Header Ads

Por que não comemorar com uma feijoada "glam"? Juro que não é brega!!!

Hoje escreverei sobre um dos pratos mais típicos dos brasileiros: a feijoada! E já começo à dizer: foi-se o tempo em que a feijoada era comida barata e sem nenhum atrativo para ser servida em um evento social!

Hoje podemos fazer batizados, bodas, aniversários e até mesmo casamentos servindo FEIJOADA! Este prato inventado pelos escravos que utilizavam o que sobrava das mesas de seus senhores, foi da "casa grande" para a senzala e de lá para as mesas mais requintadas hoje em dia!




Regra importantíssima: ao convidar para um evento como este, deverão seus convidados saber o que será servido, pois é um prato que não agrada à todos e isso pode criar um inconveniente; assim pode-se pensar em algo separadamente á ser servido para aqueles que não comem esta iguaria, se o anfintrião asssim desejar e puder. PRATOS TÍPICOS DEVEM SIM SER SERVIDOS EM EVENTOS SOCIAIS, MAS TODOS DEVEM SER AVISADOS!




Geralmente quando se organiza uma feijoada, o evento é mais longo que um brunch, chá da tarde, afinal é um prato como diria minha avó, com "sustancia", ou mehor, substância que ela queria dizer, algo consistente, para se degustar sem pressa, com calma, afinal, nem mesmo as chamadas "feijoadas lights" hoje em dia, são tão leves assim.




Antes de servir o prato principal, sirva o famoso e que não pode faltar em uma feijoada típica, o caldinho de feijão, que você pode brincar na montagem das cumbuquinhas onde são servidos, ou mesmo através de buffet ou garçom. Vejam esta montagem e apresentação que demais!




Feijoada "glam", chique, é servida em diferentes cumbucas que separam o feijão e todas as suas carnes e não oferecida tudo junto dentro de um "panelão" ou "cumbucão", mesmo porque as carnes e iguarias como joelho, orelha entre outros, não são apreciados por todos; eu, por exemplo, só como linguiça, paio e carne seca...entenderam?


Seria muito delicado você colocar uma plaquinha como na foto, que pode ser em vários materiais, até papelão bem feito e escrito, do que se trata cada cumbuca!

Para acompanhar nunca se esqueçam do arroz branco, se quiser, além do arroz branco (mas este não pode faltar) sirva também arroz carreteiro, que também é conhecido "arroz da sustança", bom para os tropeiros da estrada e pra família em casa, e por que não, para os seu convidados também! Geralmente, ele é feito com cebola, alho e carne seca, mas você pode acrescentar ingredientes como milho verde, miúdos de frango: depende da sua criatividade e paladar. Por isso é importante servir o arroz branco, sem tanta "informação" de igredientes. E não se esqueçam da laranja cortada em pedaços, para suavizar o paladar e a digestão dos convidados...




Como aperitivo, sugiro que não sirvam muita coisa para que o paladar de seus convidados não seja prejudicado, afinal a feijoada é a atriz principal desta reunião certo? Assim, sirvam mandioca frita que vocês podem servir em mini potinhos, até mesmo de papelão decorado conforme a festa e colocar de forma a contribuir com o visual da decoração, linguicinha sem ser apimentada neste início, mesmo porquê você terá que oferecer o famoso pãozinho com aquela pimenta "arretada" - este ítem não tem escolha, faz parte da tipicidade do prato.




É claro que com um evento deste tipo você não servirá champanhe e nem mesmo prosecco ou qualquer outro espumante parecido, O PALADAR NÃO COMBINA! E sim, cairá muito bem para seus convidados uma boa qualidade de cerveja e claro, a nossa tão conhecida CAIPIRINHA! Mas neste quesito, você não precisa ficar só com o tradicional limão! Use a criatividade e utiliza kiwi, maracujá, morango e neste caso poderá ser ofreico caipirinha de vodka e saquê, pois este tem o paladar modificado por causa das frutas combinando com o prato principal. Sugiro até mesmo que seja contratado um bar de caipirinhas, onde há uma ou duas pessoas especializadas nelas e não deixarão que anfintriões, convidados ou no caso de evento em casa, os empregados façam este papel já que há tanta coisa para servir e ir limpando, e ficará diferente e divertido! Muitos sucos saborosos e água, refrigerante também pode.




Detalhe: O limão ajuda na disgestão das proteínas, assim assim como todas as frutas cítricas. Tem quem goste de laranja com feijoada e por isso sugeri lá em cima a laranja cortada em pedaços! Na dúvuda, sirva os dois!
Brinque muito com a decoração, aqui voçê pode usar sua imaginação ou deixar à cargo de uma decoradora especializada: temáticos, como aquelas decorações que remetem à Bahia, fitinhas do N. s. do Bonfim, grãos de feijão, grãos de café, uma mesa farta de frutas frescas, salada de frutas, e nossas flores mais brasileiras e coloridas! Eu gosto muito de ter uma cor monocromática junto às flores em uma feijoada usando girassóis, chitas, rendas - e flores do campo também ideais e resistentes ao calor!




Use também sobre as mesas compotas de pimentas, picles, tudo para enfeitar e claro, que esteja bom, caso seu convidado resolva abrir! Mas deixe pimentas em cunbucas abertas para serem servidas imediatamente!




As louças, para que tudo esteja devidamente caracterizado, rústicas, de barro, e panelas aparentes ficam sim chiques, desde que do mesmo material que as demais louças, ou use as louças bem coloridas dando tom de total alegria no ambiente!





Além da mesa de frutas, faça também uma mesa de doces brasileiros, nada mais chique e elegante você acompanhar a idéia até o final com a mesma identidade de paladar e visual. sirva doces cristalizados, e demais doces brasileiros, sejam eles de corte ou de colher como doce de leite, doce de abóbora com côco etc. As frutas em calda como figo, pêssego entre outras também são excelentes pedidas!





Acho que é isso queridos leitores...seguem algumas fotos durante a matéria, do Google Imagens, para que possam se inspirar! E nesta hora imaginação é tudo!




Assim que eu puder escreverei sobre o "cassoulet", a feijoada "francesa" à base de feijão branco! Aguardem!

Abraços,

Amandica!
@Amandica_Indica

Assinem nossa newsletter!

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.