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Lavazza: um pedaço (gostosinho) da Itália em SP - coluna da Ixi Girl Erika Gentille

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Curiosa que sou, fui visitar uma das empresas de café mais icônicas do mundo, aitaliana Lavazza! Fica ali na Alameda Santos, pertinho da Campinas, e faz quase-frente logística à Starbucks.

Já na entrada – eu, que sou observadora e detalhista – vi que é possível se transportar pelo visual de interior clean mas tradicional e moderno. Um mix interessante. Quem gosta de café sabe que a Itália é berço do mundo dos expressos, e será uma experiência bem legal! Toda história é marcada por uma série de intuições brilhantes, começando com o próprio conceito de blends, inventado por eles na virada do século XX.
Pesquisei e descobri que a Lavazza foi fundada em 1895, lá em Turim e hoje está em 17 cidades com a sua cafeteria própria “Lavazza Expression”, um projeto de expansão até recente, de 2007.

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Precinhos: camaradas, tanto que está na Veja Comer e Beber concorrendo em “Cafés” e “Bons e Baratos”. É até mais em conta que os Fran’s Cafés, e com menos cara de comida pronta da Starbucks! Pra ter ideia: é servido um café expresso curto e cremoso por R$ 3,90. Mas essa versão trivial dá vontade de provar as outras delícias!
O chamado espessone (R$ 9,40) é encorpado parecendo uma mousse ou chantilly, tem com baunilha também, e até versão infantil, rosa com confeitos.
CAFÉ CREMOSO

Provei o blendíssimo (R$ 11,90), que parece bem um “Starbucks gelado tradicional”: só que leva sorvete batido com café e xarope de avelã!
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Comemos o hambúrguer mais tradicional, que é barato (os lanches mais caros ficam em torno de 20 dinheiros e há combos). Achamos ele bem temperado, para apreciadores de hambúrguer em si pode soar diferente, mas como lanche é sensacional. Dá pra dividir, até. Ah, ele tem um leve creme de Brie, rúcula e cebolas configtadas em calda de vinho tinto.
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Apesar do foco ser a carta de cafés, o menu conta com doces, lanches, massas, salgados! Quase 50 itens pelo que vi. Tudo bem “gourmezinho”! Destaco os pães de queijo e um delicioso croissant de chocolate (R$ 8,00), que vou comer na volta.
Dá pra fazer até happy hour, reuniões e eventos, já que eles têm salas para pequenas turmas.
Dá pra curtir sozinho ou com amigos. Encontrei o Deio Tambasco com uma galera bem interessante lá falando das coisas bonitas da vida, planejando o ministério! Sópara você entender a pluralidade e a tranquilidade do local.
Falando do café em sim o mais TOP e tradicional é a invenção do Blend composto por por 50% arábica com 50% robusta. Produzido por fazendas Brasileiras com aquele selo Rainforest Alliance Certifies, certificado que se preocupa com todo o ciclo do café.Foi com ele que fechamos a visita.    
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LOOK DO DIA:
Antes que perguntem: estava um dia frio, então usei um vestido Ellus preto, curto com babados na frente bem discretos em cinza-em-risca-de-giz, com uma mega meia arrastão, porém de florzinha, casaco – blazer Khelf verde escuro, e botas Calvin Klein cheia de spikes, brincadeira… só alguns, rs. Não tirei muitas fotos disso, pois não é o motivo do post!

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Negócios:
O grupo de investidores brasileiros que comprou a marca pretende ter 30 lojas próprias em cinco anos e abrir mais cem franquias até 2019. Cálculos preliminares indicam que seu custo aproximado será por volta de R$ 1,5 milhão. Embora não tivesse loja própria, a empresa atua no mercado brasileiro de food-service há bastante tempo. É Lavazza o café servido em lugares como por exemplo a Z Deli. Mas, segundo os italianos, apenas agora o público local vai conhecer o conceito 100% Lavazza, que se personifica em lojas como a Espression, já presente em 16 países, da China a Armênia.
Estabelecida em Turim, em 1895, a empresa pertence à família Lavazza há quatro gerações.
A Lavazza é uma das torrefadoras mais importantes do mundo, liderando na Itália com uma participação de 48% em valor no mercado de vendas (fonte: Nielsen).

A Lavazza hoje:
Faturamento de 1.330,7 milhões de euros em 2012

90 países no mundo
+de 3.800 funcionários
4 estabelecimentos na Itália, aos quais se acrescenta a instalação na Índia que atende ao mercado local.
Mais de 50 Training Center no mundo, nos quais 30.000 pessoas são treinadas todo ano.
20 anos de tradição na produção e comercialização de sistemas e produtos para o segmento de café porcionado
17 bilhões de xícaras de café Lavazza consumidos anualmente em todo o mundo

A fim de consolidar seus laços com sua terra natal, a empresa lançou um ambicioso projeto arquitetônico na nova sede, que será inaugurada em 2016, em Turim.  Fonte: site da Lavazza

A loja funciona diariamente das 7h às 22h na Alameda Santos, 1.091, tel. (11) 3266-3976.
Capacidade: 100 lugares. 

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