Otoplastia - dicas da V´naia Institute

HOJE A VNAIA INSTITUTE FALA SOBRE A OTOPLASTIA: cirurgia plástica corrige orelhas de abano e que pode devolver ao paciente sua auto estima!





O que é a otoplastia?
O termo otoplastia refere-se à cirurgia plástica das orelhas, podendo corresponder a várias técnicas que podem ou não ser associadas, dependendo do problema a ser tratado. Em geral o termo é usado para indicar a correção de orelhas proeminentes (de abano), porém outros problemas como sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas também são tratadas com técnicas de otoplastia. 

Outros nomes
Correção de orelhas em abano, de orelhas proeminentes ou simplesmente plástica de orelhas. 

Indicações da otoplastia

Crianças podem fazer a otoplastia à partir dos seis anos
As correções de orelha são realizadas para minimizar deformidades, tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas mal formadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo. Deve ser considerada como reparadora, quando tenta corrigir um defeito, e ao mesmo tempo estética, pensando-se na busca pela harmonia de forma, volume e posição.

Existe desde o grau mais leve até o mais grave de orelhas em abano, porém a indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. Há pacientes com pequenas alterações e grande incômodo. Os graus são baseados na quantidade de alterações anatômicas presentes na orelha em questão. 

A idade mínima situa-se entre seis e sete anos de idade. 

Como é feita a cirurgia???

A otoplastia deve ser realizada em hospital por profissionais especializados
A anestesia mais comumente usada é a local com sedação. A cirurgia se inicia com uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. É, então, realizada a retirada do excesso de pele e em seguida é feito o ligamento da cartilagem, para deixa-la mais flexível. Em alguns casos pode ser feita a retirada de cartilagem para diminuição da orelha. Logo em seguida são feitos pontos de fixação para manter uma nova anatomia da orelha e realizando o fechamento da pele. Em geral, os pontos são internos e absorvíveis, não precisam, portanto, ser retirados. A cirurgia tem duração média de uma hora.

Marque você também sua consulta aqui na Vnaia Instute! Telefone: 3062-0288
O Dr Roberto Cressoni, médico cirurgião que atende aqui na clínica, especialista nessa cirurgia, tem uma técnica diferenciada para este tipo de procedimento e ensina em seu curso de pós graduação.

Curtam a Fan Page:

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.