O blog referência Look Bebê conta como foi o Dia da Gestante

Eu sou blogueira e sei muito bem quando um blog é referência e este é o caso do "Look Bebê" que adoro visitar quase todos os dias e também recebo suas atualizações.

Assim, achei perfeito a matéria que esta querida mamãe da Bruna e da Clara fez sobre o Evento Dia da Gestante que dei apoio promocional e também estive presente como visitante junto com minha filhota Sofia.

Por se tratar de uma referência para mim e para muitas grávidas e mamães, peço que minhas leiotoras se dirijam à sua página pois é realmentem interessantíssima: www.lookbebe.com.br

Tentei colocar aqui a matéria que ela escreveu em duas lindas partes, em uma só, para que vocês saibam mais do evento e possam conhecer este blog maravilhoso que indico agora para as grávidas e mamães que lêem o meu blog, ok?

Parabéns à todos que participaram deste lindo evento e em breve mais matérias!

beijos,

Amanda Accioli
@Amandica_Indica

___________________________________________________________

Por Look Bebe
www.lookbebe.com.br


 
O que rolou no Dia da Gestante!! Parte 1

Oiiii Pessoal!!!

No sábado, dia 18, aconteceu aqui em São Paulo o “Dia da Gestante” organizado pela Zazou Moda GestanteMais Vida Gestante e Donna Fisio, como já havia divulgado aqui no www.lookbebe.com.br.

Vou contar sobre o evento em duas partes: Hoje falarei sobre como foi o evento, as comidinhas, doces, brindes, sorteios; no post da parte 2, conto sobre as palestras e as principais dicas de cada (e olha que teve muuuuita informação boa).

Espaço

O evento foi em uma sala (tipo de convenção) do hotel Trip Meliá. A foto foi tirada antes de “encher” e começar o evento. Ao redor da sala, tinham alguns stands de demonstração de produtos e serviços oferecidos a gestantes, além de mesa de brunch e de doces.



Comidinhas

O brunch foi uma delicia. O Buffet Tout Va Bien ’Kids’ foi o responsável pelos lanchinhos tipo sanduíches (um mais gostoso que o outro), mini-bolos de cenoura além de sucos em garrafinhas individuais. A apresentação estava linda e o sabor uma delícia. Infelizmente fiquei sem bateria no celular e não consegui tirar miiiitas fotos.

A mesa dos doces estava recheada de gostosuras! Tinha brownies da Mary Linn’s, bem-nascidos da Art Doce (Marilia – 7814-0077 / artdoce@globo.com), bisnagas de brigadeiro e os charutos de chocolate belga que estavam na caixa (Ovelha Amarela, Ursa Rosa e Urso Azul) Maria Baunilha, charutos e babadores de chocolate artesanal (mais uma deliciaa!) Elisete Torrão Chocolates (2918-4292), e balas e pirulitos deliciosos da PapaBubble. Levei um cupcake (na foto tem um marshmallow em cima) pro marido e ele disse que era molhadinho e sensaaaacionall, da Doce Cozinha (docecozinha01@hotmail.com / 11 2028-2978). O mini-pão-de-mel, idem. delicioso!!!


Não experimentei de tudo, mas tenho que fazer um comentário especial sobre o bem-nascido. Eu sempre comi e encomendei no meu casamento e nascimento da Bruna os bem-casados da Conceição, pois todos os outros que eu havia experimentado não se comparavam ao mais delicioso e famoso deles, mas dessa vez o (mini) bem nascido me surpreendeu, e recomendo! Marido também aprovou!!! 

Sobre a Papabubble prometo um post especial, pois vou conhecer a loja e o processo de fabricação das balas e venho contar a vocês. O que posso garantir desde já é que são lindas e deliciosas!

Brindes

Todas as gestantes chegaram  no evento ganhando presentinhos. Primeiro veio uma sacola do evento, depois outra da It Mãe e da Cordcell.


Quando começaram as palestras, uma super surpresa: todas as gestantes ganharam um voucher de 25% de desconto na Zazou, pra compras da nova coleção. Além disso, quem fosse ainda no sábado na loja ganhava mais 1o% de desconto sobre qualquer compra, sendo ela da nova coleção, promoção ou até mesmo da ponta de estoque.


