Cerimonial Católico ou Católico Romano? por Fatima Leonhardt

Muitas pessoas confundem o cerimonial católico com o católico romano. Apesar dos dois serem da igreja Católica Apostólica Romana, eles diferem em alguns aspectos. Na igreja católica, o casamento é um dos sete sacramentos, a liturgia prevê dois rituais: casamento com ou sem missa.
No Católico Romano é obrigatório ter o cortejo, vindo pela nave em direção ao altar e montado de acordo com a importância dos padrinhos. O noivo, seus padrinhos e pais ficam do lado direito, já a noiva, padrinhos e pais do lado esquerdo. A entrada pode ser intercalada, ou então entram todos os padrinhos do noivo e depois todos da noiva, a uma distância de 1/4 entre cada um. A mãe da noiva entra logo após juntamente com o pai do noivo. O pai do noivo vai ficar ao lado da mãe da noiva esperando até o pai da noiva chegar ao lado de sua esposa no altar, e só então ele se dirige para o lado de sua esposa. Ao entrar o noivo e a mãe, é preciso ser tocada uma música própria. O noivo leva a mãe para o lugar dela e desce dois degraus ou cinco passos, colocando-se ao lado para esperar a noiva.
Se tiver pajem ou daminhas, eles necessariamente entram agora. No cerimonial católico romano ninguém entra após a noiva. A noiva entra a passos ritmados. Quando chegar à ponta do altar, o pai cumprimenta o noivo, se despede da filha e a entrega ao seu futuro esposo.
Os cumprimentos não podem ser simultâneos. A noiva deve começar pela sogra e terminar com a mãe. Após ela terminar, o noivo começa cumprimentando também à sogra e terminando com a mãe.
Na saída, saem os padrinhos, iniciando pela mãe da noiva e formando um corredor humano ao longo da nave, onde as duas mães vão parar quando chegarem à porta. Por último saem os noivos, pelo meio da nave. As músicas devem ser sacras.
No não-romano há diferenças: Os padrinhos podem entrar pela nave ou pela sacristia. Eles não precisam estar na ordem de importância afetiva. O cumprimento é simultâneo. Os noivos saem primeiro da igreja. A distância entre os padrinhos na entrada, também, será de 1/4 entre cada.
Música sacra e/ou clássica. Para se realçar a dignidade da celebração do sacramento do matrimônio, uma vez iniciado o ato litúrgico deve ser executada somente músicas sacras. A Ave Maria deve ser sempre cantada.
Durante a comunhão, caso haja, deverá ser executado um canto adequado à Santíssima Eucaristia.
Acessem e conheçam: www.fatimalonhardt.wordpress.com 

Um comentário:

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.