Banda ao vivo: animação garantida, por Duda Martins da Banda Shine.
Saiba como escolher a banda ideal levando em consideração estrutura, formação e repertório
Por Duda Martins
Escolher uma banda para animar uma recepção de casamento é uma ideia que está caindo (cada vez mais!) no gosto requintado dos noivos. A música, com certeza, faz parte de uma lista de itens necessários para se ter um casamento perfeito. Afinal, é ela quem dará o ritmo da festa, animando os convidados e os colocando para dançar. Pista cheia é sinal de animação, e, certamente, os convidados ficarão mais tempo na festa.
E, para que tudo corra bem no grande dia, vale a pena levar em consideração todos os serviços que a banda ao vivo oferece. Os grandes diferenciais de uma boa banda ficam por conta de toda sua estrutura de sonorização e iluminação, da qualidade da formação dos componentes, do repertório apresentado e das diferentes opções de recursos tecnológicos que ela oferece. É extremamente importante que esses itens sejam avaliados criteriosamente na hora da contratação. Também é imprescindível que os noivos verifiquem se a estrutura da banda é própria, esse detalhe evita valores extras no momento da contratação e de grandes imprevistos de montagem e execução no dia do evento.
Antes de mais nada, o casal deve observar se a banda tem empresa aberta e sede própria. Em segundo, ficar atento quanto à idoneidade da empresa escolhida, fazendo até um levantamento da situação do CNPJ – caso considere necessário – e, em terceiro lugar, avaliar criteriosamente o contrato de prestação de serviços para não ser surpreendido com situações desagradáveis. No contrato, além de outros itens, também deve estar especificado o tempo de duração do show. A Banda Shine, por exemplo, não tem tempo limite para término. Indicações de amigos que já se casaram e utilizaram os serviços de uma banda, sempre são bem vindas, assim, é possível confirmar se a empresa realmente cumpre com o combinado.
Outro item importante é saber se o perfil da banda animará a festa. Eu sugiro sempre que o casal assista a uma apresentação e observe se os músicos não oferecem oportunidade para o convidado desanimar e, assim, sair da festa. Interação e animação são fundamentais!
Outro item é saber se os componentes possuem formação musical adequada e, principalmente, se estão antenados a todas as novidades do mercado. De nada adianta uma banda muito boa se os responsáveis não souberem conduzir musicalmente a festa, explorando um repertório funcional e encaixando cada estilo musical em momentos peculiares da pista de dança.
Fique atento ao repertório
Sempre oriento os noivos que, caso a festa de casamento aconteça durante a semana, o repertório da banda e o cronograma do evento precisam ser muito mais dinâmicos, pois os convidados podem estar cansados de sua rotina diária. No caso do evento acontecer pela manhã, os ritmos “latinos”, incluindo os brasileiros, são muito bem indicados para a parte inicial e, ainda, formal da festa. Porém, não existem regras.
Já para comemorações realizadas aos finais de semana e durante a noite, sugiro que a banda abuse de todos os estilos músicas dançantes, da caracterização de figurinos e, principalmente, de um bom jogo de luzes na pista de dança e no próprio palco, ajudando, assim, na interação com os convidados. Sem dúvida, a noite favorece todos os estilos.
Outro detalhe é ficar alerta para alguns estilos musicais que normalmente não são muito bem adaptados por bandas ao vivo, como o “Funk carioca”, por exemplo. Nessas situações, o mais apropriado é intercalar o serviço da banda com o de um DJ ou alguma outra atração neste sentido. Nós, da Banda Shine, já possuímos várias opções de serviços exclusivos para esses momentos.
Com todas essas dicas e observações para escolher a banda ideal, com certeza o seu casamento será um momento brilhante e inesquecível!
Duda Martins, com formação em música, é proprietário e tecladista da Banda Shine, uma banda de formação única especializada em festas de casamento. Composta por 11 jovens músicos, está há sete anos no mercado e possui uma megaestrutura de som, iluminação e figurino próprios.
Serviços:
Banda Shine
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: