ECO WEDDING ou Casamento Sustentável - dicas por Rose Quadros do Noiva BH.
Olá pessoal, tudo bem?
2012 chegou e como sempre algumas tendências para casamento se destacam. Já falei aqui sobre os acessórios dourados, it do momento, e hoje vou começar a falar sobre eco wedding: casamento sustentável.
Há alguns anos a preocupação com o meio ambiente vem se tornando prioridade nas mais diversas esferas da sociedade. No que se refere a casamentos não poderia ser diferente. A ideia é fazer um casamento simples, gostoso, aconchegante, com todos os detalhes que os noivos sonham, mas sempre respeitando e protegendo o meio ambiente.
A pergunta que não quer calar é: como fazer um casamento sustentável? Vamos conferir algumas dicas!
Local
O casamento sustentável começa com a escolha do local. Um local de fácil acesso para a maioria dos convidados, além de garantir conforto, gera economia no transporte poupando o meio ambiente.
Verifique se o local realiza coleta de lixo seletiva. Se não, negocie a possibilidade de que isso seja feito no dia do casamento. Você pode decorar as lixeiras de recicláveis de acordo com a identidade visual do evento, assim elas serão mais um elemento da decoração!
Uma sugestão legal é escrever um texto sucinto sobre a ideia do casamento, explicando que no local haverá coleta seletiva e solicitando que todos entrem no clima de sustentabilidade e ajudem o planeta. Certamente os convidados entenderão a mensagem e utilizarão as lixeiras certas!
Todos os fornecedores envolvidos devem ser informados sobre a ideia do casamento para que se adequem ao perfil do evento. Dê atenção especial aos profissionais da limpeza, aos garçons e outros profissionais do buffet, afinal eles serão os responsáveis por descartar grande parte dos materiais.
Compras e contratação de fornecedores
Procure sempre que possível comprar produtos e contratar mão de obra e serviços locais. Por exemplo: se você escolheu se casar no interior ou em uma cidadezinha próxima a BH, dê oportunidade de trabalho para a população local, desde que ela atenda suas expectativas, é claro. Por que fazer isso? Por dois motivos: movimentar o mercado local e diminuir custos com transporte, o que consequentemente diminui o impacto ambiental.
![]() |
| Lembrancinha: compotas ou geléias feitas no local do casamento |
Simplicidade
Esta, por incrível que pareça, pode ser a parte mais difícil! Manter a simplicidade não significa apenas fazer um casamento bucólico e campestre. Significa pensar sobre cada item antes de comprá-lo. Ele poderá ser reutilizado? É reciclável? Se não for, quanto tempo leva para ser eliminado do meio ambiente? Esse item é realmente necessário?
É extremamente difícil decidir o que é ou não necessário quando se trata de casamento, pois isso varia de acordo com as prioridades de cada casal. Mas lembre-se: o foco é poupar o meio ambiente e também recursos financeiros sem perder o charme.A única dica é a que já mencionei: pense, reflita sobre cada item escolhido para o seu grande dia e sobre como ele impactará o mundo no qual vivemos.
![]() |
| Opção de lembrança eco: ervas aromáticas, flores ou plantas em geral em vasinhos. A ideia é que os convidados cuidem das plantinhas em suas casas! |
Buffet
O buffet deve ser baseado em receitas balanceados, alimentos orgânicos, saudáveis e abundantes na época do enlace. Além de favorecer a saúde dos seus convidados, os alimentos da estação costuma ter preços melhores e qualidade superior, além de serem encontrados com maior facilidade. As sobremesas se incluem aí! Que tal um bolo ou cupcakes feitos em casa? Eles podem ser acompanhados de sorvete caseiro também!
Pesquise menus alternativos, peça ajuda a chefs (pela net mesmo você pode fazer perguntas a vários, alguns respondem!) e converse bastante com seu buffet para que fique claro que a qualidade deve andar juntinho com o sabor, afinal não adianta servir um menu super saudável mas sem graça. Menu saudável definitivamente não é sinônimo de ausência de sabor e de criatividade!
Convites
Após criado o site você pode criar o save the date, o convite virtual e enviar por email para seus convidados que acessam a internet com frequência. Acredite: não é gafe enviar convite via email em casamentos com proposta sustentável, ok?
Para aqueles que não têm intimidade com computadores uma ótima opção é imprimir alguns convites em papel reciclado. Assim você poupa dinheiro, gasta apenas a quantidade de papel necessária e todos ficam satisfeitos.
A confirmação de presença também pode ser feita online. Os cartões de agradecimento para comunicar o novo endereço do casal, enviados após o casamento, também devem ser feitos em papel reciclado.
Vasilhames
Os vasilhames, talheres e copos usados em casamento geralmente são de louça, vidro, inox ou prata. Concordo que eles são reutilizáveis bastando uma boa lavagem. Entretanto, se você realmente quer entrar no clima de casamento sustentável, o ideal é procurar vasilhames descartáveis biodegradáveis.
Não sei se já estão disponíveis aqui no Brasil (quem soube me conta, please?), mas já existem pratos, talheres e copos biodegradáveis. Eles poupam água, detergente e são ecológicamente corretos. Vale abrir excessão para as famosas taças de brinde, ok?
Seguindo a tendência de personalizar ao máximo o casamento para que ele seja a cara dos noivos, não tenha medo de investir no eco wedding se é nisso que vocês noivos acreditam. O importante é respeitar os seus valores e se divertir muito!
Aguardem mais dicas sobre casamento sustentável!
Beijo grandão!
Rose Quadros











Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: