Texto do Dia: Cadê a Sacolinha? (Aventuras de uma casada).
Ontem eu fui no Pão de Açucar comprar algumas coisinhas pequenininhas que estava precisando em casa.
Eu, que sempre ando com as minhas sacolas retornáveis para cima e para baixo, fui sem nenhuma (esqueci em casa). Na hora de passar no caixa, a moça ficou sem graça, olhou pra minha cara e falou: “Não temos mais sacolas plásticas”… Oi???
Na mesma hora olhei pra parte onde as EcoBags para compra ficam expostas e não tinha nenhuma.
Olhei para tudo que eu tinha na esteira do mercado: diversas garrafinhas de água com gás, garrafinhas de coca-cola, um pacotão de papel higiênico, muitas outras coisinhas… A primeira cena que passou na minha cabeça foi como eu faria para levar tudo aquilo pra casa (Mercado>Carro>Elevador)… A estratégia estava bolada: Abraça todas as garrafinhas, empilha tudo que der em cima das garrafinhas, coloca o papel higiênico na cabeça e vai!
O desespero passou quando eu pensei nas caixas de papelão. Mas, como eles estavam sem sacolas e todo mundo pedia caixa de papelão, estavam também sem caixas de papelão. Que maravilha!!! A moça do caixa e o empacotador viram nos meus olhos o desespero. Nem era tanta coisa assim, mas como as sacolas somem da noite pro dia? Gerou até uma comoção na fila, juro…
Tinham só aquelas sacolinhas “mini” que o Pão sempre tem e me virei com elas e com 1 das 4 sacolas grandes que apareceram – Gentilmente doei as outras 3 para a moça que estava atrás de mim na fila, com muito mais compra e miúdeza do que eu.
Que fique bem claro: Não sou à favor das sacolas. Sempre que posso eu deixo de pegar sacola no mercado, farmácia, padaria, etc… Tenho 4 Ecobags no meu carro e 1 sacola térmica, para não ter problema mesmo. Minha resposta é sempre a mesma, quando me perguntam se quero sacola: “Não precisa. Assim economiza plástico no mundo”. Mas… vamos combinar que as sacolinhas de mercado são úteis? Para colocar no lixinho da pia e do banheiro, não tem igual!
A verdade é que, para esta função, vamos continuar precisando de sacolas. E vamos comprá-las. E elas vão continuar demorando 400 ou 500 anos para sumirem do meio ambiente. Ou Seja: os mercados passam a ter um “quê” de sustentabilidade e a gente passa a gastar mais dinheiro comprando sacolas. Bonito, né? Só que ao contrário!
Eu vou continuar usando as minhas retornáveis na maior parte das vezes. Quando precisar de umas sacolinhas pro lixinho do banheiro, vou ver o que faço.
Agora, com ou sem sacolas, a Exame publicou uma matéria muito legal com 17 dicas para ser sustentável em 2012. Vale à pena ler…São nas pequenas coisas do dia a dia que mudamos que podem começar a fazer a diferença!
As dicas principais pra mim:
1) Produtos de Limpeza: pela primeira vez esta semana comprei refil de detergente. Achei o máximo! Ainda preciso usar pra ver se é bom mesmo.
2) Sacolas retornáveis: Amo minhas EcoBags! A favorita é a do Cirque du Soleil!
3) Papel: sempre imprimo frente e verso, assim economiza folhas. E sabe a frase lá de cima que eu uso pras sacolas plásticas? Uso também pra minha via dos cartões de crédito, débito e alimentação!
4) Garrafas Plásticas: Tem coisa que não tem jeito, mas pra tomar água durante o dia todo tenho minha garrafinha de alumínio na mesa. Não troco por nada.
5) Lavando Roupa: só seco as toalhas de banho, para ficarem fofinhas!
6) Lixo: eu era a rainha da coleta seletiva. Num apê super pequeno tínhamos dois lixos (e o de reciclagem era gigante) e eu fazia questão de separar. Mas…A prefeitura parou de recolher. Aí não adianta, né? A população se comove, mas a prefeitura não tá nem aí…
7) Transporte: Vou à pé pro trabalho!!! \o/
Carol - do blog www.aventurasdecasada.com.br
___________________________________________
Texto do blog http://www.aventurasdecasada.com.br, escolhido para a coluna "Texto do Dia" do Amandica Indica! onde, navegando por blogs interessantes, escolho um texto interessante e publico com os créditos e minha indicação por ter gostado do blog! Parabéns carol, adorei seu blog e por isso recomendo e leitura dele para minhas leitoras!
Gostaram! Enviem seus blogs para meu e-mail amandicaindica@yahoo.com.br
beijos,
Amandica!
@Amandica_Indica
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: