Bate-papo com Marcio Norris - um conceito cinematográfico em fografias e filmes para seu evento

Fazia tempo que eu não aparecia aqui com o bate-papo gostoso com um dos nossos indicados não é mesmo?

Pois é, hoje venho até vocês com as respostas do nosso grande parceiro e indicado que tem realmente uma prestação de serviço de foto e vídeo diferenciados, sendo um dos profissionais que introduziu em São Paulo o conceito "cinematográfico" que leremos a seguir!

Aliás, super indico seus trabalhos: www.marcionorris.com.br, digam que viram sobre seu trabalho aqui e tenho certeza que o Marcio fará um desconto bacana para vocês, noivas, debutantes e anfitriões em geral!

Leiam e conheçam mais sobre este grande profissional!

beijos,

Amandica!

____________________________________________________________________________




          1- Márcio, há qto tempo você está no mundo das fotos e do vídeo? E desde quando se interessou em fazer casamentos e por quê?
 
Estou no mercado de vídeo e fotografia há 7 anos, no casamento há 5. Sempre trabalhei com produções de institucionais, shows, videoclipes, etc e vi no casamento uma excelente oportunidade, um mercado pouco explorado com produções de mais alto nível. Vi na época que a grande maioria das empresas de foto e vídeo no mercado do casamento, principalmente no vídeo, estavam acomodadas a padrões estabelecidos há muitos anos atrás. Para ter uma idéia, um cliente pediu uma vez para converter uma fita VHS do seu casamento com cerca de 20 anos e fiz questão de assistir até por curiosidade técnica. Confesso que tive uma surpresa, quando vi que aquele material de 20 anos atrás, era a base de muitos vídeos de casamentos atuais, com duração de 1:30h ou mais.

Posso dizer que foi daí que comecei a pensar no casamento com mais seriedade. Quando fiz o primeiro, foi "paixão no primeiro take"....rsrs O fato de presenciar aquela festa, as emoções, o desafio de fazer algo bacana numa produção onde temos pouco controle e não é possível refazer, isso tudo foi como uma dose de adrelina. Hoje posso dizer que a receita do estúdio é de 70% de casamentos e o restante de publicidade.

 
         2- Todos admiram seu trabalho por ser algo diferenciado, como vocês usam o têrmo, é um trabalho: cinematográfico. Explique um pouco para nós o que é este estilo cinematográfico.

Dei esse nome para nossas produções atuais, por ter adaptado a linguagem de cinema para o casamento. Além da troca dos equipamentos, aprofundei os estudos na linguagem do cinema e suas características, depois disso veio uma fase de adaptação, pois queria fazer cinema no casamento, porém, é uma produção com pouquíssimo controle do que acontece, o que vai de encontro ao cinema. Foram quase 10 meses de estudos e testes para tornar isso realidade e chegar num formato, inclusive quanto ao tempo de duração dos filmes que normalmente não ultrapassam 35 minutos. Tenho visto algumas empresas dizendo que estão usando o estilo cinematográfico, mas o que dá para perceber, é que há uma corrida para trocas de equipamentos, porém estão esquecendo o principal: como fazer.

 
          3- Sua empresa atua em fotos e vídeo, mas você, Márcio Norris, numa equipe que vai ao casamento, fica em que área de atuação?

Pessoalmente fotografo e em paralelo faço a direção do vídeo. Comando toda a equipe, sou meio centralizador...rs Porém, para não atrapalhar o meu desempenho na fotografia, tenho um gerente de vídeo que trabalha ao meu lado no estúdio e ele responde pela equipe de vídeo nos casamentos. Também sempre temos uma reunião de briefing com a equipe toda - fotógrafos, cinegrafistas e assistentes alguns dias antes do casamento. No casamento acontecem muitos imprevistos, mas no que é previsível, a equipe chega ao evento segura do que cada um tem que fazer. Gosto de dar meus palpites e por exemplo, do making of da noiva, fico no rádio com o cinegrafista que está fazendo o making do noivo, trocando informações a respeito dos espaços e planejando cenas.
4- O que mais te envolve filmar/fotografar casamentos?
Sabe que sempre penso nesta pergunta, o que prefiro fazer nos casamentos? Não tenho uma resposta ao certo, pois adoro fazer as duas coisas, talvez um pouco mais fotografar porque o equipamento é mais leve....rs

5 -  Algum casal que foi marcante para você por algum motivo? Poderia nos contar?
Costumo ter um excelente relacionamento com os casais, e tenho carinho por todos os trabalhos que fiz. Tecnicamente falando, gosto mais dos trabalhos feitos na nossa fase "cinematográfica"


         6- Um trailler de casamento que você tenha "xodó" por ele, pode nos dar o link?