Chegando em casa abri todas as sacolas e espalhei o brindes em cima da cama para vocês verem (fora vários panfletos, cartões e indicação de serviços). Ganhamos um “Livro do Bebê”, Kit de adesivos e aviso de porta da Mam, um pacote de Pampers Premium Care (falei dessa maravilha aqui) e um pacote de lencinhos da Pampers, em parceria com a It Mãe, uma sacola e pomada Bepantol, além dos descontos da Zazou e o prêmio do sorteio.


Sorteios

Eram taaaantos prêmios para sortear, que TODAS as gestantes que ficaram até o final do evento ganharam mais algum(ns) presente(s) (algumas delas foram sorteadas duas vezes!!!).
Kits da MAM com vários produtos, descontos de 50% no buffet, descontos em compras nos váriosss fornecedores que estavam presentes no evento, Roupas da Zazou, sessão de drenagem linfática, avaliação, sessão fotográfica com a Daniela Margotto, entre outros… eu ganhei um par de brincos da Carlotha Bolota Jóias. Nem preciso dizer que AMEI né?!


 Agora vocês me digam… quem não foi, perdeu ou não perdeu????
Adorei tudo!


  • Bela mesmo grávida 

A palestra sobre beleza, bem-estar e moda foi dividida em duas partes: Foi iniciada pelo Eduardo Sacchiero (facebook) maquiador de celebridades (Hebe Camargo, Alcione) e finalizada pela Daniela Lobo, dona e designer/estilista da Zazou Moda Gestante (site / Facebook).

Ele (Eduardo) reforçou a importância de não deixamos a vaidade de lado durante a gestação. Mulher grávida pode e deve se maquiar e se cuidar. E não esqueçam do filtro solar, mesmo em dias “fechados”. A luz natural e a luz branca também provocam o aparecimento de manchas no rosto durante a gravidez. (post)

A Daniela contou como nasceu a Zazou: da necessidade de roupas próprias para gestantes. A modelagem e qualidade do tecido e aviamento faz toda a diferença na hora de vestir a gestante. Eles trabalham com todo tipo de roupa (trabalho, social, jeans, casual, fitness, festa, pijamas, roupas íntimas) e não somente “seguindo tendência” sem se importar com o conforto da gestante: Blusas sempre possíveis de colocar com sutiã, calças, bermudas e saias ajustáveis e muito mais. (Confira o post do dia que conhecia a Loja)


Fui flagrada pelas fotógrafas da Daniela Margotto retocando o batom. heheh Ela disse que a vaidade da gestante tinha que ser registrada! ;)

  • Saúde na Gestação

Mesa redonda com as principais dúvidas que as mamães apresentam: A Personal Gestante Gizele Monteiro (facebook) da Mais Vida Gestante, Laís Cruz nutricionista (facebook), e as fisioterapeutas Vanessa Marques e Paula Uliana da Donna Fisio.

Elas falaram sobre a importância dos exercícios físicos na gravidez, assim como os benefícios da drenagem linfática, que devem ser liberados pelo médico obstetra que acompanha a gravidez. Com o decorrer da gestação  drenagem pode ser necessária e com maior frequência. Tanto os exercícios quando a drenagem linfática podem ser feitos até o final da gestação, se estiver tudo bem com a mamãe e o bebê. As fisioterapeutas da Donna Fisio fazem uma avaliação do grau de edema da gestante (I, II, III, ou IV) e  partir disso, indicam quantas vezes por semana é necessária a drenagem. Lembrando que no final da gestação é comum ocorrer o inchaço, mas o ideal é que assim que começarem a sentir o inchaço, procurem ajuda profissional para que não se agrave e passe para os graus III e IV. Manter as pernas elevadas é uma boa maneira de relaxar e evitar que inchem ainda mais.

Sobre a nutrição e ganho de peso: O ganho de peso ideal varia de acordo com o peso atual e IMC da gestante, mas o indicado é de 9-12 Kg. Para as magrinhas, é natural ganhar mais peso, e para as mais “gordinhas”, o ideal é que não ganhe muito peso.

