ligadas direta ou indiretamente as artes, estética, visual, etc... já havia feito decorações de casamentos e noivados de amigas(os), de jantares e chás a maioria como presente, destas decorações houve convites para outros trabalhos que aceitava, mas sempre como um segundo trabalho pois tinha um trabalho fixo. Meu último emprego em 2008 foi com uma decoradora, como gerente de eventos, e este mundo das decoração me encantou pela agilidade, por trabalhar sempre com o belo e por poder colocar em prática de forma variada todos os talentos que possuo e ver valer a pena os investimentos em cursos que fiz.

Penso que apesar de ser ter vários talentos e conhecimentos cada momento é único e para se ter um bom resultado temos que deixar alguns de lado e priorizar o que está sendo solicitado no momento, portanto quando me contratam como assessor eu indico decoradores que trabalhei com eles como florista e quando estou como decorador indico assessores que conheço.

Sobre meu trabalho gosto de aliar bom senso, bom gosto e o principal o gosto do cliente. Gosto muito de criar, combinar estilos, formas e texturas e de surpreender com detalhes, combinações de cores e peças diferenciadas.

5- Qual o aspecto mais importante que o decorador deve se atentar em um evento?

Muitos são os aspectos a serem observados (Tema ou motivo do evento, local, cor e texturas das paredes, pé direito, iluminação, localização das mesas, número de mesas , cores de toalhas e guardanapos, das flores, etc..) mas para mim o mais importante é conhecer bem o cliente seu gosto, e dentro disto saber orientá-lo sobre o melhor para ele, nós decoradores trabalhamos, acima de tudo, com expectativas que se não forem superadas causam decepção e frustração.

5- Algum evento que te marcou e emocionou muito? Por quê?

Sim, na verdade dois:

Um me deixou chateado pela dominação que uma mãe tinha sobre sua filha e a alta vontade desta mãe se realizar na festa de 15 anos de sua filha o que apagou a filha por completo durante a organização mas a festa para a filha foi um momento de libertação onde ela pode brincar, sorrir, dançar sem se preocupar com nada e ainda agradar a mãe.

O segundo foi na decoração de uma bodas de prata onde não me deixaram ver a retrospectiva no dia e ao passá-la os filhos do casal me fizeram um singela homenagem me considerando o mais novo amigo da família e a surpresa continuou quando cheguei em casa e tinha uma réplica do bolo, docinhos com um champagne para mim além de uma cartão pra lá de emocionante.

Espero que tenham gostado do nosso bate-papo de hoje! E não deixem de fazer seus orçamentos com o Flávio que como indicado meu, fará preços especiais para minhas (meus) leitoras (es)!

PS: novidade quentinha: quem frequentar a sala de estética do Jacques Janine do Morumbi vai encontrar a assinatura do Flávio Xavier nas flores que vão alegrar e dar um toque especial ao espaço...chique não?

beijos e até a próxima,

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.