Difícil essa. Sempre o último casamento, geralmente é o mais marcante, pois a cada trabalho procuro evoluir em algum ponto, e é bem legal ver esse resultado depois. Neste link tem os últimos: http://www.marcionorris.com.br/blog/?page_id=11


        7- Quais as vantagens em fechar foto e vídeo com a mesma empresa, no caso, com vocês?

Existe no mercado um certo preconceito com isso. Para ter um bom fotógrafo, precisa fechar com um estúdio que só fotografe, a mesma coisa para o vídeo. Não acredito que a arte deva ser especializada, isso causa uma limitação criativa. A fotografia e o vídeo estão ligados na sua essência. O vídeo nada mais é que fotos em alta velocidade, os princípios são os mesmos. Se não fosse assim, porque no cinema temos um Diretor de Fotografia ou Fotógrafo? Como todo o filme é uma projeção de imagens fotográficas, sua participação é extremamente relevante, pois o resultado estético do filme no que diz respeito à imagem projetada é de concepção, criação e realização dele junto com sua equipe de trabalho.

A principal vantagem em fechar a fotografia e o filme com a gente, é que como toda a equipe é minha, eles trabalham juntos para um bem maior. Sempre deixei claro que não tem o "mais" importante entre a fotografia e o vídeo. Minha equipe de fotógrafos sabe que não gosto que eles apareçam no vídeo e se for o caso, de maneira muito sutíl, pois na minha opinião, é desagradável ficar vendo fotógrafos passando de um lado para o outro no filme. Infelizmente tive experiências desagradáveis algumas vezes quando fui contratado somente para o filme, inclusive trabalhando com equipes de fotografia bastante conhecidas no mercado. Simplesmente eles paravam em frente as nossas câmeras para fotografar, sem o menor pudor, mesmo tendo conversado com essas equipes antes da cerimônia....lamentável.
 

          8- Alguma história inusitada ou engraçada em algum casamento? Conte-nos.
 
Minhas histórias mais engraçadas são do começo da carreira em casamentos, quando não tinha portfolio, estava tentando entrar no mercado e precisava aceitar qualquer trabalho. Mas vejo tudo com carinho, são boas lembranças e experiências. Quem já fez um casamento e quando chegou na festa era um pagode "daqueles" ou uma vez quase tive que levar a noiva para a igreja em meu carro, pois o motorista sumiu, no último instante veio o pai do noivo buscá-la, já até tinha pedido meu carro para o manobrista do espaço onde ela se preparou, imagina o nervosismo dela, ainda mais porque estava sozinha, a mãe e as madrinhas já tinham ido embora.

 
           9- Você também faz umas retrospectivas diferentes do casal para apresentar na festa. Nos exlique um pouco melhor este "filme" da história do casal que é feito e também nos envie um link para termos uma idéia de como é.

A ideia não é uma retrospectiva e sim um curta-metragem, onde nosso roteirista cria uma história baseada em informações dos noivos, que pode ser uma história real ou de ficção. A idéia é envolver a família na produção. Toda a experiência que a família passa nas gravações, são bem bacanas, marcam e é muito legal quando se veêm no dia do casamento em sua "atuação". Segue o link do trailler promocional: http://www.marcionorris.com.br/blog/?p=211

 
          10- Você também faz ensaios de grávidas maravilhosamente bem...este é um momento fácil de se fotografar?

Sim, costuma ser tranquilo. São sessões bem especiais. Tem que se ter cuidado com a gestante, entender suas limitações e o momento. Penso que a gravidez é um dos momentos que a mulher está mais bonita, o brilho nos olhos que costumo ver nestes ensaios é incomum. Gosto de ressaltar a beleza feminina e sua sensualidade. Algumas gestantes vem para o ensaio com alguns pensamentos do tipo: "estou gorda", "barriguda", "inchada"....e por aí vai, mas com delicadeza e uma linguagem que mistura arte e moda, consigo extrair fotografias bem diferentes.

Meus contatos:
(11) 5581-5044 / 7739-7033


 

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.