Sobre Noivado - parte 2 e última
Que bom que consegui sentar aqui hoje para escrever as últimas linhas sobre este momento tão especial! Minha vida anda tão corrida, que mal consigo escrever da forma que eu realmente gosto!
Vou tentar aqui, hoje, concluir minha dicas para o NOIVADO, e pode servir para muitos casais que estão em dúvidas como devem comemorar, com o que devem presentear uns aos outros, onde podem economizar etc.
Sugiro que leiam a primeira parte do texto, basta ir em "procurar" aqui mesmo no blog que acharão a primeira parte sobre o noivado... ou cliquem aqui: http://www.amandicaindica.com.br/2011/04/sobre-noivado-parte-1.html
Formalidade e Tradição
Hoje em dia muitos casais ainda fazem questão de um noivado tradicional, dentro da formalidade, ou até mesmo suas famílias, e se os noivos aceitarem o que as famílias determinam (só no caso deles aceitarem isso para ele, afinal é um momento da família mas principalmente do casal) então eles deverão optar por um jantar mais chique, mais requintado com a presença dos membros principais das famílias de ambos.
Em seguindo a TRADIÇÃO, o mais formal seria os pais da noiva ou seus parentes mais íntimos oferecerem este jantar, ou podendo ser um almoço também, e os convites podem ser feitos pelos próprios noivos ou pelos seus pais (ou quem oferece o jantar/almoço).
Mas vejam bem, não estou dizendo que DEVE SER ASSIM... no primeiro texto escrevo bem sobre como tudo pode ser leve, sem rigidez, sendo algo enxuto, sem gastar muito, para deixar os gastos para depois, nos preparativos do casamento. Mas tenho que escrever sobre a parte mais tradicional do noivado e eis o que faço nesta segunda parte da matéria ok?
Em que momento o noivo pede a mão da amada, formalmente?
O mais comum e tradicional é que o pedido aconteça um pouco antes de servido o almoço ou o jantar, mesmo porquê, apesar de todos saberem o motivo de estarem reunidos ali, é de bom tom introduzir à todos tais motivos, que os levaram à esta reunião....assim o pedido pode acontecer com um breve discurso do noivo, e deve este se dirigir ao pai da noiva (ou à quem tenha este papel na falta do pai: avô, padrinho, tio etc) para que possa pedi-la em casamento, neste caso não sendo apenas um comunicado do noivado, mas tradicionalmente deve ser feito mesmo um pedido, mas que o seja de forma romântica e sem embaraços.
Os pais da noiva devem dar a aprovação, bem como os pais do noivo e neste momento então há a troca de alianças, que poderão ser trocadas para o casamento, ou à época dele, gravam-se seus nomes e data do casamento (os nomes podem ser gravados para o noivado também!).
Na troca de alianças, sejam românticos, exteriorizem a alegria do momento, afinal, não é porquê vocês optaram em seguir a tradição que devem ser duros ou frios; se optarem ser ainda mais tradicionais, em vez de trocar as alianças entre si, o pai do noivo pode colocar a aliança na mão da noiva e a mãe da noiva coloca a aliança na mão direita do noivo para que o casal usá-las, mas na minha opinião, isso é exagerar demais na tradição!
Vocês poderão finalizar este almoço ou jantar com uma bela mesa de doces, um bolo elegante e champanhe - um final bem tradicional e lindo! E não se esqueçam do registro fotográfico e por que não, em vídeo...uma lembrança para sempre!
Depois de alguns dias ou algumas semanas, o casal de noivos ou desta vez, os pais do noivo, podem oferecer uma segunda reunião, desta vez menos intimista, para poder comunicar aos familiares e amigos mais próximos sobre o noivado.
Por quanto tempo devem "permanecer noivos"???
Tradicionalmente, o "status quo" de "noivos" deve durar no máximo de um à dois anos, tempo mais que suficiente para que organizem com maestria o casamento, o grande dia!
Contando ainda com mais uma tradição...
Além das alianças que são trocadas entre os noivos, o noivo poderá dar à noiva um anel de diamente ou outra peça que tenha grande significado para ele, e a noiva deverá também presenteá-lo, retribuindo tal gesto, com um presente, que também poderá ser uma jóia, um relógio etc (sempre um objeto de valor significativo, ou financeiro ou pessoal, ou até mesmo, os dois juntos) - quer mais significado financeiro e pessoal que o anel de noivado que o Príncipe Willian deu à Kate quando celebraram o noivado real? O anel além dos quilates, pertenceu á mãe do noivo e foi dado à ela por seu pai, o Príncipe Charles no noivado dos mesmos antes do casamento que aconteceu em 1981.
Claro, aqui não somos príncipes e nem princesas, mas se vocês procurarem e quiserem muito imprimir um grande significado através de um objeto a ser dado de presente ao noivo ou à noiva, pense em algo assim.
Outras pedras preciosas também são comuns em noivados: safira, esmeralda, rubi...
Um anel de pedra semi-preciosa poderá ser dado à noiva?
Tudo isso vai depender das finanças do noivo e não fica feio dar um anel de presente com uma pedra semi-preciosa como por exemplo a turmalina, o topázio e a água-marinha, que inclusive, acho lindíssima.
Nos noivados em outros países geralmente acontece apenas esta parte, de ser dado um anel à noiva de pedra preciosa e ela um presente significativo para o noivo, sem a troca de alianças (as famosas "argolas"); porém aqui no Brasil ainda o mais comum é a troca das "argolas" e se os noivos seguirem à risca a tradição ainda se presentearão como explicado acima.
Eles também poderão ser presenteados no noivado por seus familiares com peças que façam sentido àquela união, ou mesmo peças mais especiais para o enxoval, para a casa (um vaso de cristal, um quadro, etc), aliás acho esta atitude de presentear os noivos neste "momento noivado" muito elegante.
E você? Como foi seu noivado? Quer me contar? Então deixe um comentário nesta mensagem ou escreva para amandicaindica@yahoo.com.br, e querendo envie algumas fotos que se, aprovado, poderá seu relato deste dia tão significativo ser publicado aqui no blog site!
Um grande beijo e até a próxima,
Amandica!
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: