Brasileiro ganha prêmios no exterior com fotos inusitadas de casamentos

Profissional de Santos, SP, teve trabalho eleito o melhor do Brasil.
Rafael Vaz, de 26 anos, se destaca por fotos inovadoras e criativas.



Mariane RossiDo G1 Santos
Fotógrafo santista Rafael Vaz faz imagens de casamentos (Foto: Rafael Vaz/Arquivo Pessoal)Fotógrafo santista Rafael Vaz foi premiado por seus álbuns de casamento (Foto: Rafael Vaz/Arquivo Pessoal)
Transformar momentos especiais em imagens inesquecíveis é o trabalho do fotógrafo santista Rafael Vaz, que vem se destacando no cenário nacional e internacional por suas fotos inusitadas e encantadoras de casais apaixonados. Um de seus álbuns de casamento foi considerado, este ano, o melhor do Brasil, o que valorizou ainda mais o trabalho do fotógrafo.
Aos 26 anos, Vaz revela que descobriu a habilidade para a fotografia ainda adolescente, após a morte do pai. Ele comprou uma câmera e começou a se aventurar no ramo. No entanto, a paixão não se transformou em profissão logo de início. “Meu pai me deixou uma pequena poupança. Comecei a trabalhar para um fotógrafo, mas ele nunca me pagou, e ainda disse que eu era péssimo. Desisti e fui fazer faculdade de Publicidade. Mas, em todos os estágios, eu falava que queria ser fotógrafo. Então, decidi montar meu próprio negócio, aos 21 anos”, conta.

O olhar diferente e destemido do jovem passou a refletir no seu trabalho, principalmente nas fotos de casamentos, que vão além das tradicionais imagens de casais apaixonados. Ele tenta retratar a história dos noivos, por meio de composições lindas e, ao mesmo tempo, inusitadas.
Ensaio fotográfico de noivos que casaram na praia Toque Toque Pequeno, SP (Foto: Rafael Vaz)Ensaio fotográfico de noivos que casaram na praia de Toque Toque Pequeno, em SP (Foto: Rafael Vaz)
“Eu acho que o segredo é ser criativo, diferente. É importante se tornar amigo do casal, para poder propor coisas novas. Busco contar a história do relacionamento. Eu também estudo muito outros tipos de fotografia e arte, e trago essas referências para a minha fotografia”, explica.
O jovem já conquistou prêmios nacionais e internacionais de fotografia. A praia de Toque Toque Pequeno, no Litoral Norte paulista, por exemplo, serviu de cenário para lindas imagens de um casamento "pé na areia", com direito a luau com os amigos dos noivos. Umas das fotos ficou com o primeiro lugar no International Society of Professional Wedding Photographers (ISPWP), e o conjunto do trabalho ganhou o prêmio de melhor álbum de casamento do Brasil, no concurso Wedding Best.

Em outro caso, um casal de médicos de Santos decidiu se unir dentro da capela de Elvis Presley, em Las Vegas, nos Estados Unidos, no estilo rock’n'roll. Com o glamour da cidade e o show das águas do Hotel Bellagio ao fundo, as imagens ganharam um prêmio da Inspiration Photographers, diretório para fotógrafos e videomakers de casamento da América Latina.
Noivos posaram para foto em Las Vegas, nos Estados Unidos (Foto: Rafael Vaz)Noivos posaram para fotos em Las Vegas, nos Estados Unidos (Foto: Rafael Vaz)
Outro casal, de Petrópolis, decidiu realizar a cerimônia de casamento no topo de um morro. Todos os detalhes do cenário foram pensados e realizados pelos noivos. Vaz acompanhou toda a montagem e, em meio à paisagem verde das montanhas, surgiram duas imagens espontâneas, e outras mais posadas.

“O noivo não queria fotos posadas. Em dado momento, ele pulou em um pilha de feno e caiu. Em outra foto, a noiva aparece sendo maquiada para o casamento”, explica. As duas composições foram premiadas pela Inspiration Photographers.
Foto divertida antes do casamento em Petrópolis rende prêmio (Foto: Rafael Vaz)Foto divertida antes de casamento em Petrópolis rendeu prêmio (Foto: Rafael Vaz)


Outra imagem premiada foi a foto de um noivo fazendo a barba, tendo como fundo o local onde ficavam as torres gêmeas, em Nova York. A composição ganhou o primeiro lugar no ISPWP e na Fearless, diretório internacional de fotógrafos profissionais de casamento.

O fotógrafo santista atribui o sucesso à sua criatividade e conhecimento. “Arrisco um pouco mais para fazer o diferente, mas sem deixar de lado as fotos tradicionais. Eu acho que tudo é fruto da dedicação”, analisa.
Vaz segue no mercado dos casamentos, mas já pensa em traçar novos rumos para sua carreira. “Ainda tenho muitos planos, quero fazer outros tipos de trabalhos, contar histórias. Meus sonho era trabalhar como voluntário, mas com a fotografia”, conclui.

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.