Header Ads

Dicas de Inteligência emocional para a família auxiliar as grávidas

A gravidez é um dos maiores momentos de transição na vida de uma mulher. É quando ela precisa definir novos papéis na vida e, além de filha, esposa, profissional, entre outros, ela precisa se preparar para desempenhar agora o papel de mãe e cuidadora.
 
“As alterações fisiológicas e hormonais acontecem em uma velocidade muito rápida, como fome, náuseas e vômitos, excesso de sono, e alterações na produção de hormônios. A autoestima fica abalada devido às mudanças na imagem corporal, sentimentos de medo e insegurança surgem acompanhados de pensamentos de que ela não vai dar conta, ou de que seu bebê pode nascer com algum problema, entre diversos outros pensamentos e sentimentos desencadeados por essa transformação física e emocional”, explica Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.
 
Segundo o especialista, todas essas mudanças que acontecem desde o início até o fim da gravidez, em proporções alteradas, aumentam a sensibilidade da mulher, provocando muitas oscilações de humor. Brigar com o marido por motivos pequenos e logo depois chegar toda feliz mostrando a nova roupinha do bebê é um exemplo disso.
 
“A gestação é um momento em que a mulher precisa de muito apoio e atenção da família, e principalmente do marido, mas nem todos sabem como lidar com essas oscilações, seja por falta de informação ou mesmo por falta de paciência. Essa falta de apoio acaba dificultando ainda mais essa fase tão delicada na vida da mulher, podendo trazer conseqüências importantes para o bebê que está por vir”, ressalta ela.
 
Veja algumas dicas de como o esposo e a família podem ajudar a mulher grávida a passar uma gestação mais saudável e feliz para todos:
 
- Converse: Ouça com atenção o que a grávida fala. Ouça seus medos e inseguranças sem julgamentos e cobranças. Se você já é mãe, conte sobre os medos que você também teve, sobre suas experiências quando estava grávida, e como superou cada uma delas. Já o parceiro deve tranqüilizar a mulher, mostrando que está ao seu lado para superar qualquer adversidade que possa acontecer, e que ela poderá contar com ele como marido, amigo e pai.
 
- Esteja presente: É importante que a grávida esteja sempre acompanhada nas consultas médicas, especialmente pelo parceiro, pois ela sente e percebe que não está sozinha. Caso o marido consiga, ajudará muito a autoestima de sua mulher, se chegar em casa alguns dias mais cedo do que de costume, levando flores ou algo que ela goste, demonstrando a importância que ela tem em sua vida. Ligue ou mande mensagens durante o dia perguntando como está o dia dos “dois”, ou então, deixe bilhetes no travesseiro ou no espelho de casa para surpreende-la com mensagens de amor e felicidade por aquela nova vida que ela está gerando.
 
- Seja paciente: Quando perceber que a grávida está passando por um momento de descontrole emocional, dominada pelo medo ou tristeza, espere ela se acalmar e depois converse sobre o que aconteceu. Ajude-a perceber que aquelas emoções fazem parte do seu processo, e que ela não precisa ser dominada por elas, e sim deixar que elas venham e passem naturalmente.  Se você fizer isso algumas vezes, ela aprenderá a perceber e controlar isso sozinha.
 
- Coloque o pé no chão: Quando surgirem os medos - que são naturais - converse com a grávida sobre a veracidade de cada um destes medos, sobre a probabilidade real deles acontecerem e ajude-a a perceber que a maioria dos seus medos não são reais. Mas cuidado para não falar com um tom de descaso. Apenas dê o real valor.
 
- Elogios: Principalmente o parceiro... elogie muito a futura mamãe. Isso ajuda a aumentar a autoestima dela e diminuir a insegurança natural que passa uma gestante.

Veja alguns exemplos:
  • Você ficou ainda mais linda grávida!
  • Adoro sua barriguinha!
  • Obrigado por estar gerando o nosso bebê.
  • Eu te amo cada dia mais.
  • Obrigado por você existir na minha vida!
  • Eu sou muito feliz ao seu lado!
 
Dica Especial: “Experimente fazer uma conversa em Família. Isso mesmo, o seu bebê já ouve, vê e sente tudo! Portanto, falem sobre coisas que vocês farão juntos, viagens, passeios e ressaltem as qualidades que cada integrante da família possui e descubram o quanto isso fará muito bem para TODOS”, finaliza Rodrigo.
 
 
 
RODRIGO FONSECA:

- Especialista em Inteligência Emocional há 15 anos, tendo treinado mais de 40.000 pessoas nesse período;
- Graduado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo - USP;
- Fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional;
- Membro da International Transactional Analysis Association;
- Unleash the Power Within by Anthony Robbins Institute – USA ;
- Quality Service by Disney Institute – USA ;
- Millionaire Mind by T. Harv Eker – USA ;
- Ho’oponopono by Stanley Ihaleakala Hew Len Ph.D – USA ;
- Celebrate your Life by Mishka Productions – USA ;
- Mind Mapping by RM International Consulting & Training;
- Photo Reading by Learning Strategies Corporation;
- Master Practitioner em Programação Neuro Lingüística pela Sociedade Brasileira de Neuro Linguística;
- Hipnose e Auto-Hipnose pelo Instituto AmanheSer do Rio de Janeiro;
- Formação em Renascimento pelo Instituto de Renascimento de São Paulo;
- Silva Mind Control pelo Centro de Treinamento DOM;
- Oratória e Expressão Verbal pelo Instituto Reinaldo Polito;
- Tatanka Ishca pelo Instituto Xamânico do Brasil;
- Reiki pelo Instituto Usui Shiki Ryoho
- Grafologia e sua aplicação no estudo da Personalidade pela M&M Consultoria e Treinamentos;
- Processo Hoffman da Quadrinidade pelo Instituto Hoffman do Brasil;
- Analise e Planejamento Financeiro pelo Sebrae-SP;
- Fluência em Inglês e Espanhol;
- Atua há 15 anos como Especialista em Inteligência Emocional em treinamentos de desenvolvimento humano e emocional;
- Consultor empresarial, familiar e pessoal.

Treinamentos, Cursos e Palestras Ministrados/ Lotus Treinamentos:

- Leader Training I, II e III;
- Transforme Sonhos em Realidade;
- Inteligência Emocional;
- Sucesso e Felicidade;
- Liderança, Vendas e Empreendedorismo;
- Faça o seu Negócio Acontecer na Beauty Fair (2010)
- Convenção Nacional da Editora 3 (2011)
 
Assessoria de imprensa:
Andrea Feliconio - www.andreafeliconio.com.br
11-2309-4144 |9 9144-9663.

Um comentário:

  1. e uma duvida, estou gravida de 5 meses de uma menina, mais meu esposo que colocar o nome dela de nicolle e eu quero ana sofia,como faço pra entra em acordo com ele.me ajude.

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.