O Carnaval aqui, no mundo e pra Amandica!




Tenho que confessar...sei que o Carnaval no Brasil é um dos maiores espetáculos do mundo, que pessoas do mundo inteiro vêem para cá ver as escolas de samba do Rio de Janeiro que realmente tem um visual espetacular, vêem para os trios elétricos de Salvador e do NE em geral ficando dias sem dormir, só pulando, curtindo e...beijando...mas eu não curto, nunca curti!

Quando era pequena minha mãe me levava nas matinês em Santos, cidade onde eu morava eu eu pedia para ir embora pois "estava muito braulho"; já quando adolescente, minha cidade (Santos) enchia de turistas e como a maioria das amizades eram aqui de São Paulo e outras cidades eu me sentia "um peixe fora dágua" caso eu não fosse aos bailes com a "galera" então lá ia a Amandica nso clubes que mais faziam sucesso na época: Ilha Porchat Clube, Tennis Clube de Santos, Clubes da Ponta da Praia como Vasco da Gama, Internacional de Regatas, Regatas Santista...mas eu pulava um pouco, bebia um pouco e se encontrasse companhia para sentar em algum canto destes clubes fora do salão e aí ficar até de manhã conversando quando acabava o baile de carnaval, eu dava graças à Deus e era lá que eu ficava, senatada, batendo papo...daí amanhecia, me encontrava com a "galera" e ia curtindo na minha "vibe" com eles até chegar em casa, anadando pelo calçadão da cidade...


Haviam as bandas de rua lá em Santos, haviam duas que saiam da Ponta da Praia onde morava minha avó materna e onde eu ficada de fim de semana: estas de rua eu gostava um pouco mais, porém ao final, era tanta água e farinha no meu cabelo, e vocês sabem que esta mistura se faz cola caseira né? Pois é, todo ano para desembaraçar as madeixas que sempre foram compridas, quase perdia todo os fios da cabeça! rs

                                       O Banho da Dorotéia quando surgiu em Santos!

Agora, algo que eu adorava assistir e até interagir como expectadora era o Banho da Dorotéia em Santos, onde homens de verdade se vestiam de mulher e isso acontecia se não me falha a memória, 1 semana antes do carnaval! Era muito engraçado e claro que os gays de verdade de realizavam, mas mesmo quem não era, assumia uma parte mulher neste dia e zuavam muito!


O Banho da Dorotéia em Santos era o desfile de Carnaval no qual apenas homens desfilavam vestidos de mulher acontecia por uma tradição mantida, na semana que antecedia o Carnaval.
Foi criado em 1923, pelo carnavalesco Luís Vieira de Carvalho, o Lorde Gorila, após no Theatro Guarany acontecer a peça "Dona Dorotéia, Vamos Furar Aquela Onda?", do jornalista e teatrólogo Chico Sá.

Os Foliões desfilavam pela orla da praia até chegar a frente do clube Saldanha da Gama, onde acontecia o tradicional banho de mar, era um espetáculo à parte! Era uma verdadeira multidão, as esposas e as mães dos foliões ajudavam seus maridos à se produzirem, emprestavam suas roupas, enfim, viravam verdadeiras "matronas"! Engraçadíssimo!

                            Ao final do desfile, o famoso e literal banho das "Dorotéias"...

A partir de 1973 o evento contou com a participação de mulheres. Na primeira fase a abertura era feita com foliões à cavalo, depois vieram os ciclistas, e posteriormente motociclistas. O desfile era em frente à praia, e era muito bacana, e por muitos anos não havia baixaria nem nada, era apenas folia!

Diferentemente dos desfiles de blocos e escolas de samba, que demonstram seu tema durante o desfile, os foliões patuscos interagiam com o público durante todo o trajeto até o local do desfile, dando vida aos personagens em uma encenação gigantesca.

Os blocos que fizeram fama no Carnaval de Santos tinham nomes curiosos como Dengosas do Marapé; Favoritas do Sultão; Moleques de Rua; Esmeraldas; Flores do Jabaquara; Gueixas do Atlântico; Romanos do Campo Grande; Embaixada de Santa Tereza; Cruz de Malta; Unidos da Ponta da Praia; Tubarões da Baixada; Sufoco Portuário; Turma do Barril; Bafo da Jaguatirica; Bloco do Agito; Tietas Vascaínas; Raparigas do Último Gole; Nereidas Tricolores; Penososas do Itararé; Cacique doMacuco; Chineses do Mercado; Mariposas de Santo Antônio; As Misses.

Uma pena, mas durou por somente pouco mais de 60 anos, e em 1997 o Clube Saldanha da Gama decidiu cancelar os desfiles do Banho da Dorotéia devido aos diversos episódios de violência registrados, com brigas entre gangues rivais que usavam o evento para seus duelos, além da falta de manutenção cuidadosa em sua realização espantando os foliões mais antigos e dispersando o público; nesta época eu já morava em São Paulo há 7 anos, mas estava sempre em Santos, mesmo porquê minha mãe, avó etc moravam lá, e eu me ressenti muito com a falta deste desfile que tanto animava a cidade em uma época áurea! Ainda bem que eu peguei!

O espírito do D. Dorotéia ainda paira nas guerras de confete dos blocos de bairro, nos bailes de carnaval das tendas da orla da praia, à espera do grito que reunirá os indivíduos fantasiados de seres mitológicos e personalidades públicas. Outros locais, mesmo da região, tentaram copiar, mas não houve o mesmo sucesso.


Pesquisando na Wikipédia e outros sites sobre o Carnaval no Brasil, sua origem aqui e no mundo...

Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.



O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.


Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

Carnaval de Veneza, Itália.O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.


No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa[5], com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.


O Carnaval representa o que realmente é ser brasileiro. Junta elementos de nossa cultura em um festival aguardado por todos, no qual cada um pode – ao menos por alguns dias – ser o que quiser.

Carnaval é época de mandar todas as preocupações embora. Aproveitar o feriado, curtir a folia, ouvir música alta, dançar até não aguentar mais. Na maior parte do Brasil o carnaval é assim mesmo; até mesmo o sol escaldante não atrapalha os trios elétricos, as batucadas, a alegria.

Mas para as Escolas de Samba, a hora de relaxar ainda não chegou. Até a última nota do último juiz ser apresentada e a campeã ser então escolhida, muito stress ainda está pelo caminho.


Sendo assim, no Brasil o Carnaval não é somente diversão; tem muito trabalho sério envolvido. As Escolas de Samba não são literalmente escolas, mas sim associações formadas por centenas de pessoas, que ensaiam durante o ano para competir durante os desfiles de Carnaval.

Os desfiles das Escolas de Samba são organizados seguindo alguns princípios:

1. São duas noites de desfiles e cada escola tem 80 minutos para passar por toda avenida e mostrar tudo o que eles tem de bom. A avenida é rodeada de arquibancadas com milhares de espectadores prontos para serem maravilhados.

2. Os desfiles do Rio de Janeiro são feitos no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, que tem cerca de 700 metros de comprimento e tornou-se o principal palco para comemorações no país.


3. As escolas de samba tem alguns componentes que são obrigatórios. Entre eles:

- Enredo, ou tema do desfile. Os temas variam de acordo com o que as escolas quiserem, seja Amazônia ou Japão, chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil ou Sereias.

- Samba-enredo, ou seja, a música que é tocada e cantada durante todo o desfile. Ela deve esclarecer o enredo, ter uma boa melodia e contagiar a todos. Ela se repete durante os 80 minutos do desfile e no final, praticamente todos espectadores já a sabem de cor.

- Comissão de frente: um grupo de pessoas que lidera toda a Escola de Samba e dá a primeira boa impressão.

- Alegorias: carros que sustentam uma grande estrutura enfeitada acima deles, com pessoas que são chamadas de destaques. Os carros alegóricos são, na maior parte das vezes, empurrados por pessoas escondidas, para que o risco de o carro estragar durante o desfile seja menor.



- O mestre-sala e a porta-bandeira são um casal que executa uma dança especial e apresenta com graciosidade o resto da escola. Quando eles passam na frente dos juízes, param para apresentar sua dança, onde são avaliados. A porta-bandeira carrega a bandeira da Escola de Samba.

- A bateria, ou seja, centenas de pessoas tocando instrumento de percussão e dão ritmo ao desfile. Liderando a bateria está sempre a Rainha da Bateria, normalmente uma atriz famosa do Brasil.

- Intérprete ou puxador, que é quem canta o samba-enredo durante todo o desfile.

4. Os juízes avaliam diversos fatores das escolas – e a performance de cada uma das centenas de pessoas que participam do desfile conta. Por isso, não importa o que aconteça, cada um deve continuar cantando, dançando e sorrindo.

Depois de um ano de muito ensaio, cada escola busca ser mais extravagante que a outra – todas em busca da perfeição. Nos desfiles, o comum torna-se glamuroso, o trabalho transforma-se em diversão e a maior festa do mundo vira uma competição.

Tudo mundo lindo e glamuroso, mas para mim vale mais a minha casinha e o descanso...a beleza do carnaval vejo pelo TV! E isso porquê sou festeira, mas carnaval não está na veia da Amandica!

Ótimos dias de folia para todos,

beijos

Amandica

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.