SERVINDO A FRANCESA - por Fabio Arruda

Muita gente pensa que servir à francesa significa levar os pratos prontos da cozinha para a mesa. Ledo engano: essa é a moda inglesa. Na francesa, os garçons vêm da cozinha com bandejas ou travessas que são apresentados aos convidados na mesa, deixando que os próprios convidados se sirvam.
Calcular:
Daí que é importante calcular não só a quantidade de alimentos, mas também o número de garçons para servir a todos. O ideal é ter pelo menos um garçom para cada seis pessoas.
Montagem da mesa:
Já na montagem da mesa, a dica é manter o bom senso. Toalhas estampadas pedem louças com poucos detalhes, e vice-versa. Se a ideia for usar jogos americanos, tome o cuidado de não usá-los sobre a toalha – e dispense os descansos de pratos.
Talheres:
Quanto aos talheres, lembre-se que eles devem ser distribuídos de fora pra dentro, na ordem em que serão usados – e em número proporcional à quantidade de pratos que será servido.
Entradas:
Entradas são servidas apenas uma vez, sem repetições. As mais comuns são saladas ou sopas – mas, com criatividade e bom gosto, é possível ousar e variar no cardápio.


Fabio Arruda
Palestrante, consultor e autor de livros sobre Etiqueta e Comportamento
www.fabioarruda.com.br

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.