Entrevista com Manuel Mota - por Marcela Pedra (Noivinha de Luxo)

Acessem:
www.noivinhadeluxo.com.br 

Na Pronovias, onde está há 21 anos, o estilista Manuel Mota ocupa o cargo de diretor criativo do grupo fashion espanhol, voltado para o mercado nupcial, com vestidos e acessórios, além de roupas para festas. Em Barcelona, na Espanha, Manuel recebeu a equipe do Anuário CARAS Noivas poucas horas antes da apresentação da coleção 2013 da Pronovias, com o tema Le Jardin des Rêves (O Jardim dos Sonhos), no Museu Nacional d’Art de Catalunya. O estilista, que ressaltou as tendências florais em seus modelos, contou que se inspira no cinema e na natureza para criar os looks e que o branco continua sendo a aposta certa. “Já usei cinza, tons pastel, prateados, dourados, vermelho. Mas nenhuma cor, nada, funciona tão bem quanto o branco. Na noite de gala da última edição do Oscar, por exemplo, a maioria das celebridades vestia branco. É a cor da moda”, afirmou. Segue uma entrevista interessante para as noivinhas antenadas.







O que significa se dedicar à criação de um vestido de noiva?
As roupas de casamento são o que há de mais parecido com a altacostura. A fantasia não tem limites, podemos brincar com os volumes, trabalhamos com tecidos bonitos e bons. Fazemos moldes, usamos manequins e experimentamos várias vezes até chegarmos ao ajuste ideal.
Que tecidos você gosta de usar em suas criações?
Ultimamente, ando encantado com o tule, que havia saído de moda. Na coleção 2013, tem organza, bordado inglês, rendas e muitas flores.
Quais as tendências da moda noiva para o próximo ano?
Há várias, que abrangem um público bastante diverso. Para mim, a aposta é, sem dúvidas, em noivas cada vez mais informais, mas sem perder a elegância.
O que se deve usar em um casamento durante a noite?
Eu vestiria a mulher com mais imponência, talvez um vestido de tule de seda com pluma marabu, pedrarias, algo bem trabalhado.
E durante o dia?
Aberturas, fendas, pernas à mostra, chemisier, coisas mais leves. Para praias, vestidos curtos, shorts e pantalonas. Por que não? No campo, usaria um estilo gypsy chic, vestidos com a cintura bem baixa e marcada, saias com bolsos e blusas no estilo cigano, de mangas mais fofas. Fica muito bonito em uma cerimônia campestre.
Qual sua dica para a noiva não errar na escolha?
Sempre digo que ela não deve se disfarçar, nem se empolgar com fotos de outras pessoas, influenciar-se por amigas, imitar. A mulher tem que se olhar no espelho, observar bem o corpo, perceber o que mais gostaria de destacar e se aconselhar com um profissional. Analise-se e tire o máximo partido de si mesma. E sou adepto do menos é mais: diante de dúvidas, abra mão de acessórios e complementos.
Como vestir as mulheres esguias?
Eu indicaria chemisier, com mangas de gaza, abertas dos lados, punho e saias cheias de movimento. Apesar de parecer que a noiva está muito vestida, há toda a transparência.
E as não tão magras?
Nossos vestidos são feitos de forma a ajudar a diminuir as medidas. Mas aconselho peças por inteiro, com as saias um pouco évasé.
Quais suas apostas para os próximos meses?
Estou sempre bolando coisas novas, mas, para a primavera-verão, aposto em tomara que caia e um ombro só. Além disso, muita fluidez nas saias, tecidos que não pesam e flores. Bordados são fundamentais. Para não repetir as pedrarias, nós as trocamos por madrepérolas. No outono-inverno, capas com transparências, estolas, elementos para aquecer. Para adornar a cabeça, flores com plumas nas estações mais frias e adereços com glitter na época de calor.
E como é vestir as mulheres brasileiras? Existe alguma particularidade?
Adoro. As brasileiras têm um porte especial, uma energia, são lindas e sensuais. Elas permitem ao estilista sonhar. Não precisamos nos limitar a vestidos demasiadamente simples ou sóbrios, podemos ousar porque, em geral, tudo lhes cai espetacularmente.
Fonte: Anuário Caras Noivas - 2012

Um comentário:

  1. Oi ^^

    Bacana a entrevista.
    Tem que amar muito essa profissão, porque tem clientes que não são fáceis.

    Aguardo sua visita. Estou seguindo =)

    Beijos =*

    http://www.girlsupimpa.com/

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.