Quando falamos de moda, falamos não só de roupas, sapatos e acessórios, mas de todo o visual, incluindo o cabelo, que é um dos elementos desse conjunto completo. E com a chegada das estações mais frias do ano, é hora de falar de tendências de penteados, para noivas especialmente.
As principais tendências para as noivas nas estações de outono-inverno segundo o cabeleireiro Paulo Persil são os clássicos que trazem fios despojados, dando um ar de maior naturalidade e romantismo, e torcidos de ondas que criam efeitos em penteados variados. É muito importante o penteado estar em sinergia com o estilo da noiva, festa, vestido, etc. Lembrando que nessa estação mais fria do ano é comum usar mais tecidos, como golas ou volumes no pescoço, o que comporta ainda melhor os coques, em especial os altos.

Coque Bola para Revista Figurino Noivas Ed. 88
Coque Bola para Revista Figurino Noivas Ed. 88
Atualmente, os penteados mais pedidos nos salões brasileiros são os coques clássicos com volume no topo e fios alinhados, como o tradicional Coque Bola que continua com tudo. Seguido pelo “Dupla-Face”, aquele estilo lançado por Paulo Persil que é o look dois em um; inicialmente fica preso e depois pode ser solto, ou vice-versa.

Coque Romântico Estilo Persil - Dupla Face
Coque Romântico Estilo Persil – Dupla Face



Semi-preso Princesa Estilo Persil - Dupla Face
Semi-preso Princesa Estilo Persil – Dupla Face
Assim como os penteados, os arranjos e grinaldas também se modificam com o passar dos tempos; mas como regra básica, hoje o menos é mais, fazendo com que as tiaras, broches e flores de tecido ou sem muito brilho se tornem os queridinhos entre as noivas.
Para Paulo Persil, não existe preferência entre cabelo preso ou solto para as noivas, e sim, a melhor opção para cada tipo de cabelo. Além de estar adequado ao modelo de vestido escolhido. Persil afirma, no entanto, que o preso sempre é a escolha mais segura, dando maior durabilidade ao penteado durante toda a festa.
O penteado disfarça o feio e realça o belo, desta forma, com o cabelo pode-se corrigir, disfarçar ou expor as imperfeições que as noivas tenham ou acham que têm, desse jeito deve-se escolher o penteado que melhor se adeque ao formato de cada tipo de rosto.