O papel das assessoras nos EUA, por Tatiana Ayres-Beezer (Washington D.C)
Bom dia queridos (as) leitores (as), hoje é com muita satisfação que começo com um texto de uma das minhas novas colunistas.
Enjoy it!
Beijos,
Amanda Accioli Salusse
__________________________________________________________
Vou estar por aqui com vocês falando um pouco das tendências, das diferenças culturais e é claro das "noividades" que acontecem aqui nos EUA relacionadas a casamentos e o que mais vocês quiserem!
Para começar acho interessante falar do papel das assessoras, aqui nos EUA conhecidas como "wedding planners". Quem somos, o que fazemos, qual a nossa importancia…
Bem diferente do Brasil quando se pensa em casamento ou qualquer outro tipo de grande evento uma das primeiras coisas que se vêm a mente e: onde vou encontrar uma boa wedding planner (ou event planner)?
Aqui temos o papel fundamental de estar com a noiva (ou com os noivos) desde o início de tudo, para poder entender o que ela tem em mente e fazer com que esse sonho vire realidade e o mais importante, sempre dentro do orcamento dado, pois ninguem pretende ficar pagando a festa um ano depois! Por isso atuamos desde a concepção até a execução do evento, ou seja o casamento em si, passando é claro por todo o planejamento. Aqui não se tem cerimonialista, isso está incluido no trabalho de assessoria prestado.
Assim que conhecemos a noiva (ou os noivos), conversamos bastante para saber o que eles querem, o que ja tem marcado, quantos convidados tem em mente, quanto querem disponibilizar para a realização do sonho e qual e o máximo que podemos gastar para que esse sonho não só aconteça como supere as expectativas. Geralmente muitas de nós dispõe de um questionário para entender melhor o cliente e assim ir transformando esse sonho em realidade. Nossa maior responsabilidade é tirar a preocupação das noivas e fazer com que o seu grande dia seja inesquecivelmente maravilhoso.
É essencial que as noivas simpatizem e escolham bem a sua assessora, uma vez que ela será os seus braços e olhos para que tudo transcorra com tranquilidade no grande dia. Portanto noivinhas, quando forem escolher a empresa ou profissional para esse papel, não pense tanto na parte financeira, pois muitas vezes o barato sai caro e ninguém quer se estressar no dia do casamento por negligência do profissional. Aqui nos EUA o preço médio é de 2 a 3 mil dólares por casamento. É caro? Nem tanto, pois vale o investimento. Além disso aqui é muito comum, mesmo que algumas bridezillas considerem um luxo como pode ser visto no programa, elas acabam mega estressadas, principalmente depois de uma intensa montanha russa emocional, e a festa não é lá essas coisas.
É nosso dever apresentar uma lista de fornecedores, acompanhar a noiva na seleção dos mesmos, verificar cláusulas contratuais (muitas das vezes até negociar junto), junto com os noivos ver o local que os convidados irão sentar (sim aqui os convidados tem lugar marcado e isso muitas vezes traz cada problema), se ela ja tem e enviou o save the date (considerando um serviço opcional se feito por nós), se os presentes e/ou lembrancinhas para as bridesmaids (tipo as nossas madrinhas) e convidados estão separados, verificar cada detalhe no dia para ver se tudo está de acordo com os serviços contratados e com o planejado e obviamente sincronizar todos os serviços e etapas para evitar situações não desejadas. E se por alguma desventura algum imprevisto acontecer é nosso dever resolver da melhor forma que não chame atencão dos noivos e muito menos crie algum impacto negativo na festa.
Portanto noivinhas invistam sim em serviços de assessoria. Não é luxo como se pensa, mas sim uma necessidade real, principalmente para quem trabalha ou estuda e quase sempre não tem tempo de se dedicar 100% para casamento. Pois lembrem-se momento único deve ser prazeiroso e não estressante!!!
Beijos,
Tatiana Ayres-Beezer
E-mail: info@PlanningWithYou.com
Uau, belo post, parabéns meninas !
ResponderExcluirVamos semear por aí... :-)