Dicas para um CASAMENTO NO CAMPO da assessora e cerimonialista Kris Kruz

O casamento desde os primórdios  era uma celebração diurna  pois o ser humano tinha uma vida diurna , quando existia mais segurança e luz.
Os casamentos eram sempre na Primavera e no Verão , quando havia calor e tinha luz até mais tarde. As pessoas viviam mais no campo do que nas cidades e em casas ou sítios onde havia espaço suficiente para se realizar   uma festa.
Os noivos passaram a casar-se em qualquer época do ano e também a qualquer hora, sendo essa uma das razões dos casamentos em ambientes fechados.
Com os tempos modernos as pessoas deixaram o campo e foram para as cidades ,o que deu origem aos casamentos em ambientes fechados e à noite e principalmente nos salões de festas pois as pessoas passaram a viver em casas pequenas ou apartamentos..
E casar à noite em um salão de festas acabou virando moda.  


Temos que relembrar que nossas raízes são do interior do Brasil onde os casamentos eram feitos nas fazendas, com grandes almoços, tanto na Casa Grande, como nas casas dos colonos.É uma tradição o casamento diurno no Campo e hoje em dia existe uma grande volta às tradições e costumes, esse é um dos motivos pelos quais o Casamento no Campo está tanto em moda. 
Muitos noivos pensam que casando no campo irão economizar, isso é verdade em muitos casos, mas outras vezes pode até ser mais caro, tudo depende dos serviços e locais escolhidos.
Claro que o casamento no campo permite várias economias para os noivos sem perder o charme e a alegria do casamento.


Devemos sempre lembrar que o casamento não é um Megashow mas sim a  coroação de uma história de amor e o início de uma nova família. 
Se alguém de sua família tem um sitio ou casa de campo bem organizada e equipada você pode pedir emprestada ou alugá-la para o evento, mas essa festa terá alguns limites pois normalmente o espaço não é equipado para uma grande festa.
Se não for o caso existem vários espaços nos arredores das grandes cidades com condições e equipamentos adequados a uma grande festa. 


O Casamento no Campo permite que a cerimônia e a festa seja mais simples mas sem perder o charme.
A preocupação com o  conforto dos convidados é primordial e  indispensável nesse tipo de festa,as pessoas, tanto noivos quanto convidados vão se locomover durante um bom tempo para ir e voltar do casamento. Não podemos esquecer também de providenciar a condução do celebrante do casamento e do juiz de paz, pois muitas vezes necessitam e requerem condução para outras cidades e arredores.
 Não podemos nunca esquecer que os convidados irão para outra localidade e que a viagem deixa roupas e cabelos amassados , precisando retocar a maquiagem, os convidados com fome e sede, crianças cansadas e com sede precisando ir ao banheiro, trocar fraldas, etc.


Conforto é fundamental.
Banheiros em quantidade, limpos e com produtos repostos a todo instante  é fundamental.
Local para trocar fraldas das crianças.é simpático colocar nos banheiros alguns matériais de conforto aos convidados tais como, gel, laquê (as senhoras terão feito uma pequena ou grande viagem para ir ao casamento), fraldas, absorventes, bandaid, balas de hortelã, fio dental, lenços humidecidos, creme para as mãos, linha, agulha, alfinetes,fita crepe, camisinhas, e outros de sua escolha. Não recomendo remédios pois as pessoas podem fazer mal uso ou ser alérgicas e as reações podem causar dissabores para os noivos ou para o buffet contratado. 
Dar garrafinhas de água para a viagem é o brinde mais adequado para esse tipo de casamento. 
O casamento no Campo dispensa muita decoração de flores quando o ambiente já tem muito verde , esse é o segredo, usar as qualidades do local , como recantos com natureza privilegiada para montar o altar, mesa de bolo, pista de dança e mesas ou lounges.
É importantíssimo haver um local coberto como  alternativa para  a festa e a cerimônia  pois mudanças no clima são imprevistas, não é possível pensar em local totalmente aberto e sem cobertura. 


