Daminhas e pajens: quanto mais original melhor!
Ah...as crianças! Casamentos com elas tem mais leveza, mais ingenuidade no ar...é claro que não são todos os casais que querem daminhas e pajens ou mesmo que possuem crianças em sua família ou que sejam filhos de amigos muito próximos para ocupar este espaço tão lindo no casamento....mas que são graciosas demais são não é mesmo?
A daminha de honra e o pajem abrem a passagem da noiva na cerimônia religiosa e/ ou carregam as alianças, e seguem emocionando os convidados, eu por exemplo me debulho em lágrimas quando vejo uma cerimônia que tenha estes anjinhos fazendo parte de um momento tão importante!
As crianças acabam adionando à cerimônia toda a magia da inocência que a infância tem a oferecer, e ajudam a criar uma atmosfera perfeita e totalmente digna de um verdadeiro conto de fadas.
Geralmente, quando a noiva está organizando os preparativos do casamento é de costume convidar uma ou mais crianças para dama-de-honra e/ou pajem. Normalmente, são crianças próximas: filhos de parentes ou de amigos, que signifiquem muito para o casal; na época eu convidei crianças da família do meu noivo na época, fiz todo um ritual, fiz um convite especial impresso que entreguei aos pais pedindo a honra da presença deles na nossa cerimônia, presenteei as crianças e ainda fiz questão de pagar a roupa de cada uma delas...mas isso não é regra ok? Cada um hoje faz da forma que melhor for para o casal e os pais das crianças, já que os noivos devem ter uma certa intimidade com os pais das crianças também!
Aconselha-se evitar crianças muito novas, pois na hora “H” o medo pode prevalecer e pode acontecer da criança não querer participar do cortejo; porém tem muitas crianças desinibidas, como foi meu caso, uma daminha de apenas 2 anos entrou e arrasou sem ninguém puxá-la pelas mãos e nem ficar chamando do altar para que ela andasse até lá! Isso vai depender de cada criança!
Porém, o mais indicado é convidar damas-de-honra e pajens maiores de quatro anos.
A quantidade de crianças varia de acordo com os desejos do casal. Entretanto, optar por duas daminhas e um pajem é suficiente para a realização do cortejo, e este também foi meu caso, pois no cortejo tive também 3 damas adultas, as "bridemaids" (já falei sobre elas aqui, é só procurar pelo nome na pesquisa ok?).
No momento de escolher o traje ideal para as crianças, a mãe da criança e a noiva precisam levar em consideração o estilo da cerimônia, horário do casamento, o local e principalmente, o que a noiva almejou para este momento tão especial, e nunca se esqueçam: o conforto das crianças, pois se elas não estiverem confortáveis, não serão tão angelicais e agradáveis na cerimônia, podendo ficar incomodadas, chorar, querer tirar a roupa etc.
Existe uma gama imensa de tonalidades e de combinações de modelos para vestir as pequenas damas. Mas a noiva deve dar preferência para as cores suaves e para os tons pastéis, que transmitem leveza e bom gosto. Não se esqueçam: o branco é específico da noiva, não recomenda-se fazer da daminha de honra uma réplica da anfitriã, ou melhor, da própria noiva!
Em casamentos realizados no período noturno, o traje da daminha de honra poderá contar com a presença de brilhos e de armações. Mas devemos lembrar que são apenas crianças e devemos ter cuidado com o excesso nos vestidos e que eles sejam CONFORTÁVEIS!!!.
Já nas cerimônias informais, os tecidos com estampas suaves e quase sem acessórios são os mais indicados, dão leveza e graça à cerimônia!
Eu aconselhor sempre a conversar com a criança, tanto o casal de noivos como os pais das crianças, explicando-lhes a importância de sua participação na cerimônia para evitar problemas, pois a maioria das crianças fica muito feliz ao saber que sua participação é essencial e que é muito bem vinda, e esforçam-se em fazer o melhor, por isso o conselho de terem mais que 4 anos, pois é uma idade em que eles entenderão "o recado"! Irão entender realmente que fazem parte de um momento muito especial.
É normal e muito delicado da parte da noiva, presentear as daminhas e pajens (assim como presenteia os padrinhos e convidados) por seu esforço e dedicação. O ideal é procurar por lembrancinhas exclusivas e personalizadas, que agradam e encantam (e como descrevi acima, fiz isso na hora da entrega dos convites para ser dama e pajem aos pais, e às crianças entreguei tais "presentes"), e isso pode ser feito no dia em que se convida a criança ou no dia de seu casamento.
Ótimas dicas são as bonecas e bonecos de pano e caixas personalizadas com sabonetes e outros produtos em forma de guloseimas, lindos e delicados!
Quem paga o quê?
Segunda a regra de etiqueta, a noiva fornece apenas os buquês, os arranjos de cabeça e as luvas, portanto, os pais das daminhas e pajens arcam com as despesas da roupa, mas isso depende muito de casa casal e tudo deve ser esclarecido quando você convidá-los a participar, dando aos pais das crianças a chance de recusar o convite.
É claro, nada impede que você cubra os gastos das roupas, se assim desejar.
O cortejo
Cada grupo entra em pares ao som de sua própria música, não a marcha nupcial.
As meninas caminham para o altar, em seguida, os pajens e, depois, as damas de honra (esta é a ordem clássica). As alianças são sempre trazidas por um menino, que as levará sobre uma almofada ou outro apetrecho escolhido pelos noivos. Se houver apenas daminhas, uma delas pode levar as alianças. Outra opção é formar casais de daminhas e pajens, que entram lado a lado, antes das damas de honra, fica lindo!!!
O cortejo caminha para o altar e divide-se, parte para a esquerda e parte para a direita. Caso seja apenas uma dama ou pajem, deve ficar do lado esquerdo.
Hoje em dia, as daminhas além da opção de levarem um buque de flores, há a opção de levarem bonecas de pano, ficam lindas, charmosas e o ar de ingenuidade bem acentuado - uma pena que em minha época ainda não existia esta opção!
Também já estão usando ursinhos de pelúcia no lugar das bonecas; e no caso de cerimônias mais informais ainda, ao ar livre etc, os pajens aparecem empurrando carrinhos etc...ao final, a criatividade pode ser uma grande aliada, veja o que combina mais com vocês e mãos à obra na realização deste sonho!
Hoje eu tenho certeza que quanto mais original e com "cara de criança" você noiva deixar o seu cortejo, mais lindo, emocionante e inesquecível ele será!
Espero ter ajudado com algumas dicas e idéias!
um grande beijo,
Amandica Accioli Salusse
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: