Estava faltando...Relato de um lindo Bat Mitzvah pelo olhar da mãe Cristina Nudelman!



"Bat, significa"filha de" e mitzvah, significa "mandamento". Assim, uma Bat Mitzvah significa literalmente,
filha do mandamento. A menina judia ao completar 12 anos, mantém o compromisso de obedecer e praticar os mandamentos recebidos por Moisés.


É uma comemoração linda, onde mãe e filha se identificam, compartilhando sonhos e alegrias. E aos 12 anos as meninas são assumidamente sonhadoras.Com o tempo, as meninas foram ganhando espaço e o Bat Mitzva agregou modismos com status de cerimonial.

Esta festa na sua grandiosidade se assemelha a uma festa de quinze anos, acrescida do seu teor religioso e cerimonial próprio.


Um dos mais lindos momentos e do qual me recordo com emoção foi a cerimônia das velas.

Para acender as 12 velas do bolo, correspondentes à idade atingida, são escolhidas as pessoas mais queridas. Estas são especialmente homenageadas num discurso que descreve as razões pelas quais elas foram as escolhidas. Emocionante! Compenetrada, Mariana, minha filha, fez seu discurso, como pede a tradição e pedia seu coração, homenageando amigos, familiares e os pais.


Doze casais foram escolhidos para a valsa e outros para apresentação de uma coreografia especial. Foram 2 semanas levando a garotada às aulas de dança depois da escola.Uma farra! As meninas vibravam com cada detalhe. Foi um alegria!

Mariana dançou o tema da Bela e a Fera com o pai e prosseguiu dançando com seu primo acompanhado pelos casais, que entre 11 e 12 anos emocionavam a todos nós. Depois seguiu-se a coreografia onde todos amigos puderam participar.Cada um teve seu papel importante na festa! Inesquecível!

Sempre festeira e responsável, participou de todos os detalhes. Da elaboração do seu discurso ao cerimonial. Eram,tantos detalhes! Aulas de dança, confecção de vestidos, aluguel de ternos e lembrancinhas.


Foi um grande desafio, informar e sensibilizar os participantes, pois minha filha não estudava numa escola judaica, as tradições e cerimonial eram totalmente desconhecidos dos amigos. Eu venho de uma família católica. Mas como tudo que é feito com o coração, emociona e encanta a todos, o Bat foi um sucesso seguindo as tradições!

Ficha Técnica: convites Anna Griffin, decoração d 'A hebraica, Leonor Flores e Cristina Nudelman, docinhos e bolo D. Fifi, serviço a cargo doBuffet França,Dj e Banda SP3".


O blog da mãe que fez este relato, é o http://criz-motherofthebride.blogspot.com/, e o e-mail de Cristina é mcnudelman@uol.com.br  caso queriram se comunicar com ela!

Espero que tenham gostado do nosso relato de hoje!

Um grande beijo,

Amandica Accioli!




Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.