Header Ads

Natal e Reveillon: época de comemorações - por Fábio Arruda

No final do ano ficamos tomados por uma série de sensações especiais. É o momento em que fazemos um balanço de tudo o que aconteceu durante o ano, medimos prós e contras, e esperamos chegar num saldo positivo.

Nada mais comum do aquele comentário famoso: “O ano já passou, Nossa! O tempo voou...”

Sempre temos a sensação de que a cada ano o tempo está passando mais depressa. Mas isto é conseqüência do momento, pois quando paramos para avaliar se realmente fizemos tudo o que gostaríamos e deveríamos ter feito, é comum sentirmos que o tempo foi curto.

Mas este momento de reflexão e organização de idéias é um momento cheio de perspectivas direcionadas para o futuro, pois mais um ano vem aí. E ter projetos em mente nos estimula, e é o que dá o pique para buscarmos cada vez mais fazer ainda melhor aquilo que somos capazes – e sempre aprender a fazer mais.

A melhor parte de tudo isso é que esta época vem embalada pelo Natal e o Reveillon. O espírito natalino é, sem dúvida, um dos maiores fatores de união entre amigos, famílias, povos. Independente da crença religiosa, este sentimento de Paz, Amor e Fraternidade parece tomar conta do mundo. E assim como nos emociona,  também nos estimula a trocar coisas boas e positivas com os que estão à nossa volta.

Ao pensar na decoração, não imponha nenhum limite ao seu espírito natalino. Se você é adepto de milhares de luzinhas coloridas piscando à volta de sua casa, renas enfeitando o jardim, uma acolhedora e chamativa guirlanda presa à sua porta desejando boas vindas, e dividindo com todos sua empolgação neste momento, vá em frente!

Também não existe regra de certo ou errado quando o assunto é árvore de Natal. Seja ela gigantesca e natural, ou pequenina e artificial, o tamanho vai depender do espaço disponível e o material da qual ela é feita deve ser o que mais lhe agradar.

As árvores naturais compreendem todo aquele ritual de sair para escolher o pinheiro que mais lhe agrada, traze-lo para casa e começar aquele grande – mas delicioso – trabalho de enfeitá-lo.  As artificiais, apesar de um pouco mais caras, podem ser eternas. Aí vale avaliar se você tem espaço para guardá-la e também disposição para montá-la e desmontá-la todos os anos.

Se a proposta que você tem na cabeça são bolas multicoloridas de tamanhos variados, e materiais distintos, tudo bem. Se este ano resolveu inovar e quer colocar maçãs artificiais com apenas algumas pequenas guirlandas complementando, perfeito da mesma maneira. Aproveite para soltar sua criatividade e desenvolver a decoração da árvore como mais lhe agradar.

Grandes parceiros nesta hora são as crianças, que costumam vibrar com a tarefa de montar a árvore e colocar enfeites.

Pela tradição católica, costuma-se desmontar a árvore no Dia de Reis, 6 de janeiro. Não existe regra para quando montá-la. A partir de 1o de Dezembro você está livre para se esbaldar no décor natalino.

Organize em casa as agendas para que entre os dias 24 e 25 consigam visitar as diferentes famílias e agradar a todos. Afinal, este é o espírito do momento. Vai uma dica por experiência própria: não se comprometa a comparecer a duas ou três diferentes comemorações na mesma noite, pois esta correria é de enlouquecer. Sempre a casa na qual você passou antes imagina que você deveria ter ficado mais um pouco, e a seguinte a ser visitada, que você chegou tarde demais. 

Poderia me estender por mais algumas páginas com detalhes sobre esta festa e também sobre a de Reveillon. Mas, de forma objetiva, acho que mais correto, quando o assunto é a noite de 31 de Dezembro, ou 1o de Janeiro, a regra é uma só: cabeça lotada de pensamentos positivos e coração aberto para mais um ano cheio de grandes emoções.

Não importa onde nem como você esteja, este espírito de paz e esperança está dentro de cada um de nós. 

Boas Festas!



Fabio Arruda

Palestrante, consultor e autor de livros sobre Etiqueta e Comportamento

www.fabioarruda.com.br

Fabio Arruda é colunista convidado do nosso blog Amandica Indica!


Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.