Veja dicas de sustentabilidade para o seu casamento com a querida colunista Yolanda Bastos!

Casamentos Sustentáveis – algumas dicas

Muito se tem falado sobre a nova consciência ambiental. O mundo precisa buscar o equilíbrio na relação sociedade/natureza, atendendo às necessidades que temos sem agredir tanto o planeta.

E tamanha consciência já está chegando de maneira forte e definitiva ao mercado de eventos e casamentos. Já vemos hoje, a pedido das noivas ou por sugestão dos próprios fornecedores, opções bem bacanas para ajudar nessa onda verde.

E dá para fazer isso de maneira muito chique e luxuosa, sim!

Explicar que seu casamento é verde, ecologicamente correto e mostrar que você não é uma alienada ambiental vai fazer muita gente bater palmas para a sua atitude. Assim que seus convidados receberem o lindo convite em papel reciclado já vão começar a perceber do que se trata. Se vocês forem noivos bem modernos, o convite virtual também pode ser uma opção, mas veja bem, ele tem que ser lindo!

Outra opção bem moderna é utilizar sites específicos onde você pode fazer isso de graça, você monta o site do seu casamento, faz a lista de convidados e confirmação online, bem como a lista de presentes. Tudo pela internet.

Então vamos pensar o que pode ser mais verde: casar de dia! Claro, a luz natural vai eliminar grande parte do gasto com energia elétrica!

Procure fazer a cerimônia e a recepção no mesmo lugar – nada de ficar pra lá e pra cá usando carros, papeis de vallet (que vão para o lixo!). Faça isso uma vez só.

Hoje há bons buffets que pensam na sustentabilidade, escolha um deles. Prefira comidas leves, orgânicas e mais saudáveis. Até o óleo no final da festa terá o destino correto!

As lembrancinhas também podem ser mais úteis, pois a gente sabe que, dependendo da lembrança, ela acabará num cesto de lixo. Já ganhei em alguns eventos vasinhos de plantas de horta – manjericão, hortelã, alecrim – super charmosos e com certeza ninguém joga fora. Docinhos feitos a mão são também ótima opção, e podem vir em cestinhas rústicas. Você pode ter um monte de ideias, como sementinhas de árvore ou flores, sacolinhas com os dados do casamento – data, noivos e uma frase legal – para ser usadas como ecobags, e muito mais.

O vestido de noiva pode sim ser o da mãe, reformado, as daminhas podem também usar o de primas. Mas tem que se lembrar de que é muito importante passar o conceito da festa para os convidados.

Você vai trazer para a sua festa a elegância da tradição de família mixada ao conceito de ajudar o planeta. Um luxo isso! Ah, e vale lembrar que já há também no mercado vestidos e lingeries feitos em fibras de árvores e plantas que são uma opção bem interessante.

Para a decoração, pense em flores da época, não invente muito, use velas no lugar de lâmpadas. É só avisar o decorador que você tem uma ideia de casamento sustentável. Ele poderá cuidar até do destino final das flores e transformá-las em adubo, por exemplo.

E lembre-se da regra básica: menos gente = menos lixo.


Texto: Yolanda Bastos
Dietora do Portal SeuEvento.net SP

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.