Amor e Rotina - aconselhamento para a semana

Olá a todos!

Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: "amor e rotina".
 

Como todos vocês sabem, um dos grandes desafios do amor, qualquer que seja ele, é cuidar para que não caia na rotina.

Infelizmente, entre muitos casais não é raro que isso aconteça, e com uma velocidade bastante rápida.

Depois de alguns meses, aquele sabor de novidade vai passando, o entusiasmo vai diminuindo, e o que fica é o peso da vida: o trabalho, as responsabilidades, as diferenças de temperamento, os assuntos recorrentes etc.

O que muitas pessoas esquecem é que o amor não pode parar!

Nesse sentido, é muito importante termos presente esta verdade fundamental para o amor: “o fogo do amor mantém-se vivo quando se queimam coisas novas”.

Essa imagem do amor comparado ao fogo me parece muito feliz. De fato, o amor é um fogo que pode se alastrar cada vez mais, sem limites. No entanto, assim como o fogo, ele precisa ser alimentado. Da mesma maneira que precisamos alimentar continuamente o fogo, com carvão ou ar, para que ele não se apague, o amor precisa ser alimentado sempre.

E como se alimenta o amor? Eu diria que de duas formas:

a) continuando a praticar os gestos de amor que existiam quando namorados

Muitos casais se esquecem de que aquilo que faziam quando eram namorados não pode parar  quando se casam.

O que faziam?

- vestiam-se com a melhor roupa para o outro;- - elogiavam continuamente o outro: “você é a criatura mais bonita que eu já vi”, “você é demais”, “tudo o que você faz é maravilhoso” etc.;
- iam sempre a um restaurante, a um cinema;
- davam-se presentes frequentemente;
- comemoravam festas importantes: dia do início do namoro, dia do noivado etc.;
- estavam sempre se abraçando e se acariciando;
- ligavam um para o outro várias vezes por dia etc., etc.

Será que essas coisas continuam acontecendo? Será que fui deixando de lado esses gestos porque me acomodei, porque a vida foi se tornando difícil, porque fui me decepcionando com o outro cônjuge?

Nada disso deve ser obstáculo para o amor. O amor não pode parar! Se para, o fogo se apaga.

b) tendo novos gestos e iniciativas de amor

A rotina não é própria do amor. Quem ama quer surpreender sempre a pessoa amada. Não é verdade?

Nesse sentido, que iniciativas tenho tido? Que novidades? Que surpresas?

Por exemplo:
- vou hoje levar um buquê de rosas para a minha esposa;
- vou hoje levar uma Nhá Benta especial para o meu marido;
- vou quebrar o esquema: é terça-feira e vou levar minha esposa ao cinema;
- vou alugar um filme que meu marido adora e vou deixar tudo pronto para quando ele chegar em casa;
- faz anos que não escrevo uma carta: vou escrever uma para a minha esposa e dizer que está num lugar escondido;
- meu marido adora aquele jogador de futebol: vou comprar um DVD com os seus melhores gols etc., etc.

Será que estou pensando continuamente em ter essas novidades? Quando foi a última vez que tive uma iniciativa como essa?

Como está o "fogo do meu amor"? Seja ele o amor a Deus, o amor ao próximo, o amor ao outro cônjuge. Tenho alimentado esse amor?

Façamos o propósito de não esquecer esta frase valiosíssima para a nossa vida: "o fogo do amor mantém-se vivo quando se queimam coisas novas"!

Coloquemos em prática essa verdade e nosso amor nunca deixará de ser uma brasa e uma brasa que cresce a cada dia.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho

 
*******************************************************************************
 
Pe. Paulo M. Ramalho - Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.

Contatos

Email (para comentários e marcar aconselhamento): falar.paulo@gmail.com
E-mail (para inscrição no Grupo Persevenza na Fé): perseveranza+subscribe@googlegroups.com

Blog: http://perseveranza.blogspot.com (aqui você tem acesso a todas as mensagens divulgadas e também pode inscrever-se no Grupo e receber as mensagens semanalmente).
Twitter: twitter.com/perseveranza
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001797967721

Um comentário:

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.