Não se deve fazer regime, nem emagrecer na gestação. O que se deve fazer é controlar a alimentação, e ter uma dieta balanceada, comendo sempre de 3 em 3 horas. Quando menos se engordar no decorrer da gestação, mais fácil perder depois.
Elas apresentaram um gráfico semelhante a esse, que consegui AQUI. Essa tabela relaciona o IMC da gestante com as semanas gestacionais.

Se você estiver em Sobrepeso no início da gravidez, pode controlar a alimentação e “cair” para a faixa Adequada ao final da gestação, sem ocorrer perda de peso.

  •  Brunch
Já falei dos lanchinhos e comidinhas deliciosas do Buffet Tout Va Bien e muito mais no post Parte 1.

Hora do Brunch com sucos do Buffet Tout Va Bien… segundos antes de ficar sem bateria no cel…

Nesse intervalo, também aproveitamos para o momento flash! Todas as gestantes puderam ser clicadas pela fotógrafa Daniela Margotto (Facebook/site). Adorei!!! 

Fotos das gestantes by Daniela Margotto. Look: Camisa Polo Ralph Lauren e Bermuda Zazou

  • Mitos e Verdades da Gestação
Foram convidadas: a obstetra Dra. Carolina Delage, a enfermeira obstetra Raquel V Lotti Felisbino e a Fisioterapeuta Vanessa Marques da Donna Fisio.

A Vanessa falou sobre uma técnica utilizada para alongar o períneo (após 35 semanas), muito útil para gestantes que pretendem ter parto vaginal (normal ou natural), pois diminui a incidência de episiotomia e lacerações na hora do parto. Eu NUNCA havia ouvido falar nisso - fisioterapia no períneo durante a gestação com auxílio do equipamento epi-no – mas ela deu explicações bem consistentes e acho que vale a pena perguntar ao obstetra. Ainda não tive a oportunidade de perguntar, depois conto a vocês. (Se quiserem saber mais detalhes, tem um post explicativo  no blog da Zazou, Leiam.)

Equipamento alemão epi-no; utilizado para alongar o períneo

Sexo na Gravidez
foi outra assunto abordado nessa palestra: a Dra. Carol disse que muiiitos pais (homens) se preocupam se não vão machucar ou “cutucar” o bebê quando tiver relações com a mulher grávida. Ela explicou que as relações podem continuar sem problemas (exceto quando há contra-indicações como: sangramento, descolamento, placenta prévia, risco de parto prematuro) e com o auxilio de uma imagem similar a esta (que encontrei AQUI) ela explicou que o pênis penetra a vagina e chega no máximo até antes da entrada do colo do útero, que por sua vez ainda mede cerca de 4 cm (reparem na imagem, a seta Cervix)  até chegar de fato dentro do útero, onde se encontra o bebê.

Anatomia da Gestante: Bexiga comprimida, aumento da lordose devido ao centro de gravidade e peso do útero.

A Dra. Carol também falou sobre os tipos de parto e a importância de estarmos preparados para qualquer situação. Mesmo querendo um parto normal e tendo dilatação, a gestante pode não ter contrações (de expulsão) e acabar tendo que fazer uma cesárea. Não devemos ficar “obcecadas” com um tipo de parto para não haver sentimento de derrota ou decepção, pois independente do tipo de parto, o nascimento de um filho é marcado por muita alegria. Mamãe e bebê são monitorados durante todo o trabalho de parto para garantir o bem-estar e saúde de ambos.

O Parto Natural é o parto por via vaginal, sem o uso de analgesia ou anestesia.

O Parto Normal, também por via vaginal, geralmente é acompanhado de analgesia (no momento em que a mãe pede). Pode ter anestesia, episiotomia, fórceps, ou não. O  que for necessário e a o que a mãe pedir para se sentir melhor e segura. A analgesia também é feita com acesso na coluna, assim como a anestesia, e caso seja necessária a cesariana, não é necessária outra punção, pois o catéter é colocado antes da primeira medicação a ser administrada.

O Parto Cesárea é feito via abdominal, com o uso de anestesia.

