Amandica sai de "semi férias" e vai para seu refúgio com a família...
Todas as fotos são da Praia das Astúrias, Guarujá
Finalmente chegou o momento de "tentar" descansar um pouco....digo "tentar" pois com uma filha que fará 2 anos em 12/01, ou seja, em plena atividade e energia (graças à Deus), sem ajudante, fica um pouco difícil, mas só por poder respirar um pouco a maresia. colocar meus pés na areia junto com ela, brincar de "baldinho e comidinha" e fazer o que eu mais gosto: "lagartixar" no sol (isso quando a minha filha fica com o pai e eu posso fazer isso tranquilamente...rs)!
E também não vou deixar este meu cantinho de lado....por mais que me falem e comprovem que não há movimento nos blogs e sites nestes dias de festas e férias, não me importo, isso aqui é um pouquinho minha vida, ou melhor, um "poucão" EU! Não sei se vocês vão entender, mas se eu deixar o Amandica Indica! de lado muito tempo é como quebrar meu coração....então não abandonarei vocês, nem das minhas "semi-férias" !!!!!
Também estarei conectada via celular, então podem enviar torpedos, ligar, principalmente quem passar pelo Guarú e quiser nos encontrar, será um prazer (Cris Nudelman, Yo Cirello, Cris Aranha, Lu Lima Projeto Festa etc etc etc! Até mesmo se for para negócios/eventos! rsrsrsrs (A Amandica não páraaaaaaaaaaa!)
Enfim, serão poucos dias, só 15 dias no apartamento das Astúrias (do dia 18 ou 19 até o dia 03/01/2011), que fica quase na Ponta das Galhetas, no Guarujá, mas agora nos prometemos que a cada 15 dias pelo menos no verão iremos de fim de semana!
Na sacada do apartamento em um dos verões que já se passaram...
Para mim foi muito difícil quando me mudei para São Paulo há 18 anos atrás; meu pai e avó paterna moravam na cidade (meus pais são separados desde que eu tinha 6 anos e continuei em Santos com minha mãe), mas foi com minha avó que fui morar para fazer faculdade de Direito, e foi uma opção minha sair de Santos, que era a cidade em que fui criada desde o primeiro ano de vida! Para ser bem sincera, quase fiquei louca em São Paulo, pois quem é da praia, cidade mediana de tamanho como é Santos, para se acostumar em uma cidade como São Paulo, só cimento e cinza, enorme, todo mundo muito "engomadinho" (era assim que eu falava na época) foi beeeeem difícil, foi uma mudança radical!
O churrasco que fazemos todo fim de semana ou quando dá vontade lá na piscina do prédio....muito bom! (PS: saladinha para voltar à boa forma abaixo...rsrs)
No final do primeiro ano da faculdade eu tentei transferência para Santos, mas não consegui e tive que ficar em São Paulo, mas hoje vejo que foi a melhor coisa que me aconteceu, aqui tive oportunidades profissionais e pessoais que em Santos eu talvez não teria, e lógico, hoje amo São Paulo, apesar da nossa qualidade de vida ser muito ruim em alguns aspectos (qualidade de vida não são baladas, ok? rs/ para quem cursa faculdade, tem um certo dinheiro, tem carro e liberdade, aqui é o paraíso...); mas em outros aspectos não há cidade igual, só ganha mesmo grandes centros como Nova York e algumas outras.
Curtindo a filhota no verão passado e fazendo um "churras"...
E o Guarujá como fica há 10 minutos de Santos de balsa, estávamos lá quase todos os fins de semana com a turma do surf (isso quando eu morava em Santos) então, era minha segunda cidade...e "calhou" quando casei, conhecer meu marido que apesar de ser de São Paulo e advogado também (trabalhamos juntos há 8 anos quase, só este ano que comecei a parar por causa do Amandica Indica! e tomar um rumo mais "individual"), frequentou o Guarú desde pequeno, pega onda desde os 8 anos de idade, já viajou muitos lugares no mundo para poder fazer o que mais gosta, surfar...então, na época, foi o "casamento" perfeito: sempre queríamos estar na praia, eu podia "lagartixar" na areia quantas horas quisesse pois o máximo que fiz foi pegar onda de bodyboard e logo desisti e ele tinha uma namorada que não ligava que ele ficasse 5 horas dentro do mar e ainda o acordava 5h da manhã para entrar na água...e eu? Ficava com o SOL, meu livros, revistas e música no ouvido...rsrsrs.
E adoro andar muito, me exercitar, ando a orla do Guarujá inteira como uma brincadeira! Adoro ver o corpo tomando forma, a pele brinzeada do sol...ai que delíciaaaaaaaaaaaaaaa!
Hoje tudo mudou, com uma criança, semi-bebê (nem fez 2 anos) não posso mais "lagartixar" como antes, o quiver de pranchas que antes tinham umas 16 (sim, uma para cada onda, dia, mar, aff!!!) hoje deve ter ido para umas 6, temos que trabalhar o dobro, enfim...mas a praia sempre esteve em nossas vidas!
