Noivorexia - veja se você passou ou passa por isso!

A noivorexia ataca! E me atacou também!
Esta foi uma matéria que saiu na Nova em 2005, da qual participei, pois fui atacada pela "noivorexia" para poder subir ao altar linda e magra! Mas será que estava saudável?

"Oito meses antes de casar, Amanda Salusse, de 31 anos, subiu na balança e deu de cara com indesejáveis 63 quilos — 3 a mais do que considerava ideal. Tomou medidas urgentes. “Recorri às anfetaminas até chegar aos 59. Daí, aderi à malhação, fechei a boca e cheguei aos 56. Casei com cinturinha de pilão”, lembra.

Esta foi a matéria que participei na época para a Revista Nova (clique em cima para ampliar):

                                           
Atual febre entre mulheres à beira do altar, a meta de caber num manequim de Barbie está sendo chamada de noivorexia, uma espécie de anorexia que leva noivas a entrar num “topa tudo para emagrecer”. “Elas fazem plástica, lipo, drenagem...”, conta Rosa Maciel, assessora de casamentos.

Algumas desenvolvem bulimia, fazem jejum sem orientação médica... “Já me pediram para emagrecer 10 quilos em dois meses”, conta João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo. Mais uma prova desse movimento: “Noventa por cento das noivas que vêm ao ateliê enxugam”, conta a estilista Flavia Galli. “Até apelidamos uma de alfacinha, pois só almoçava e jantava... alface.”

De onde vem essa ânsia de ficar tão leve quanto o próprio véu?


Noivas queridas, eu não acho errado querer ficar linda e esbelta dentro de um vestido de noiva, afinal eu quis também um dia ficar assim, mas deve-se tomar cuidado para não sair do controle e acabar extrapolando os limites do saudável!

Além de recorrer à remédios sem prescrição médica ou mesmo com prescrição mas que são na verdade uma "bomba relógio", já vi noivas que se casaram mais ou menos na mesma época que eu realizarem hidrolipo, lipoaspiração geral, fazer várias cirúrgias plásticas sendo a mais recorrente a de silicone nos seios junto com um rígido e maluco regime para ficar "fininha e de peitão", enfim...eram tantas loucuras, que eu achava na verdade a coisa mais normal do mundo as coisas que eu fazia, como tomar anfetaminas!

Porém após ser "noivoréxica", você vai para casa, acaba aquela loucura do casamento, começa uma rotina e muitas vezes o efeito rebote é enorme para as recém-casadas, e ex-noivoréxicas, e eu posso falar com toda minha experiência: NÃO VALE A PENA! Acabei engravidando 2 anos e meio depois com 73kg, ou seja, com 17 quilos à mais do peso com o qual me casei!

Então, se você também quer casar com cinturinha de pilão, linda, esbelta e maravilhosa dentro de um vestido de noiva, pense em também casar-se SAUDÁVEL! Mesmo com as loucuras dos preparativos do casamento e toda ansiedade que cercam as mulhetes (e muitas acabam comendo demais!), procure um nutricionista, faça uma dieta meses antes, ou até mesmo comece um ano antes caso necessite perder alguns quilinhos a mais, vá caminhar com seu cachorro, com seu MP4, largue o carro na garagem, compre barrinhas de cereais em vez de bolachas recheadas, se alimente de coisas saudáveis (frutas etc) a cada 3 horas ou mesmo com o tempo e o orçamento apertado por conta do casamento, procure uma academia de bairro (geralmente mais barata que as grandes academias) e freqüente-a pelo menos 3x por semana, por no mínimo 45 minutos, e também acelere o ritmo em uma clínica de estética que pode auxiliar e muito no seu emagrecimento, e seja uma noiva linda e com saúde!

Vocês podem não querer se casar parecendo o próprio bolo de noiva, mas extrapolar os limites do bom senso pode trazer graves prejuízos à sua saúde! Imagina ficar doente, com a resistência baixa na semana do próprio casamento? Ninguém merece né?

                                                     
Posso garantir que na hora em que vocês forem ter sua prole, ou seja, quando estiver na hora de engravidar, vocês estarão com o peso "em cima", mesmo casadinhas, fazendo almoço e jantar pro maridão!

Adoro esta charge: a noiva de biscuit cópia fiel da própria noiva, de tão gordinha e pesada afunda no bolo!

Não deixem isso acontecer, mas tenham consciência de seu corpo e saúde, física e mental (não se esqueçam que remédios mal prescritos e tomados sem moderação, podem mexer com seu psicológico!)
                                                                  
beijos,

Amandica

- Indico:
*Dra. Kátia Lopis Camargo kau.sp@uol.com.br (psicóloga)
*Dr. Pedro Ballester http://www.bellesterclinica.com.br/ / pballester@ajato.com.br  (tratamento da   beleza com saúde e consciência: fisio, estética etc)
*Dra. Vanessa Marques - vancmarques@yahoo.com.br fisio e tratamentos do corpo da mulher consultório e à domicílio

3 comentários:

  1. É verdade , muitas noivas fazem de tudo pra emagrecer e nao tomam cuidado, acabam prejudicando a si mesmas.
    Eu confesso que pirei na minha primeira prova do vestido, mas tb de vez emagrecer comecei a engordar sem parar!!!!!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Miriam (@miriamcardc)20 de junho de 2011 às 10:09

    Acho que toda noiva passa por isso, algumas com maior intensidade que outras. Sou noiva, caso no final de agosto, e no inicio desse ano procurei uma clinica para auxiliar no objetivo "ficar linda no meu vestido", tomei alguns remédios que n teve muitos resultados e logo parei. Agora só na dieta (basicamente comer de 3 em 3 horas) e massagem para relaxar. A costureira disse que perdi medida, e tive que tirar novas medidas, e ela estava certa!!
    A primeira prova do vestido será essa semana, essa deve ser a pior parte para a NOIVOREXIA.

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, muito oportuna e de alerta! Parabéns!Beijos, Zildetti Montiel

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.