Analgesia é uso de medicamentos para dor.

A anestesia peridural não tira a sensibilidade da mulher aos movimentos, é mais fraca e tem efeito mais rápido (mas pode ter a dose renovada quando o efeito diminui) do que a raquidiana (mais rápida e eficaz) que por sua vez paralisa temporariamente abaixo da cintura e é mais utilizada no parto cesárea.

Medo de agulha??? Já passei por uma cesariana e digo: foi tranquila!! A agulha do catéter do soro (que vai na mão) é muito mais calibrosa do que a da coluna. A diferença maior é que a medicação dá uma “ardidinha” quando entra. Mas a picada mesmo, sussa!

A enfermeira obstetra Raquel falou sobre as salas de parto e a diferença quando a equipe médica tem uma enfermeira obstetra (além da do hospital), o que eu desconhecia: Sabiam que o bebê é levado rapidamente da sala de parto para os exames e o berçário porque a enfermeira do hospital tem que acompanhar mais sei lá quantos partos e bebês, e somente por isso!? Quando a equipe médica é completa (com obstetra, médico auxiliar, pediatra, enfermeira obstetra - geralmente somente os médicos particulares ou planos de saúde mais completos oferecem), a enfermeira do hospital pode deixar a sala de parto ao final do nascimento e o bebê pode ficar sob responsabilidade da enfermeira obstetra da equipe e assim o bebê permanece na sala ao lado da mãe, onde vai ter os cuidados, ser “amamentado” e até tomar banho, dependendo da maternidade.

Sabem aqueles partos de novela em que a bolsa rompe e sai todo mundo correndo pra maternidade? Pois é… Aquilo “não existe”. Quando a bolsa se rompe, geralmente sai um líquido (amniótico) transparente e com forte odor (de água sanitária). A mamãe ainda pode tomar um banho tranquila, se trocar, pegar as malas da maternidade e aí sim, seguir pra lá. O marido não precisa “furar” os faróis vermelhos e nem ultrapassar o limite de velocidade. Caso o líquido esteja amarelado ou esverdeado, aí sim, correeee pro hospital pois o bebê pode estar em sofrimento fetal.

A ruptura da bolsa pode acontecer na parte de cima, e assim a perda do líquido ocorre bem devagar, mas pode ser diferenciada do xixi pelo odor.

As contrações de treinamento ou de Braxton-Hicks são comuns a partir da segunda metade da gestação, mas não tem ritmo, não aumentam de intensidade e são irregulares. Podem acontecer algumas vezes por dia.

As contrações do trabalho de parto tem intervalo regular entre elas e estes cada vez menores, e sua intensidade e duração aumentadas. É hora de ir pro hospital quando as contrações acontecem de 5 em 5 minutos e têm duração de 1 minuto.

No final da gravidez também devemos procurar a maternidade se, 3o minutos após as refeições, o bebê não mexer no mínimo 6 vezes no período de uma hora. Isso porque quando nos alimentamos, eles ficam mais ativos.
  • Saúde do bebê – Importância e como fazer a higiene bucal do bebê
A odontopediatra Dra. Glenda disse que a primeira visita à dentista deve ser feita assim que nascem os primeiros dentinhos. Antes disso, a higiene bucal deve ser feita 1x ao dia ou quando o bebê regurgitar (azedo), com gaze ou fralda de tecido limpa e umedecidas com água filtrada. Também podem ser usadas aquelas dedeiras de tecido ou massageadores de silicone para que o bebê acostume com a manipulação na boca.

Quando nascem os dentinhos, a limpeza deve ser feita com escova de cerdas para melhor resultado. O leite materno, assim como as fórmulas e alimentos possuem açúcar (no caso dos leites, a lactose)  e o cuidado com as cáries deve ser maior. Se a criança gosta de beber água, já ajuda muito!!! Sucos de caixinha são considerados ‘inimigos’ pelos profissionais que cuidam dos dentes! heheh

A pasta de dentes utilizada na primeira infância (0-3 anos) deve ser sem flúor… isso vocês já sabiam né? Sabem porquê? Porque os bebê geralmente engolem a pasta durante a escovação e o excesso de flúor no organismo (que já está presente em alimentos e água tratada) pode provocar a fluorose, ou seja, manchas amareladas (em casos mais graves) ou esbranquiçadas (nos casos mais comuns) nos dentes, inclusive nos permanentes que estão em formação  e calcificação dentro da gengiva (dos 3 meses aos 4 anos).