Dia clássico nas Astúrias
Eu não voltaria a morar em Santos hoje em dia, muito menos Guarujá que fora de temporada você fica em um deserto (exagero, mas eu falo assim), pois me acostumei ao ritmo frenético de São Paulo, cidade grande, com tudo o que quero....então, acho que o único lugar que eu me adaptaria hoje em dia porquê gosto demais é o Rio de Janeiro, que apesar da violência que é bem maior que em São Paulo (aqui também não está fácil!!!), é uma cidade grande, agitada, todo mundo gosta de andar no caçadão, malhar, e com PRAIAS! Minha cara!!!!
Localizando as praias do Guarujá!
Mas o Guarujá, e em especial as Astúrias é um cantinho muito especial no coração, onde ficamos há 8 anos no apartamento dos meus sogros, e sempre vou para Santos ver minha mãe etc.
Origem da Praia das Astúrias
Com 1100 metros de extensão, originalmente esta praia tinha o nome de Guarujá. No entanto, dois ex-marinheiros do navio Príncipe das Astúrias, abriram um bar no local com o nome de Astúrias e era onde muitas pessoas marcavam encontro. Daí a mudança do nome.
Praia badalada, bonita e boa para banho. com muitas tartarugas, a Ponta das Galhetas tem uma vista privilegiada das praias de Pitangueiras e parte da Enseada, é também um dos pontos de pesca com molinete.
Este cantinho é famoso "Sobre as Ondas", onde há o Edifício Sobre as Ondas (literalmente) e esta que é a Casa da Pedra, assim conhecida pelos locais...acho esta casa um show, mas não moraria aí em dia clássico de jeito nenhum! rs
Em frente uma antiga casa (sobre as ondas), que aliás eu amo esta casa sobre as pedras, tem muitos buracos e correnteza é bom ficar atento às placas de advertência do Salva-Vidas.
Uma parte da casa...passando ela, à pé ou remando pelo mar, você já está na Praia das Pitangueiras, e é este caminho que faço todo dia, saio lá da Ponta das Galletas (final das Astúrias) e vou andando até o final da Praia das Pitangueiras, e volto, tudo pelo mar...ótimo exercício ouvindo músicas e se bronzeando...a Sofia? Nesta hora fica com o pai, afinal tenho que ter meu tempo não é mesmo???
Nas Astúrias tem ondas durante todo o ano, mas no Canto das Galhetas, as ondas costumam ser perfeitas proporcionando uma ótima diversão mesmo quando pequenas. Quando recebe ondulações de leste muito forte com uma coincidência da maré baixa, é uma das melhores ondas da Ilha.
O canal é pelo lado direito junto às pedras, a correnteza costuma ser forte, se ultrapassar os 2 metros, a arrebentação fica na direção do trampolim exigindo bom preparo físico e experiência em ondas grandes.
A Praia das Astúrias é o local preferido dos surfistas de longboard que a décadas aproveitam as boas condições geograficas do local. É na praia das Astúrias que antigos surfistas mantém um clube de longboard, (longbrotheres surf club).
Condições: (canto das galhetas) ondulações de Leste, ventos de sudoeste e sul, quebra em cima de um fundo de areia com a maré vazia, o canal é pelo canto das pedras e a melhor época do ano é de julho à setembro, mas isso não quer dizer que não quebre em pleno verão, mas é “raro”. As ondas variam com a força da ondulação que vai de 3’ à 10’ Pés. Algumas vezes ultrapassam os 10’ pés. Por isso é bom respeitar o mar.
Lá também tem uma escola de surf de um amigo:
Escola Neno Matos
a escola procura orientar seus alunos na preservação e na proteção das praias. Uma das atividades, realizada regularmente durante a temporada, é a coleta de lixo nas praias, a fim de conscientizar os novos surfistas sobre o poder de destruição do homem à natureza.
A escola promove, também, resgates históricos que levam o aluno a compreender que ele é parte de um grande sistema, cuja preservação da praia é uma das formas de manter esse sistema sempre em harmonia.
A principal meta da escola é iniciar o atleta na prática do surf, para tanto é desenvolvido um trabalho em dois níveis: aprendizagem e aperfeiçoamento técnico. Atendendo, assim, alunos de todas as faixas etárias, de ambos os sexos e em todos os níveis técnicos (desde iniciantes até atletas) - mais 2 anos no máximo e a Sofia estará lá....e a mãe aqui vai ficar morrendo na areia com o coração na mão! Bom, melhor esperar mais alguns aninhos...rsrsrsr
Queria muito neste verão fazer um "trash the dress" aqui! Será que rola????
E um pouco da minha cidade de Santos para vocês que não conhecem, cidade onde cresci e tenho muuuuuuuitos amigos ainda e família (minha mãezona tb!):
Santos, linda cidade que eu amo! Agora nas festas de fim de ano!
Tem um dos jardins mais lindos que já vi em uma praia!
É isso aí gente!
Eu que tanto dividi este ano com vocês, queria mostrar um pouco do meu refúgio em fins de semana e também em algumas férias pequenas como esta!
Um grande beijo e vamos aproveitar!
Quem estiver por aqui, dá um toque! Ficarei bem feliz! E as amigas de Santos também, eu espero todas lá no Guarú!
beijos,
Amanda Accioli Salusse
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: