O marco da minha paixão por casamentos: O enlace matrimonial dos Príncipes Charles e Diana!

Hoje acordei inspirada em homenagear um dos casamentos mais lindos que já vi! Si, eu tinha apenas 7 anos de idade em 1981 e só pude ver este casamento pela televisão é óbvio, mas como já era apaixonada por noivas e cerimônias, tanto que no colégio desde o pré-primário (da época) eu desenhava noivas com véus enormes e fazia meus pais pararem o carro sempre na frente da Catedral do Embaré em Santos, cidade onde eu morava na época, para poder ver as noivas adentrando a igreja, bem como fazia eles me levarem até os jardins da praia onde a maioria dos casais faziam seus ensaios fotográficos e eu podia ver as noivas lindas, reluzentes de branco, véu esvoaçante sob a brisa da praia...ai como era bom.... acho que sempre fui uma romântica!

Então, quase nesta mesma época em que nasceu esta minha paixão por casamentos e noivas, aconteceu o casamento que entrou para a história do mundo, das rainhas, das princesas e das pleibéias, e entrou para a minha história também, como um conto de fadas REAL, literalmente! Se o casamento deu certo ou não, isso é outra história...mas ele foi simplesmente DESLUMBRANTE E APAIXONANTE!

O casamento do casal Diana e Charles teve lugar na Catedral St. Paul no dia 29 de Julho de 1981. Foi realizado pelo Bispo de Canterbury que o descreveu como “um conto de fadas”, e realmente foi! A cerimónia foi vista na televisão no mundo inteiro por milhões de pessoas inclusive por mim! rs 



Quando Lady Di, como ficou conhecida mais tarde, apareceu com este vestido maravilhoso (sim, porquê este vestido hoje pode parecer "brega" para alguns "fashionistas" com estas mangas bufantes, tanto tecido formando um bolo abaixo da cintura, mas foi copiado por milhares de mulheres por mais de uma década no mundo todo, e cá entre nós, para mim, ele não tem nada de "brega", para mim ele é um clássico até hoje), e todo este glamour de bouquet em forma de cascata, jóias etc, fez com que toda mulher, menina e criança como eu, se emocionassem e sonhassem um dia com seu próprio conto de fadas!
Segundo a imprensa britânica, uma das coisas que tornou este casamento mágico, para além do anel de noivado de safira de 18 kilates, foi o fato de Lady Di ter chegado à catedral St. Paul’s Cathedral num carro de vidro, sendo filmada a percorrer a passadeira que a conduzia ao altar durante quatro minutos - e eu juro que lembro desta cena até hoje!

Aliás se alguém souber de algum documentário em DVD sobre este dia memorável, me avisem, vou comprar e guardar para minhas netas! 
 
 

Nos sapatos de casamento da Lady Diana, 150 pérolas cobriam o motivo central em forma de coração, um luxo digno de uma princesa como ela, que além de linda, era simpática e conquistou toda uma Nação e mais tarde o mundo.
 
 

Foi um momento de celebração nacional e o evento foi simplesmente referido como o Casamento Real. Milhares de pessoas encheram as ruas da capital, para testemunhar a ocasião.
 
 

O casamento real de HRH Príncipe Charles e Lady Diana Spencer foi considerado um dos ícones do século XX, tendo ficado gravado na memória de milhões de pessoas em todo o mundo (como eu descrevi, inclusive eu!). Mais de 800 milhões de pessoas assistiram ao casamento, pela televisão - e eu lá em Santos, do meu apartamento, aos 7 anos, chorei ao vê-la assim de noiva!


De todas as imagens do dia de casamento, o primeiro que vêm à cabeça da maioria das pessoas é a chegada da Diana à Catedral de St Paul, revelando o segredo mais bem guardado de sempre: como seria o vestido de noiva real - este mesmo que eu escrevi como copiado por milhares de mulheres durante mais de uma década!



Para os desenhadores de moda, David Emanuel e Elizabeth Emanuel, criar o vestido de noiva da Diana foi “um conto de fadas tornado realidade”. Tendo sido apresentados a Lady Diana Spencer em Fevereiro 1981, os Emanuels rapidamente se tornaram um dos seus criadores favoritos, bem como das grandes estrelas e mulheres com poder aquisitivo à altura.

A foto abaixo é de um livro lançado há alguns poucos anos descrevendo só sobre o Vestido, "A Dress for Diana", porém eu ainda não o encontrei em lugar nenhum, está esgotado quase no mundo todo, e parece que custa uma "modesta fortuna"...rs. Mas eu compraria!



Oficialmente encomendado pelo Palácio de Buckingham, os Emanuels trabalharam em conjunto para a concepção de um vestido que jamais será esquecido, JAMAIS! Cada passo do processo foi concluído em segredo total para garantir que ninguém, principalmente a imprensa do mundo inteiro, possuísse o menor vislumbre do famoso vestido, até o dia glorioso do mês de Julho quando aconteceu o casamento real.

Hoje o vestido está assim, para que todos possam admirá-lo!
 
 

A Tiara de ouro usada, era com diamantes colocados em prata. Embora a tiara Spencer seja tradicionalmente datada de 1767, o seu estilo parece remontar aos anos de 1830. A tiara foi restaurada em 1927 por Asprey &Co Lda, com pedras retiradas de várias jóias doadas pela família Spencer. Os pequenos rolos em cada extremidade são o que resta da configuração anterior.
 
 

 
Diana levava esta tiara de diamantes em muitas ocasiões reais, a mais famosa foi o seu próprio casamento.
Tradicionalmente, os eventos reais são marcados pelos membros da familia real apenas acenando para a multidão, então oe beijo do Príncipm sua Princesa causou alguma admiração em todo o mundo como demonstração extrema de carinho e amor.




O anel de compromisso de safira e diamantes que Lady Di usou foi criado por Garrards em 1980, com uma safira de 12 quilates rodeada de 14 diamantes solitários, incorporados em 18 quilates de ouro branco. Já a aliança de Ouro Galês que foi o anel de casamento da Princesa foi feito do “resto” de uma pepita suave do ouro galês, extraída da famosa mina de Ouro “Clogau St David”. A mesma pepita também forneceu os anéis da Rainha mãe, a Rainha, Princesa Margaret e a Princesa Anne. No interior da simples aliança em ouro, gravaram as palavras “I Love You, Diana”.




A Princesa tinha 20 anos e mais tarde descreveu o dia como um dos mais felizes da sua vida

A partir deste momento, a Princesa tornou-se uma figura internacional, fotografada e documentada em todas as suas deslocações.
 
 
 

A Républica Federal da Suiça presenteou a Rainha em 1947, com prenda uma de casamento que foi desenhado por Vacheron & Constantin, a maior e antiga fábrica de relógios do mundo. A Rainha ofereceu o relogio como prenda de casamento a Princesa, em 1981.


Isso é só um pouquinho das curiosidades que cercaram o grande dia da Princesa que vai morar em nossos corações para sempre! E hoje, apesar dos meus 36 anos, agradeço muito de em julho de 1981 ter 7 anos, pois apesar da pouquíssima idade, tenho na memória até hoje muitos dos passos televisionados na época deste verdadeiro conto de fadas!

Um grande beijo,






Um comentário:

  1. E nem era nascida, mas com meus tb 7 anos, mas lembro claramente de ver vídeos e simplesmente me emocionar vendo o casamento, sonho sonho!

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.