Quanto servir?



A coisa mais comum de acontecer quando se planeja um casamento ou algum evento com algumas dezenas ou centenas de pessoas, é a dúvida de "quanto servir por convidado" e de tudo: bebida (todas elas), bolo, doces, bem casados, a própria comida do buffet, apetrechos para pista de dança entre outros.

Uma coisa é certa: qualquer coisa que falte, ficará muito feio! Por isso a quantidade de tudo a ser servida em uma festa deve ser rigorosamente avaliada, junto com o resultado do RSVP, mas dando uma margem para um pouco mais (na minha opinião) para que nada falte caso vá mais convidados que os confirmados!

- No caso dos convites:

Primeiro, deve-se encomendar os convites de 6 a 4 meses antes do casamento, e els devem ser entregues no máximo com um mês de antecedência para os convidados - quando for encomendar os convites lembrem-se de pedir 10% a mais de convites, e aproveite este encomenda dos convites para já encomendar os convites de agradecimento (sim, eles são muito importantes e demonstram como seus convidados são importantes - garanto que eles ficarão encantados com este gesto!).

Eu sugiro que, madrinhas e padrinhos devem receber o convite impresso pelo menos com 1 ano a 8 meses de antecedência, bem como os convites para os pajens e daminhas que são entregues para os pais dos mesmos (mas convites especiais para padrinhos e daminhas/pajens não são tão necessérios podendo haver o convite "de boca" em uma ocasião especial, como jantar etc).

-No caso de lembrancinhas:

Eu sugiro que, para que ninguém se sinta menosprezado ou menos importante, que haja uma lembrancinha para cada convidado, ou, se a lembrancinha for muito elaborada, cara etc, que tenha pelo menos 1 para cada casal ou família, isso é muito importante!

No caso de havaianas, o ideal é entregar para cada convidado na hora da chegada no salão de festas, o seu par, pois na hora em que a pista estiver "fervendo" é uma confusão muito grande estar distribuindo-as e muitas pessoas aproveitam esta hora para pegar mais de um par o que é muito deselegante!

No caso de sapatilhas para as mulheres que está muito usual hoje em dia, um para para cada convidada mulher é essencial, e por isso o RSVP também será importante.

- No caso de apetrechos/adereços para pista de dança:

Há um tempo atrás eles eram bem mais usuais que hoje em dia; as festas de casamento acabaram perdendo um pouco deste uso, mas muitos noivos ainda estão usando-as.

Para calcular esta quantidade de apetrechos para a festa, pegue o total de convidados e subtraia de 15%, pois esta variação de 15% são os convidados que invariávelmente vão embora da festa antes de começar a distribuição dos apetrechos, ou seja, antes da festa "ferver" na pista!

- No caso de bem casados, sugiro de 3 a 4 por pessoa (melhor que sobre do que faltar bem casado, este ítem é o que os convidados menos respeitam e levam muitos consigo- esta é a realidade!).

- Já o bolo que será servido para os convidados, calcule 100gr por pessoa, lembrando sempre que a festa sempre conta, normalmente, com uma farta mesa de docinhos, mesa de café com petit fours e bombons, e alguns convidados não ficam até o momento de servir o bolo e este número de convidados que não fica pode ser até um número considerável. Assim, para um bolo grande e bonito, faça boa parte dele "fake", assim o valor ficará mais baixo e os anfitriões não desperdiçarão quantidade dele.

- Doces eu sugiro 6 por pessoa, e para não ficar repetitivo, a cada 100 ou 150 doces mudar o tipo dele (variedade conta bastante, tanto de sabor como para sua apresentação).

- Bebidas e alguns ítens de comida salgada:

Este ítem deve ser muito bem calculado pois bebida que acaba, acaba também a festa. Sugiro para algumas bebidas como prosecco, whisky etc que sejam contratados em consignação.

Anotem estas quantidades:

- 1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas quando este for servido durante um almoço ou jantar;
- 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel;
- 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa (mas é champanhe mesmo ok???);
- 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas quando este for servido apenas na hora do brinde;
OBS: festa com "bolo e champanhe" e a hora do brinde dos noivos e família, pedem champanhe mesmo, e não prossecco e similares!
- Prossecco ou Espumante, calcule 1 garrafa para cada 2 convidados se servido durante toda a festa;
- Um litro de uísque serve 10 convidados;
- Se na festa haverá apenas cerveja, refrigerantes e água, calcule 1 garrafa de cerveja por convidado (600ml) ou 2 latas por convidado;
- Se na festa haverá também vinho tinto e branco, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados;
- Havendo vinho tinto, branco e uísque, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados;
- 400ml de refrigerante por pessoa em uma festa onde haverá também outras bebidas e 600ml por pessoa em uma festa onde haverá apenas refrigerantes e água (sim, alguns casamentos por causa da religião, não servem bebidas alcólicas);
- 200ml de água mineral por pessoa;
- 1 garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados;
- No caso de coquetel simples, 15 a 18 salgadinhos pro pessoa;
- Coquetel com massa: 200gr de massa e 12 salgadinhos no coquetel;
- Se for servido jantar: 8 salgadinhos por convidado, 150gr de massa, 200gr de carne ou peixe, 100gr arroz, 120gr de vegetais/frutas, 6 a 8 docinhos por pessoa, 100gr de bolo se houver sobremesa e 150gr se não houver sobremesa (mesmo com mesa e docinhos).


Acho que com estes cálculos vocês conseguirão fazer uma contabilidade quase exata para servir em seu casamento ou festa!

Boa sorte!

Beijos,

Amandica

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.