MAIO CHEGOU! O Mês das Noivas, das Mães e de mais o quê???

Nossa o ano está voando e Maio já começou!


O mês das mães, também é o mês tradiconal das noivas. Esta é a informação que todos sabem, mas o que não sabemos é o por quê maio é o mês das noivas!!???

No site chamado "Guia dos curiosos" diz que maio foi intitulado mês das noivas por influência da Igreja Católica, pois é o mês da consagração de Maria, mãe de Cristo e que a comemoração do dia das mães, no segundo domingo de maio, também contribuiu para a associação com as noivas.

Como a Igreja Católica tinha muito poder sobre as pessoas, ela instituiu que o quinto mês do ano seria o mais propício para cerimônias religiosas.

Também temos informações que seja por causa de uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares pois naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude.

Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria, diz o padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo.

No entanto, o que acontece hoje, é que maio já não é mais o mês mais escolhido pelas mulheres que pretendem subir ao altar afinal os tempos mudaram e com eles as condições para se ter um casamento dos sonhos.

Um estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em São Paulo, mostrou que os paulistas preferem casar em dezembro, mês que concentrou 14,5% dos matrimônios de 2002 e vem se repetindo ano a ano. Por aqui, parece que a tradição cedeu lugar à praticidade: os entrevistados afirmaram que as férias de final de ano e o pagamento do 13º salário foram decisivos na hora de escolher a data.

Então dezembro tornou-se a data mais procurada, pois além das condições citadas acima ainda existem os abonos extras que os trabalhadores ganham no final do ano, e que junto com o 13¼ salário é uma grande ajuda para quem está gastando muito com vestido, decoração, bebidas, buffet, e é um mês propício para tirar as férias onde se realizaria a viagem de lua-de-mel (esta época também coincide com as férias e é bastante festivo por causa das comemorações de fim de ano).

Po exemplo, na Europa, o mês de maio também não é mais consenso na hora elebrar a união de um casal; países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal – trata-se de uma tradição de Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.

Além de dezembro, há outro mês que desbancou o chamado mês das noivas: setembro, que segundo dados do IBGE, está sendo considerado o segundo mais procurado. Não há justificativas científicas para explicar o motivo da preferência por este período, no entanto, acredita-se que este seria um mês romântico por causa da chegada da primavera, estação das flores - e eu acredito também que seria isso.

Também temos os meses que estão muito longe de se tornarem preferidos. Agosto é, literalmente, o menos cogitado. Em cada 100 cerimônias, apenas 4 são realizadas neste mês e a explicação para isso seria o celibato...como assim? É que na Idade Média este era o mês do celibato, ou seja, do solteirismo - era quase um pecado realizar casamentos neste período. Já a crendice popular diz que não traz boa sorte casar-se no "mês do cachorro louco". Agosto, para completar, fica no inverno (para os brasileiros), a estação que menos atrai os nubentes.

Como escreveu o poeta, escritor e advogado João Accioli, meu querido avô, nos idos dos anos 50:

"Agosto, mês de desgosto,
mês de sol posto,
e a tristeza no rosto"

Então, vemos por este curto trecho de poesia que não é de hoje que agosto não é desejado nas nossas vidas! Digamos que seria um mês de má sorte!



 
Mas alguns noivos aproveitam este mês para poder ter alguns serviços que não conseguiriam em outros meses e também com descontos grandes, afinal como poucas pessoas se casam neste mês, algumas empresas dão descontos para incentivar a realização de casamentos neste período!

Na América do Norte, os americanos preferem dizer “sim” em fevereiro, considerado o mês nacional dos casamentos. Por lá, vale tudo para celebrar a união perto do Dia dos Namorados, o Valentine´s Day, que naquele país é comemorado em 14 de fevereiro e não em 12 de junho, como no Brasil.

Sei que este mês deve passar voando também, pois será um mês muito movimentado, com muitos eventos, cursos, workshops, encontros, festas e eu já estou adorando tudo isso!

E vocês que mês escolheram para casar ou se ainda não casaram, qual mês escolheriam ou já escolheram para casar?

Eu escolhi outubro, aliás uma data específica, 01/10 (foi em 2005 que casei) e eia ser esta data mesmo que fosse segunda ou terça...era uma homenagem que eu queria fazer ao meu avô João Accioli que faleceu em 1990 e ao qual eu era muito ligada...dia 01/10 era seu aniversário de nascimento...quando olhei no calendário vi que caia em um sábado e então sabia que aquela era a data certa mesmo...

Beijos para todos e um ótimo mês de MAIO, pois também é um mês de SER FELIZ!

Amandica!

Fontes:

Sites: Revelação On Line e Guia da Família

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.