Bate-papo com a cerimonialista Kris Kruz sobre comemoração de Bodas (aniversário de casamento)

Foto arquivo de imagens do Google (casal comemorando 50 anos de casados)




1-      Os casais costumam festejar quais bodas; com quantos anos de casados?
Para os casais que se amam e são felizes todos os aniversários de casamento são importantes. Os primeiros aniversários são costumeiramente celebrados somente pelo casal.
Tradicionalmente partir dos 25 anos de casados (Bodas de Prata) as comemorações transformam-se em comemorações sociais, quando amigos e parentes são convidados a celebrar junto com o casal.
Bodas de Prata(25 anos), Bodas de Pérola (30 anos), Bodas de Rubi (40  anos),Ouro ( 50 anos) e Bodas de Diamante ( 60 anos), Jubileu de Diamante (70 anos) são as mais comemoradas.
Atualmente, os casais estão comemorando outras datas também, tais como:
           Bodas de Estanho (10 anos), Bodas de Cristal (15 anos)  Bodas de Louça (20 anos),
           Entre outras.    
          Ou seja qualquer  tempo de casado é motivo de celebração do amor do casal.




2-      O que acham dessa prática? Admiram pessoas que comemoram os anos de união?
Não sei se você está se referindo à minha opinião ou a opinião das pessoas em geral ou dos familiares.
Eu pessoalmente acho excelente qualquer forma de celebração ao amor e à união familiar. Acho que é uma forma de passar aos amigos e familiares o valor que se dá a união, amor e companheirismo, coisas que foram por um tempo até mesmo ridicularizadas.
As pessoas em geral admiram quem permanece casado por muito tempo e demonstra aos outros seu amor .


3-Existem festas alternativas? Como são feitas?
   Normalmente as festas para celebrar bodas, sejam elas de qualquer tempo de casamento, são festas onde são convidados amigos e parentes que de alguma forma estão ligados àquela união. Não necessariamente reproduzem os ritos religiosos, ou mesmo tem características e nem a grandiosidade de uma festa de casamento.
Alguns casais fazem festas temáticas, mas isso é mais comum para casais menos convencionais. Muitas vezes são festas intimas, precedidas ou não de cerimônias religiosas; almoços, jantares, ou até viagens com toda a família e padrinhos do casamento para algum resort, fazenda ou praia.
Muitas vezes os casais trocam a grande festa por um almoço com os filhos seguido de uma segunda Lua de Mel, ou até primeira, pois não tiveram chance quando se casaram.
Por outro lado há aqueles que querem comemorar com o mesmo requinte e pompa de um casamento. Os motivos são vários:
- na época do casamento não tinham recursos financeiros para dar uma grande festa.
-casaram-se fora do país
-casaram-se só no civil e agora querem casar-se no religioso
- o casamento foi intimo por motivos familiares
-os filhos querem participar ou mesmo oferecer aos pais o seu sonho de juventude
Entre outros motivos.
A tradição do  passado para casais mais abastados  era  o marido presentear  a esposa com uma aliança de brilhantes por ocasião das Bodas de Prata  e trocar  as alianças de casamento por uma novas nas Bodas de Ouro. Isso hoje está mudado, pois muitos casais não usam aliança, ou mesmo os noivos já presenteiam as noivas com alianças de brilhantes.
Tradicionalmente os presentes eram dados de acordo com a boda comemorada, Bodas de Prata, presentes de prata, Bodas de Louça presentes de Louça e assim por diante.
Em alguns casos os casais fazem listas nas lojas como no casamento, pois após tantos anos de casados necessitam de reposição de jogos de jantar, jogos de cristal, jogos de cama e banho, etc.
Ou mesmo fazem lista, pois na ocasião de sua união fizeram.
Outros casais preferem pedir a seus convidados doações para instituições filantrópicas pois possuem muitas coisas colecionadas , compradas e ganhas a longo dos anos de casado. Isto está cada vez mais em voga.


