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OS CUIDADOS NECESSÁRIOS QUE UMA CLÍNICA DE ESTÉTICA DEVE TER (e que nossa indicada V´naia Institute preza muito!!!)



Hoje vamos bater um papo com vocês nossos leitores sobre: OS CUIDADOS NECESSÁRIOS QUE UMA CLÍNICA DE ESTÉTICA DEVE TER (e que nós da V´naia Institute prezamos muito!!!)


A eterna busca pela beleza pode ter conseqüências desagradáveis, uma vez que para se sentir bem na frente do espelho, muitas pessoas procuram diversas clínicas de estética em busca do tratamento desejado, sem se preocupar com as condições nas quais o procedimento será realizado. 

Em recentes "blitz", realizadas pela Vigilância Sanitária do estado de São Paulo, diversos problemas foram encontrados em clínicas que fazem aplicação de botox, lipoaspiração, depilação a laser etc, como por exemplo, falta de higiene, esterilização inadequada de equipamentos, profissionais não habilitados, uso de medicamentos vencidos, reutilização de seringas, agulhas ou sobras de anestésicos e até falsificação de receitas.

Só para se ter uma idéia, o número de reclamações contra as clínicas de tratamento estético ou de emagrecimento cresceu nos últimos dois anos em 32%.

Para escolher uma clínica de estética, o cliente deve levar em conta vários fatores, como a higiene do ambiente, se as instalações são satisfatórias e os produtos que serão utilizados são de qualidade e estão dentro do prazo de validade, e não acreditar em promessas de resultados milagrosos. Os riscos de infecção são grandes se os cuidados básicos com higiene não forem tomados durante os procedimentos.

DICAS:

1. Confira as condições gerais de organização e limpeza do estabelecimento;
2. Solicite o cadastro municipal de Vigilância Sanitária da clínica;
3. Observe se quem executará o procedimento é um profissional habilitado e qualificado, principalmente nos casos de atendimento médico;
4. Observe a integridade das embalagens dos materiais e medicamentos utilizados, seus prazos de validade e os respectivos registros ou notificação para os fins destinados;
5. No consultório médico, é preciso ter pia com água corrente, sabão líquido e toalha descartável para a higiene das mãos do profissional;
6. Nas salas de procedimentos médicos deve haver cilindro de oxigênio afixado na parede ou em carrinho apropriado;
7. As clínicas devem fazer descarte correto dos materiais perfuro-cortantes em caixas rígidas de descarte, bem como a destinação adequada dos resíduos contaminados dos serviços de saúde, em sacos brancos;
8. Deve haver armazenamento e controle da temperatura dos insumos e medicamentos que necessitem de refrigeração para a conservação;
9. Verificar as condições aparentes dos equipamentos, solicitando registros de manutenção;
10. É preciso haver no local material para socorro de emergência. Para os estabelecimentos de médio e grande porte, verificar se há convênios com serviços de atendimento de urgência e emergência;
11. O consumidor deve ter certeza de que ao realizar o tratamento será oferecida avaliação e acompanhamento médico. Apenas um médico pode aconselhar e orientar quando à eficácia e desenvolvimento do tratamento. O médico é o único profissional capaz de avaliar se a pessoa pode ou não realizar um tratamento de emagrecimento, por exemplo. Emagrecer demais em pouco tempo pode colocar a vida do consumidor em risco.

A Fundação Procon de São Paulo, órgão que recebe denúncias dos consumidores, também dá algumas orientações que você deve ter em mente ao procurar uma clínica estética:

- Acompanhamento médico
Procure saber se o tratamento terá acompanhamento médico. Somente esse profissional é habilitado para dar orientações quanto à eficácia de determinados tratamentos e avaliar eventuais problemas de saúde

- Local
Antes de contratar uma clínica estética, visite o local para verificar as condições de higiene. É importante certificar-se de que ela utiliza material descartável para uso individual (seringas e agulhas) e esterilizado para uso coletivo (toalhas, roupões, aventais, etc). Conheça a aparelhagem disponível e os profissionais que atuam ali.

- Serviço
Pergunte sobre como será feito o serviço e informe-se sobre as regras e disponibilidade de horário do estabelecimento.

- Procedimentos usados
Procure saber quais serão os procedimentos utilizados, os possíveis efeitos colaterais ou riscos à saúde durante o tratamento. É preciso que fique claro também qual será o tempo necessário para que comecem a aparecer os primeiros resultados e a quantidade de sessões necessárias para se resolver o problema.

- Fichas de controle
Verifique se a clínica possui fichas de controle das sessões realizadas e registro das medidas e peso, no caso de tratamentos para redução de peso ou medidas. Neste caso é importante não só anotar o registro para acompanhar o resultado do tratamento proposto como ter uma cópia desse documento.

- Recomendações posteriores
Fique atenta às clínicas que indicam um "roteiro de educação alimentar" a ser seguido pelo consumidor e que depois alegam que o tratamento não surtiu efeito porque o paciente não observou tais recomendações.

- Preço
Informe-se sobre o preço total do tratamento e o preço de cada sessão, a data de início e término do serviço. Ao fechar negócio, você deve exigir que todos os itens discutidos estejam no documento. Peça também recibo de todos os pagamentos feitos. Se você desistir antes do fim do tratamento, exija de volta o dinheiro correspondente às sessões que não foram feitas.

- Reclamações
Guarde todos aqueles folhetos e panfletos publicitários. A clínica tem a obrigação de cumprir o que promete neles. Se você tiver alguma reclamação a fazer, registre-as no Procon. É preciso apresentar toda a documentação sobre o assunto.

Em São Paulo, você pode registrar sua queixa no seguintes endereços:

Poupatempo Sé: Pça. do Carmo s/n°
Poupatempo Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176
Poupatempo Itaquera: Rua do Contorno, 60, ao lado da estação Itaquera do metrô

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