Bate Papo com a renomada cerimonialista carioca Fatima Ziegler


 
Como foi o seu início de carreira, quais as maiores dificuldades e maiores surpresas?

O inicio da minha carreira foi em 1986. Eu era secretária, mas não estava feliz profissionalmente e resolvi ser Cerimonial Social. Comecei a estudar muito e a conhecer bem de perto os procedimentos de uma cerimônia religiosa e das recepções. Uma época com poucos profissionais nessa área e ninguém ajudava a ninguém, todos eram concorrentes sem sorrisos. Parti para o Brasil a procura de cursos de aperfeiçoamento. Hoje sou cursada em Cerimonial Social, Cerimonial Empresarial, Cerimonial Universitário, Professora de Etiqueta e Postura e Cerimonial Público.

E o nome Fatima Ziegler para sua empresa e não um nome fantasia qualquer como surgiu e como a empresa em si começou?

O meu nome na empresa era para ter a certeza de que daria certo e que seria bem diferente de tudo que eu estava conhecendo naquela ocasião. Precisava fazer a diferença na qualidade e na oferta. Foi assim que eu comecei e tudo rolou exatamente como eu desejava.

Hoje como você vê o seu trabalho dentro do mercado de casamentos e eventos sociais?
26 anos se passaram e eu vivo um momento muito especial em minha vida. Tantas coisas boas acontecendo, tantos reconhecimentos, tantos convites, trabalhos solicitados, casamentos fantásticos, sou uma Professora reconhecida, enfim, estou imensamente feliz vendo que o meu sonho se realizou plenamente.

O que mais lhe agrada no seu trabalho?
A certeza de que sou Fatima Ziegler, uma profissional que faz o que ama, que deixa o seu cliente feliz, que fica realizada sentindo os seus alunos realizados, que vê o sorriso no rosto dos alunos que passam a acreditar que irão vencer de verdade. É bom demais!

Quais os requisitos essenciais que hoje em dia alguém que trabalha em sua área deve ter para se dar bem no mercado de eventos?

 "Saber e fazer" de verdade tudo aquilo que promete em seu contrato. Fazer com qualidade e com categoria. Fazer e compreender o porque é certo e o porque é errado. Estudar Protocolo e Boas Maneiras. Ter qualidade acima de tudo, não esquecendo de honrar dignamente a posição de uma verdadeira Cerimonialista e, acima de tudo, ter ÉTICA.


Mesmo com tantas empresas no seu ramo, você acha que é um ramo que ainda tem para onde crescer? 
O bom profissional terá trabalho para a vida toda na área de eventos.

E o que você acha que o seu trabalho tem de diferente das demais?
Qualidade e comprometimento.

Teve algum casamento que você passou algum apuro ou algo inusitado e/ou engraçado? Conte-nos. 
São 2200 eventos realizados, impossível não ter o que contar de engraçado ou assustador. Uma situação que sempre comento em sala de aula, foi a ausência do Padre que não compareceu para Celebrar o Casamento Católico em uma Igreja no Rio de Janeiro. Ele desligou o celular e foi para a Igreja errada e não compareceu. Quando cheguei para pedir desculpas,na posição de chefe de Cerimonial, e para falar com todos os convidados sobre o que estava acontecendo,um lindo Senhor levantou-se e disse que era Padre e que tinha batizado a noiva. UFA!!!! que dia maravilhoso em minha vida. O casamento foi lindo demais.

Agora me diga, qual a pior e a melhor coisa de trabalhar na sua área.
Só tenho prazeres, pois é bom demais fazer o que se ama.

Para quem quer seguir sua carreira, quais são suas dicas mais preciosas?
Leiam muito, estudem bastante, aprendam de verdade. O mais ou menos não interessa, o que vale a pena é lutar para fazer tudo correto.

E para os noivos e todos os "festeiros" que procuram por um serviço como o seu, quais os seus conselhos para que eles contratem o melhor para o seu evento/comemoração?
Pesquisem e escolham o profissional que irá suprir todas as suas expectativas. Escolham aquele profissional que realmente irá realizar os seus sonhos. A internet mostra através de comentários e através de fotos quem realmente sabe trabalhar. Analisem com cautela.

Como é para você estar no blog Amandica Indica como um dos INDICADOS?
Quando estive em São Paulo conheci a Amanda pessoalmente e foi amor a primeira vista. Adorei o seu trabalho e o ser humano dócil, uma querida e muito apaixonada por tudo que faz. Recomendo o Blog Amandica Indica.

Facebook: https://www.facebook.com/fatimaziegler.boasmaneiras
www.fatimaziegler.blogspot.com

Um comentário:

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.