Mesmo depois dos 4 ou 5 anos, quando forem trocar a pasta de dentes por uma com flúor, devem prestar atenção na quantidade presente: existem pastas infantis com  500 ppm e outras com até 1100ppm. Quanto menos, melhor.

Outra dica super importante é: Após o consumo de frutas cítricas como laranja e abacaxi, o bebê/criança deve beber água (pra lavar a boca) e somente depois de 30 minutos deve haver a escovação com escova de cerdas e pasta sem flúor, pois o alimento cítrico é “abrasivo” e a escova e pasta também, e quando ingerimos esses alimentos, os dentes ficam mais sensíveis. A escovação imediata pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Glenda Nahas – (11) 3825-9676
glendanahas@gmail.com
Av. Angélica, 1968 – Sala 134 – Higienópolis
  • Nutrição inicial do bebê

A nutricionista Mara C. Miranda do Empório da Papinha deu dicas sobre a introdução da alimentação sólida e o diferencial dos produtos orgânicos que são livres de agrotóxicos e outros produtos nocivos à saúde. Vocês sabiam não só os legumes, mas também as carnes podem ser orgânicas? Nesse caso, os animais são tratados com homeopatia, sem hormônios e em pastos sem adubação química. É mole??
Como eu disse no Post Chegou a Hora da Papinha, e agora? a papinha não precisa ser temperada com sal, pois o paladar do bebê está acostumado apenas com doce (leite, frutas) e uma sopa com carne, legumes, cebola, alho, cheiro verde já tem um sabor totalmente diferente. O sal deve ser introduzido aos poucos na alimentação. 
  • Shantala para acalmar o bebê e amenizar as cólicas
A explicação e demonstração de todos os passos da Shantala foram feitas pela Paula Uliana da Donna Fisio com o auxílio de uma boneca.
Ela contou que a técnica leva o nome da indiana Shantala, filmada há 40 anos pelo médico francês Dr. Frédérick Leboyer enquanto fazia massagens em seu bebê na beira de um rio.
No evento ela exibiu o vídeo original e quem quiser conferir, Dá o Play!!

Acessem o blog no link para assistir:  http://www.lookbebe.com.br/2012/08/27/dicas-uteis-para-gestantes-diadagestante-parte-2/
  • Fotografia de Recém-Nascido / Newborn
Para finalizar, a fotógrafa Daniela Margotto (Facebook/site) exibiu um vídeo com o trabalho lindo que ela faz com recém-nascidos de 5 a 15 dias de vida. Você sabia que nessa fase, podemos mexer no bebê enquanto ele está dormindo  e fazer muitas fotos fofas que eles não acordam?!! Quanto mais novinhos (até 20 dias) mais tempo e mais pesado eles dormem, além de serem mais molinhos, e assim podemos fazer as poses neles! hahah
Confiram o vídeo:

 Acessem o blog no link para assistir:  http://www.lookbebe.com.br/2012/08/27/dicas-uteis-para-gestantes-diadagestante-parte-2/

;)
E ai, gostaram????? Muiiita informação útil, né?! 

Desculpem a falta de padronização na largura das imagens, mas só assim para conseguir visualizar alguns detalhes. Se tiverem alguma dúvida ou pedido de post com mais detalhes em determinado assunto, é só falar!
Como fiquei sem bateria no celular, puxei tudo da memória. Espero não ter esquecido de nada. ;)  
Bjinhosssss

www.lookbebe.com.br 

Um comentário:

  1. Ooooo lindaaaaa, não sabia que você seguia o blog e que era vc lá com sua filhota!!
    Adorei o evento! Obrogada pela indicação!!!

    BJINHOSSSSSSSS

    Aninha - LookBebê
    http://www.lookbebe.com.br
    @AnaluMasi

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.