A recepção tende a ser mais longa vista que os casamentos acabam se realizando durante o dia, por isso a quantidade e a qualidade da comida e bebida e armazenamento adequado são importantíssimos. 
A comida não pode ficar exposta no Buffet por muito tempo para que mosquitos não pousem na comida, refrigeração é essencial,principalmente porque os casamentos no Campo são em meses quentes , na maioria das vezes.
Muitas pessoas optam por churrasco, preferência nacional, mas não podemos esquecer que esse tipo de alimento tem exaustão difícil e acaba deixando cheiro espalhado por todo o ambiente que fica nos vestidos e cabelos das convidadas que se arrumaram para a festa. 
Normalmente  o Casamento no Campo é durante o dia o que favorece a escolha de uma comida mais simples.
Como sempre digo, simples muitas vezes é mais chique, simples não significa ruim.
Não é necessário se fazer muitos pratos diferentes, mas sim uma quantidade maior de comida pois a festa durante o dia é mais longa  e as pessoas acabam comendo mais.


Caso a cerimônia do  casamento seja por volta das 11 hs  lembre-se que acabará na hora do almoço então sirva um coquetel leve antes da cerimônia pois os convidados terão viajado logo após o café da manhã. E após a cerimônia sirva um  almoço  .
Ou mesmo escolha um Brunch como serviço mas sempre sirva um pequeno coquetel antes da cerimônia.
O Brunch é chique e farto e agrada a muitos convidados, reúne pratos do café da manhã e do almoço e combina com o dia e ar livre:
-Sirva Suco, água e espumante como Welcome Drink, na chegada de seus convidados pois eles vieram pela estrada de longe , devem estar com sede.É uma atitude gentil.
- Canapés frios  e mini-sanduiches (para antes da cerimônia)
-Sucos diversos
- Café, Chá e Chocolate
-Vinhos e espumanetes
-Cerveja
 -Pães e frios
- Canapés frios  e mini-sanduiches (para antes da cerimônia)
-Tortas salgadas
-Saladas leves
-Massas
-Frutas
-Tortas Doces
-Cremes
 Bolo
Bem casados e Docinhos

******Não se esqueça que  o serviço tem que ser interrompido enquanto se realiza a cerimônia.
Final da festa – encerre a festa com uma balcão de mini sanduíches, ou tostex variados  e sucos para que os seus convidados peguem a estrada de volta sem sede ou fome.
Casamentos no Campo, diurnos tem muitas crianças,vale a pena para a tranqüilidade dos pais  e demais convidados , os  noivos contratarem  uma recreadora e reservar um lugar e uma mesa para as crianças.  Oferecer um Menu infantil também traz tranqüilidade e menos choro. Providencie também algumas mamadeiras extras e leite em pó caso algum pai esqueça, assim como fraldas. Caso a quantidade de crianças seja grande vale a pena escolher um menu infantil para evitar dissabores Pode ser algo simples ,como macarrão na manteiga com escalopinho,escondidinho de carne moída, hamburgers e misto quente , de novo a simplicidade.

Para evitar os problemas com acidentes nas estradas podemos ter algumas alternativas :
1)Contratar vãs para o transporte dos convidados.
2) Ter locais com cadeiras reclináveis para o descanso dos motoristas antes de voltarem à cidade.
3) Contratação de motoristas para levar os carros e convidados de volta à cidade.
4) A partir de certo horário não servir mais bebidas alcoólicas.(sendo que esta alternativa é a mais barata mas a menos popular).
5) Recolhimento das chaves na chegada do convidado e dada a um responsável que só devolverá as mesmas após verificação de quem ira dirigir o carro na volta.


Cristina Cruz
KrisKruz-planejando sonhoswww.kriskruz.com.br
http://kriskruz.blog.uol.com.br
kriskruz@uol.com.br
tels: 11-32975810 //11-9318-2604

ASSOCIADA AO CAES



***Nossa indicada na seleta lista de fornecedores e prestadores de serviços Amandica Indica!***

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.