Estréia da nossa colunista Lara Barradas, diretamente da nossa doce Portugal !!!

Hoje é a estréia da nossa colunista Lara Barradas Fonseca, de Portugal, que já foi noiva (aliás somos "velhas" conhecidas do Clube das Noivas), casadinha, mãe de um lindo casal de filhos, e ela estará aqui para falar sobre as tipicidades do casamento português, as tendências das noivas em moda em Portugal, sobre eventos de noivas por lá, enfim...

Estou muito feliz em poder contar com você Lara!

Seja bem vinda!

E hoje ela começa à falar de um bolo/doce típico de Portugal para casamentos!

Beijos,

Amandica

                                 __________________________________________________________


Bolos Ferradura, Símbolo de Prosperidade



Portugal, um pequeno país recheado de grandes tradições, ainda assim foi um desafio, inversamente proporcional ao seu tamanho, encontrar uma tradição gastronómica associada aos casamentos.

Dias de pesquisa resultaram em aprendizagem, porque escrever é dar a conhecer mas também aprender.



Em Lisboa, capital do nosso jardim à beira mar plantado, nada de interessante. Perderam-se as tradições e importam-se ideias vindas do outro lado do Oceano Atlântico porque é preciso ser original e surpreender.

Concentrei-me então em outras regiões e descobri que um pequeno bolo, que desconhecia ter outra utilidade que não fosse a de deliciar-me ao lanche, servia como oferta aos convidados em alguns casamentos.

Este bolo dá pelo nome de bolo ferradura, de perna ou de noivos e, fazendo justiça ao nome, tem forma de ferradura.

                              
                            

Em algumas regiões do centro de Portugal e no Ribatejo, é oferecido aos convidados, simbolizando sorte, prosperidade e saúde para o novo casal.

Consoante a região, é tradição oferecê-lo nas aldeias, na véspera do casamento, a vizinhos, familiares e amigos, em alguns casos juntamente com um prato ou travessa de arroz-doce. Pode também ser colocado no lugar dos convidados ou oferecido no fim da festa, usualmente dentro de um saco de pano crú, algumas vezes bordado com as iniciais dos nomes dos noivos. No último caso, diz a tradição, serviria de alimento aos convidados durante a viagem de regresso a casa.

Partilho com os leitores esta receita tradicional portuguesa, para que possam comprovar como são realmente deliciosos. Estes bolos mantém-se durante meses.


 
Ingredientes:

1 Kg de farinha

600 g de açúcar

1 colher de chá de fermento royal

50 g de fermento inglês

125 g de manteiga

Sal q.b.

Raspas de dois limões

Gemas de ovo

Água

Preparação:

Numa tigela grande (ou alguidar) dissolve-se o fermento royal e o fermento inglês com 0.3 dl de água morna (mais ou menos 0.3dl).

Depois de bem dissolvido, junta-se aos poucos a farinha, o açúcar, as raspas de limão, o sal e a manteiga derretida, amassa-se com as mãos até formar uma bola que se solta do alguidar.

A massa fica pronta para moldar quando se tirar um pedacinho e este não se colar às mãos.

Se necessário, utilizar mais um pouco de farinha para ajudar a massa a soltar-se do alguidar.

Os bolos moldam-se em pequenas bolas em forma de ferradura e pincelam-se com gema de ovo. Vão ao forno e retiram-se quando estiverem com uma cor parecida com a da segunda fotografia.

Vejam que forma elegante de entregar aos convidados! Se você é de uma família tradicional portuguesa pode incorporar esta tradição em seu casanento! Personalidade!

Bom apetite e até a próxima coluna!

Lara Fonseca - Portugal

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.