4- Existem rituais religiosos ligados às bodas? Quais são?
A palavra Boda , significa a festa que celebra o aniversário do casamento.
Ela vem do grego “votum”que quer dizer votos, promessa.
Quando um casal se casa faz uma promessa, um voto de amor infinito para toda a vida, independente da fé de cada um.O símbolo máximo dessa promessa de amor  infinito é, a aliança.
 Não existe obrigatoriedade de ritual religioso, isso está ligado à convicção de cada casal.
Os casais católicos costumam fazer uma missa ou culto particular ou não em uma igreja de sua fé, que antecede ou não a recepção.
Outros fazem somente a celebração na igreja com confirmação dos votos de forma simples com a presença de familiares, sem comemoração em recepção.
Podem também fazer uma missa com confirmação dos votos do casamento como uma celebração de casamento, com leitura de salmos, entrada da “noivas’ de braços com o filho ou filhos, entrada do” noivo “de braços com a filha ou filhas, na igreja ou salão de festas. Seguida de uma grande recepção.
A confirmação dos votos é feita por qualquer religião, cada uma de acordo com seu rito particular, mas o mais tradicional rito é o católico.
Esses detalhes dependem da fé da cada casal e do peso que a religião tem em seu casamento.


   5- Eles fazem a renovação dos votos? Ou costumam fazer somente festas?
      Essa pergunta pode ser emendada na anterior.
      Atualmente as festas grandes festas tem estado em alta, muitas vezes sem a renovação dos votos e ritos religiosos; mas o que determina como será feita a celebração é a ligação do casal com alguma fé religiosa.
Muitas vezes o casal faz a renovação dos votos em uma cerimônia mais intima com a presença de familiares somente, seguida de uma grande festa em outra ocasião.
A data da renovação normalmente coincide com a data do casamento, mas não necessariamente a data da recepção coincide com a data do casamento.
No entanto obrigatoriamente são feitas no ano correto daquela boda comemorada,  por exemplo,não se comemoram Bodas de Prata   aos  26 anos de casado a não ser por motivos de força maior.


6-Ficam ansiosos tanto quanto nos casamentos?
   Ficam ansiosos sim  mas  o motivo da ansiedade é outro.
O casal não tem ais a preocupação da surpresa com a nova vida, mas sim uma preocupação com a família, a continuidade de seu casamento, as dificuldades e preocupações com a terceira idade, etc.
A única preocupação que é a mesma do dia do casamento é que a “noiva” esteja o mais linda possível, e que o seu amado ainda sinta o mesmo encantamento do primeiro dia.


7- São mais práticos nas escolhas da decoração, cardápio, buffet? Escolhem com mais simplicidade?
Como respondo nas primeiras questões depende muito da modalidade de festa escolhida.
Mas a preocupação é a mesma, que seja a melhor celebração dentro do possível naquele momento.
Quando a festa é oferecida pelo próprio casal tende a ter a cara do sonho do casal, se a condição permitir, sonho que muitas vezes está sendo realizado pela primeira vez.
Vários fatores determinam o tipo de festa , decoração e buffet. Como por exemplo:
- quem vai dar a festa? O casal, os filhos e netos, os padrinhos, etc.
-convicção religiosa do casal
-condição financeira
-circulo social
-localização de moradia (campo, cidade, exterior,etc)



8- O que está na moda em festas de boda? Tem havido mais demanda para esse tipo de festa?
O que está na moda no momento é fazer uma grande festa, uma réplica da festa de casamento, com cerimônia, jantar, DJ, retrospectiva, mesa de doces, bem casados, lembrancinhas, etc.
Mais e mais casais estão fazendo festas de bodas .
Hoje se celebra 5,10, 12, 15, 20, 25,30, 35, 40 anos de casado, etc, 
Muitas vezes  somente pela celebração.
Muitas pessoas que eram casadas só no civil aproveitam a Boda para fazer o casamento religioso, etc.
As festas estão em alta. Em todos os seguimentos. A festa na verdade é uma celebração à  vida, uma celebração ao amor. Às vezes é até uma homenagem aos amigos que apoiaram e partilharam da vida e dos sucessos daquele casal.


9Dê dicas, conte algum fato curioso e fale-me sobre as melhores festas e casais que comemoraram bodas.
Minha principal dica é que o casal celebre como possa e sonha, mas que o sonho se adapte ao bolso do casal. Nunca dar uma festa maior que o orçamento do casal permite.
O casal não deve seguir os modismos, mas sim respeitar o gosto e o desejo do companheiro.
Se os filhos é que oferecem aos pais a festa, façam uma entrevista com os pais antes, para que não ocorram surpresas desagradáveis, como ter convidados que os pais não gostam etc., afinal é uma festa em  homenagem aos pais.
Um casal estava passando por uma dificuldade financeira por ocasião de seus 25 anos de casados mas não queriam deixar passar a data em branco, resolveram então fazer uma missa em ação de graças só para a família e uma recepção em casa para  sues familiares e amigos íntimos que foram seus padrinhos  de casamento.
Os filhos ainda jovens mandaram uma ceta de café da manhã de surpresa ao casal, e o casal resolveu trocar presentes nesse momento. A esposa deu o lap top ao marido e o marido deu um Rolex  falso .. Ela achou que era uma brincadeira do marido e ficou esperando o dia todo pelo presente verdadeiro.
Imaginou que ele daria um presente de verdade durante a festa . Afinal ele era um executivo de sucesso, apesar de estar em um momento difícil não estava tão ruim assim, para só aquele presente.
A festa acabou e o outro presente não veio.
Ela então questionou o marido e ele simplesmente não havia comprado outra coisa o presente era o Rolex falso mesmo.Foi uma decepção total.
Isso é um alerta para que o casal combine muito bem o que vai fazer e dar de presente um ao outro para não deixar um malo estar no dia e talvez para sempre.
Um casal fez Bodas de Ouro  e a esposa resolveu contratar o Brazilian Show para animar a recepção das bodas, não foi uma boa idéia pois muitos amigos do casal já passavam dos 75 anos e várias esposas se sentiram incomodadas com as mulatas semi-nuas dançando samba.
Ou seja, o presente ao marido causou mal estar aos convidados. Esse é um cuidado que temos que ter tanto para Bodas como para casamentos.
No último dia 07/06/2009, um casal comemorou, Bodas de Diamante, ou Jubileu de Diamantes (70 anos de casados) no interior de SP.
Houve cerimônia religiosa, no entanto foi rápida para não cansar o casal.
Os filhos restaram homenagens através de textos e slides.
A festa foi linda, durante o dia em um buffet ricamente decorado, em tons pastéis, com um cardápio adequado ao horário e aos convidados.
O horário foi muito adequado ao casal de mais de 86 anos, para que pudessem aproveitar a festa. Temos que lembrar que o casal assim como os convidados têm idade avançada.
É possível fazer uma bela festa mesmo durante o dia.
Os brasileiros apesar de morarem em um país tropical não aproveitam essa vantagem;
tem o hábito de dar festas à noite ao invés do dia.
Podemos relembrar que uma festa durante o dia pode ser linda, elegante e mais barata que uma festa a noite.
Entre as celebridades mundiais não são muitos os casais a fazerem Bodas de Prata ou do Ouro, mas entre as pessoas comuns é mais freqüente.
Alguns casais conhecidos comemoraram bodas :
Zeca Pagodinho deu uma grande festa para comemorar 20 anos de seu casamento,deu
uma festa para 500 convidados, com direito a celebração na igreja e tudo mais.
Paulo Goulart e Nicete Bruno tem 54 anos de casados.
Tarcisio Meira e Gloria Meneses tem 44 anos de casamento.
Paul Newman e Joanne Woodward ficaram casados 50 anos, o casamento terminou com a morte de Paul em 2008.
Oscar Schmidt está casado há 27 anos.
Presidente Lulla e Maria são casados há 35 anos.


10 -Possui algum contato com casal que queira fazer ou fez uma festa de bodas/renovação de votos?
Contato com casais que irão fazer bodas não tenho para o momento pois
Os casais que tenho contato celebrarão bodas em 2011, 2012.
E não sei se gostariam de dar entrevistas.
Posso fornecer algumas fotos do casal que fez 70 anos de casado dia 07/06.

Kris Kruz


Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.