SORRIR sem medo, Melhora a Auto-estima - Dr. Ney Schreiber
Hoje resolvi postar um texto muito sério do Dr. Ney Schreiber, algo que pode mexer com nossa alto estima tão intensamente, e assim prejudicar todos os setores da vida de um ser humano: sentimental, profissional, entre amigos etc, principalmente quando ocorre na infância, entrada da adolescência. Eu passei um pouco disso e ainda me restou um pouco, por isso quero cuidar e colocar aparelho novamente este ano. Vamos ler com carinho???
________________________________________________________________________________
“Olha o tamanho desses dentes! Parece um coelho? Macaco? E esse queixinho então: olha o jacaré chegando! Que cabeça feia! Olha o fulano guardando a janta entre os dentes! O meu, você e o ET não sei quem é mais feio’.
Essas falas ocorrem na escola, muitas vezes até em casa com irmãos, família e retratam a realidade da vida. Eles evidenciam fatores estéticos que fatalmente irão se tornar empecilhos pra realização de conquistas.
Estudo publicado no Jornal British Medical de Londres, realizado pelo Centro Internacional para Saúde e Sociedade, em 2003, apontou que 1/3 da população mundial sofre de um distúrbio conhecido como baixa auto-estima. Ela faz com que o indivíduo não tenha a capacidade de confiar em si próprio, apresentando, em seu estado psicológico, ansiedade, medo de correr riscos, depressão e fobias, tendo uma maior probabilidade de desencadear doenças como depressão, obesidade e ataques cardíacos.
O Dr. Ney, Diretor da Schreiber Dental Clinic ,aborda que esse distúrbio acontece sempre que a pessoa começa a super valorizar as outras pessoas em detrimento de si mesma, quando julga que os outros são melhores do que ela, quando ela se sente diminuída ou inferiorizada diante dos outros. “Rir de si mesmo, faz com que os indivíduos façam uma auto avaliação, impossibilitando que sofram de algum distúrbio de comportamento”. Deus em sua infinita sabedoria afirma em proverbios 14:30 que :“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”.
A Academia America de Odontologia cosmética afirma que 92% dos adultos com um sorriso atrativo tem um bom convívio social e 88% das pessoas bem sucedidas apresentam um sorriso bonito.
O sorriso encara desafios, desarma defesas, abre portas, conquista simpatia, provoca transformações e melhora a comunicação verbal. Já é confirmado em pesquisas que quando rimos temos uma melhor oxigenação no sangue, pulmões e cerebro, liberamos hormônios como serotonina (bem estar), beta endorfina (analgésico), melhora o sistema imunológico, dimunue o cortisol (menos estresse) e temos uma vida mais longa.
Dr. Ney aponta que dificilmente o individuo consegue fazer uma auto analise sozinho, ele precisa de um profissional na area de estética e um psicólogo. A baixa auto-estima pode gerar problemas de relacionamento, de conduta, que não existe idade específica para o seu surgimento. Os pais devem ter atenção especial no comportamento dos filhos, desde a infância pois na adolescência este disturbio pode aflorar com bem mais intensidade.
Essas pessoas costumam ser ansiosas, tem medo de errar, preocupam-se muito com a opinião dos outros, sentem-se inferiorizadas diante de outras pessoas o que pode gerar isolamento, dificuldade nas relações profissionais, afetivas, de amizade, enfim, em todos os âmbitos da vida. A longo prazo, elas podem desenvolver síndrome do pânico e/ou depressão por causa de sua ansiedade elevada, além de ter problemas de saúde tais como problemas dentários e gengivais, dores de cabeça, hipertensão arterial, problemas cardíacos, problemas digestivos, alergias, etc...
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: