O Cinematic Wedding - por Infinite Filmes (Porto Alegre, RS)

Recebi nos dias de Páscoa este texto incrível do Cristian Derois da empresa de Porto Alegre, minha indicada pela primazia em seus trabalhos, a http://www.infinitefilmes.com/ !

Resolvi postar o texto conforme eu recebi pois achei muito relevante e interessante ok?

Boa leitura, porquê eu gostei demais!

beijos,

Amandica!

-------------------------------------------------------------------

Infinite Filmes® – Cinematic Wedding®



A Premissa da Empresa

A Infinite Filmes é uma produtora de cinema que produz documentários sobre pessoas.

O que é o Cinematic Wedding®

Além de ser o serviço de filmagem de casamento da Infinite Filmes, o Cinematic Wedding® é um modelo de produção criado a partir do padrão do cinema. Ou seja, para valorizar o produto entregue e aumentar a qualidade final, o evento de casamento não é mais produzido por apenas cinegrafistas e editores de vídeo, entra em cena um diretor para desenvolver um conceito e estética e elaborar um narrativa fílmica, assim como outros profissionais antes só encontrados em produções cinematográficas e publicitárias: roteirista, diretor de fotografia, montador, finalizador, produtor, produtor executivo, etc. E além de contar com uma equipe que trabalha em harmonia, os processos de pré-produção inerentes ao padrão do cinema foram adaptados, tal como a pesquisa estética, planejamento de filmagem (storyboard), decisões de ordem narrativa, entre muitos outros processos.

Cinematic Wedding® é um produto audiovisual cuja característica mais importante é a criação de um filme que utilize uma narrativa cinematográfica, pois Cinema nada mais é do que uma forma de contar histórias em um meio visual.

Objetivo do Cinematic Wedding®

O Cinematic Wedding® é uma forma de cinema sob encomenda. Tal qual na história da arte, onde as pessoas contratavam pintores para elaborar quadros pessoais ou de família, nós produzimos um filme documental o qual desenvolvemos uma estética visual e narrativa para contar a história de duas pessoas. Nossos clientes são os produtores executivos do projeto, que financiam o filme e decidem como será o seu formato. É de nossa responsabilidade acessar qual é essa estética que o cliente procura e se identifica – através dos nossos métodos de pré-produção – e produzir o filme.

Os Métodos

A Sétima Arte é uma forma de expressão artística que tem a peculiaridade de ser coletiva (a pintura, escultura, e outras artes são consideradas como pessoais, onde um artista tem controle da expressão). Portanto, no fundamento de nosso método está a utilização de uma equipe de especialistas, trabalhando em harmonia para alcançar um objetivo comum. De forma que as mesmas categorias de profissionais do cinema são encontradas na empresa, a saber:

• Roteirista

• Diretor

• Produtor

• Diretor de Fotografia

• Diretor de Arte

• Montador (também conhecido como editor)

• Finalizador

• Designer gráfico

• Operador de Câmera

• Produtor Executivo


Cada casamento é considerado um projeto, que possui um responsável por sua elaboração e conclusão.

Narrativa Cinematográfica X Linguagem Cinematográfica

Para se entender a proporção de nosso modelo, se faz necessário esclarecer alguns conceitos básicos que na maior parte das vezes é utilizado de forma errônea ou com apenas fins publicitários.

Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc....

Antes de se poder escrever uma narrativa, é necessário entender e utilizar uma linguagem. Na língua falada, o sistema de signos são os fonemas que as nossas vias aéreas superiores formam. Na língua escrita, os signos são as letras que representam os fonemas falados (que por sua vez formam sílabas, palavras, orações, etc).

No cinema, a linguagem cinematográfica diz respeito os signos utilizados que servem para comunicar as ideias e sentimentos da história. Um breve exemplo de signos da linguagem cinematográfica:

• Os planos – os enquadramentos

• Utilização da luz

• Movimentos de câmera

• Utilização do som – de locação ou pós-produção

• Direção dos atores

• Montagem – escolha dos planos, ritmo, ênfase, fluência

• Estilização de cor e efeitos

Estes são alguns exemplos da linguagem cinematográfica que, uma vez que se domine, utiliza-se para escrever uma narrativa cinematográfica.

Para se escrever um romance (uma história em prosa) utiliza-se dos signos da linguagem escrita. E estes signos têm de ser ordenados através de uma semântica para fazer sentido, de forma que palavras são ordenadas para contar uma história, uma narrativa literária. O mesmo se aplica ao cinema, os signos da linguagem cinematográficos são organizados com uma semântica específica do meio, de forma que as histórias são contadas como uma narrativa visual e sonora.

Levando em conta esta epistemologia, a Infinite Filmes cria filmes levando em conta a linguagem cinematográfica, que é ordenada para expressar uma ideia e gerar envolvimento emocional com a audiência: a narrativa cinematográfica.

O Modelo de Produção – Conceito e Estética

Para todos os projetos na Infinite, é iniciada a pré-produção na oportunidade da assinatura do contrato.

Após a reunião inicial com o produtor executivo (um casal que vai se casar), é estabelecido o que os mesmos querem e esperam do filme. O casal é incentivado a fazer parte da construção do seu próprio filme. Sugerindo temas, designs, ideias. Através de nossos métodos, estabelecemos um conceito norteador para o filme, e uma estética (cor, movimento de câmera, enquadramento, ritmo de montagem, som) que lhes agrade e torne personalizado e único seu filme.

As características físicas do evento também são levantadas nesse período, pois nosso trabalho de câmera ao vivo é pré-dirigido: o Diretor do projeto, de mão com as informações do evento (espaço, luz e protocolo cerimonial), planeja os enquadramentos, posições de câmera e movimentos, de forma a aproveitar ao máximo o que foi planejado pelo casal.

Então, uma vez com o material em mãos, o projeto vai para a ilha de edição para que nosso montador faça a sua mágica: criar uma narrativa, sem se preocupar em corrigir falhas da cobertura de filmagem, pois o material chega a suas mãos já estabilizadas: erros e decisões que não podem ser refeitas são ajustadas na pré-produção.

Utilizamos uma pós-produção equivalente com a qualidade da pré-produção. Empregamos um sistema sem compressão de imagens, e um processo de correção de cor (color grading) tal qual é feito no cinema ou publicidade.

O resultado é um filme de qualidades visuais de alto padrão, aliado com aquilo que conhecemos por cinema: uma simples arte de contar histórias.

Conclusão

O Cinematic Wedding® é, sem dúvida, um projeto ambicioso da Infinite Filmes. Mas mais importante que isso, é uma forma que apaixonados por cinema encontraram para criar filmes reais, que serão vistos por gerações, pois o filme tem um caráter eterno.

Não há nada mais gratificante para um artista ver aquele brilho nos olhos da audiência, o envolvimento emocional que as pessoas criam, mesmo assistindo a um filme de outra história, de outro casal que sequer conhece! A partir dos clientes que já atendemos e a repercussão dos nossos filmes na internet, estamos certos que estamos ajudando a acabar com aquela ideia (e não sem razão) do “vídeo de casamento” como algo chato e dispensável. O nosso objetivo e sonho é trazer a grandiosidade cinema que tanto amamos, para contar a sua história.

Cris Derois

Referência:

1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem. Acessado em 19/04/2011


Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.