Decoração Retrô ("Bailinho de Garagem") anos 80/90 com Sheila Romano Design e um relato verídico de quem viveu esta fase: eu!

A decoração inspiração de uma linda festa temática hoje é da querida Sheila Romano que até me inspirou em escrever algumas frases, afinal eu fui desta fase dos "bailinhos de garagem", mas que eram realizados também na sala de sua casa, no quintal, qualquer espaço que coubessem ao menos uns 10 pares de meninos e meninas...

Foi uma fase que marcou a travessia para dos anos oitenta para os noventa, quando a adolescência ainda começava aos quinze anos de idade (e não como hoje que começa aos 11 ou 12) e o primeiro beijo dado geralmente foi dado depois disto...

A música era Bee Gees, os passos de Travolta, os embalos de sábado à noite, e ainda pegamos algumas bandas de rock melódicas, daquelas com visual bem "poser" com pintura nos olhos e nos lábios.... E acreditem se quiserem, a atual chamada "balada" era somente no sábado e só à noite - não via a mocidade saindo de segunda à segunda como fiz em São Paulo na época da minha faculdade que terminei em 1996 (antes disso, vivi até os 17 anos em Santos, então meus bailinhos foram todos por lá).

Pouca bebida, nenhuma droga. Era festa de família, com a família lá geralmente, ou no máximo com eles dormindo nos quartos, no andar de cima, enquanto no salão térreo/sala/salão do prédio/ quintal a equipe contratada de som comandava a trilha sonora ou mesmo os próprios meninos, os efeitos e luzes na pista, e as mais decorodas eram enfeitadas com bolas giratórias revestidas de cacos de espelhos. Lâmpadas estroboscópicas nos faziam parecer mais adultos, rapazes e mocinhas mais altos, bonitos, atraentes, mesmo ainda, muitas vezes, ter dado o primeiro beijo.

Todos dançavam com "passinhos", pois lógico, acreditem se quiserem também, a coreografia era ensaiada e no "bailinho" dançada por todos misturando grupos e casais na "pista" lotada e as músicas da moda se repetiam à exaustão.

As roupas e o visual eram copiados dos filme de sucesso e da última novela das oito (ainda começavam às 20:30h), tinham muito estampado, muita maquiagem, cores cítricas....nossa que saudades!

E achei este comentário na internet e um grupo do "yahoo" e que me fez lembrar ainda mais destes anos maravilhosos:

"...Lá pelas tantas, depois do reconhecimento geral dos presentes e sempre antes dos parabéns, era a vez de tocar as lentas. Os casais de namorados iam rapidamente para pista, entre todos os outros, onde eu me incluía, uma timidez geral, e a expectativa de dançar uma música com o paquera-alvo do momento".
Pois é, é aí que conto um episódio que conteceu comigo, eu estava na quinta-série do Colégio "Stella Maris" de Santos, a casa onde rolava um "bailinho" era de um amigo nosso, o Fábio (não lembro seu sobrenome), no canal 6 na Av. Joaquim Montenegro, e era seu aniversário de 12 anos (hoje no lugar da casa existe há anos um prédio de alto padrão).

Já comecei sem graça a festa, pois, apesar da minha pouca idade, eu já apreciava os grupos de rock and roll e nada leves digamos assim, e claro que na hora de comprar o presente do aniversariante, quis comprar um LP (que era o disco de vinil e se você tem 12, 13, 14, 15 anos saiba o que é um aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil) do grupo "Iron Maiden" que existe até hoje, a capa era do monstro Eddie, um "must" na época para os apreciadores de rock da época, mas quando o aniversariante abriu seu presente, não se fez de rogado e fez uma careta enorme para o gosto musical escolhido e isso contribuiu paraficar ainda mais tímida.

Eu esperava sim um paquera, que diga-se de passagem, só eu o paquerava, pois não era nada "bonitinha" nesta idade, eu era a mais alta da turma da quinta-série A e bem, digamos, "fofinha", cabelo arrepiado cortado à moda, um jeitão meio abrutalhado e lógico que ele paquera a mais bonita da sala e com cara de "menininha"!

Ah...a vassoura...alguém começava a rodar a pista com ela e e entregava à alguém para poder dançar com seu par! Eis que aquele paquera me chamou para dançar, quase morri de tão envergonhada, me levantei e...segunda "vergonha" da noite: eu era mais alta que ele um palmo na época mais ou menos e nunca tinha reparado nisso (acho que nem ele para ter vindo me chamar para dançar pois era visível que ele também ficou sem graça) e o última: o menina mais bonita da sala veio com a vassoura e pediu para dançar com ele! E eu sobrei com a vassoura na mão e ainda era a melhor amiga da menina mais bonita da classe (amizade que perdura até hoje mesmo sem tempo de nos falar e morando na mesma cidade, mas no aniversário dos filhos nos vemos).

O "meu" paqquera? Namorou com minha amiga da quinta-série até a oitava, ou seja, o ginásio todo (de 1985 até 1988) e no colegial, nossa escola não tinha colegial como hoje em dia tem na minha cidade de Santos (nem colegial se fala mais hoje né?? É ensino médio não é?) e cada um foi para uma escola, uns juntos e outros separados, ineteresses diferentes, mundos diferentes...mas eu sempre, nos quatro anos fui "fiel ao casal", ajudava-os, era uma amiga cupido, ficava feliz em vê-los felizes, e achei sinceramente que iam se casar um dia, mas isso não aconteceu!

Bom, desculpem me alongar no texto, mas era tudo tão "quese sem malícia", era tudo tão diferente de hoje...gostaria que na época dos 12 anos da minha filha houvesse um "remake" comportamental e voltasse à esta época, foi muito bacana!

Em homenagem à estes tempos que não voltam mais, uma cliente da Sheila Romano pediu uma festa de aniversário "retrô", como um "remake" destes tempos e em parceria com Sandra Concencio, a decoração ficou um espetáculo, vejam só:













Gostaram de idéia? Além de comemorar aniversário, vocês podem fazer um chá bar com este tema, uma festinha de bodas, enfim...e se você viveu esta fase tenho certeza que irá amar assim como seus convidados!

E claro, não deixem de procurar a Sheila Romano nossa indicada e especializada em festas especiais e temáticas: http://sheilaromanodesign.blogspot.com/, e-mail: she_romano@hotmail.com

Maravilhosa festa não? Parabéns Sheila Romano e obrigada por me fazer lembrar de tão mágica época em minha vida!

Beijos,

Amandica
@Amandica_Indica
Contato:

Um comentário:

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.