Tendência de mesas com lugares marcados em eventos sociais - pela cerimonialista Kris Kruz



Com a globalização e a quantidade enorme de programas de TV americanos sobre casamentos  as noivas brasileiras resolveram aderir aos lugares marcados  nas recepções.Esse é um procedimento comum em eventos corporativos.Os brasileiros ainda não estão acostumados e muitas vezes não é uma boa medida.

Há prós e contras e cada casal deve pensar bem antes de decidir.

Decidir quem senta com quem requer conhecimento profundo da família, amigos e muita diplomacia. Não se deve  depositar toda a diplomacia e educação no comportamento dos convidados.Os noivos e pais são os únicos que podem fazer a designação de lugares, se a assessora ou o buffet o fizerem com certeza cometerão erros gravíssimos.

Pode-se fazer  um rascunho da designação de lugares e a disposição das mesas  mas o definitivo somente após o RSVP estar concluído e mesmo assim podem haver problemas.



Muitas vezes os pais dos noivos são separados melhor não os colocarem na mesma mesa com suas novas famílias, é melhor não provocar constrangimentos desnecessários, por mais que pais separados devam manter civilidade no casamento.Outras vezes os noivos querem fazer uma mesa para que todos os padrinhos sentem-se juntos.Será boa ideia ?Eles se conhecem?São da mesma faixa etária?Tem filhos que não estão nessa mesa? Talvez seja melhor deixa-los nas mesas  com suas famílias e amigos .As festas americanas e europeias tem menor duração que as festas no Brasil.

Deve-se montar o plano de mesa o mais coerente possível , mas muitas vezes aquelews primos  que os noivos acham que estão saudosos ou são grande amigos na verdade não se dão e não se sentarão juntos, o que pode criar um grande constrangimento na festa. Nem sempre as relações entre famílias são “cor de rosa”, e muitas vezes se não houver outro lugar para sentar podem ir embora.



Tenha algumas mesas sobrando ou alguns lugares sobrando em algumas mesas para colocar aqueles que estão insatisfeitos ou para aqueles que haviam declinado o convite mas resolveram aparecer de ultima hora .

Se os noivos realmente decidirem por fazer mesas com lugar marcado  pelo menos não coloquem cartões designando quem senta ao lado de quem ,isso é perda de tempo e dinheiro pois as pessoas acabarão sentando onde quiserem.Há casais que se sentam frente a frente outros lado a lado, outros colocam os filhos no meio do casal. Noivos “Não depositem em seus amigos a responsabilidade de “se comportarem como vocês gostariam e viram em livros o, revistas e filmes.”

Quanto a reservar mesas  lembrem-se:

-Se houver muitas crianças considerem um espaço Kids, com mesas,  monitores e cardápio especial.
-Adolescentes preferem sentar com amigos e parentes da mesma faixa etária e “odeiam ser colocados com as crianças”.
-Reserve mesas perto de banheiros e Buffets para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção.
-Reservem mesas perto da pista para os pais que querem ver a festa.
-Afaste os mais velhos da saída das caixas de som.
-Para que não haja fila e todos se sentem com rapidez contratem uma  boa quantidade de recepcionistas  para a porta e para dentro do salão.



Muitos noivos contratam o serviço de RSVP para ligar novamente para os convidados na véspera para informa-los o número das mesas, é bobagem a maioria não lembra o número ou nome das mesas quando chegam ao salão de festas.Quando os noivos optam por dar nomes às mesas de flores( rosa, gardênia, camélia, etc)  ou votos( felicidade, harmonia, alegria, prosperidade, etc)  pioram ainda mais as condições dos convidados lembrarem de onde vão se sentar.O melhor é contratar um bom numero de recepcionistas para informar as mesas, e outras para  estarem no salão direcionando os convidados aos seus lugares.

Os noivos tem sempre que ter em mente  que o casamento é o de seus sonhos mas seus sonhos tem que ser agradáveis  aos seus amigos e parentes.

Os noivos são os protagonistas do casamento mas sem os coadjuvantes não há evento.







Kris Kruz

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.