Marília Amaral ensina os cuidados na hora de guardar roupas de festa.

Por Marília Amaral Rigor: http://www.mariliaamaralrigor.com.br/2012/01/cuidados-na-hora-de-guardar-roupas-de.html

Toda mulher gosta de roupas de festa e certamente muitas chegam até a ter uma pequena coleção de vestidos e trajes de noite em casa, porém é muito importante estarmos atentas sobre a conservação e manutenção dessas peças, aquelas com detalhes em pedraria, paetê, miçangas, etc., merecem atenção especial por serem mais delicadas toda via toda e qualquer peça deve ser lavada e guardada de maneira adequada, por isso, anote algumas dicas:

Lavagem: A grande maioria dos trajes/vestidos de festas são confeccionados em tecidos finos com espessura delicada e mais nobres como o cetim, seda e musseline por isso estão mais propensos a esgarçamentos, rompimento e marcas e devido à baixa solidez dos corantes contidos, eles tendem a desbotar com o passar do tempo, por isso é necessário que depois do uso você leve a uma lavanderia especializada para lavar à seco, mas se você for lavar em casa, use produtos especiais líquidos, não deixe a peça de molho, não torça e nem centrifugue, seque à sombra sem o uso de prendedores.

Toda peça deve ser analisada pois algumas também podem perder o brilho se lavadas à seco ou podem soltar os enfeites ou pedrarias, estude a opção mais indicada para lavar a sua peça.

O forro do vestido também deve ser observado, pois alguns podem encolher em certos processos de lavagem ou se passados à ferro.

Para guardar: O ideal é que as peças sejam armazenadas em sacos de TNT evitando assim que desbotem ou sujem pela ação causada pela luz, nunca use sacos plásticos que criam umidade e até bolor.

Colocar as peças em local fresco e à sombra uma vez por mês para evitar a proliferação de fungos também é importante. Os trajes devem ser guardados do avesso para não puxarem fios ou perderem a cor sem serem dobrados pois os vincos podem ficar marcados para sempre, o ideal é usar um cabide de ombros largos para evitar marcas nas peças.

Muitas vezes usamos uma única vez um vestido e achamos que não há sujeira suficiente para lavar, mas essa roupa tem sim resquícios de fumaça, suor, respingos de doces, bebidas que às vezes não ficam aparentes tornando-se um atrativo para traças ou manchas oxidadas, portanto todo cuidado é pouco!

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.